Guia da Semana

South Park: Snow Day! é um jogo de ação e aventura, com elementos de RPG, desenvolvido pela Question e publicado pela THQ Nordic. Nele, somos convidados a acompanhar as aventuras da turma de garotos mais desbocados e, podemos dizer, aloprados da fria, normal e totalmente pacata cidadezinha de South Park.

E aí, será que vale a pena encarar esse gelo todo? É o que veremos agora, em mais uma análise antecipada do Pizza Fria!

Quase, Cartman

Me encontro em um dilema moral de dimensões continentais, leitores e leitoras. Por um lado, sinto-me quase obrigado a fazer essa análise utilizando de meu grande arsenal de palavras de baixo calão e ofensas gratuitas. Por outro, tenho medo que a diretoria envie os discos de pizza para me disciplinarem novamente. Ah, as encruzilhadas da vida. Se não estivéssemos nos falando por cartas virtuais, povo anônimo, bastaria censurar os xingamentos com coisas fofas como barulhos de golfinhos ou buzinas de palhaço. Que coisa.

Mas, é a vida. O que importa é que chegou a hora de vermos South Park: Snow Day! , o mais novo lançamento da franquia mais bizarramente incorreta e incrivelmente atraente. Me lembro da primeira vez que vi um jogo baseado no desenho, um FPS bizarro lançado para o console mais bolado lançado pela Nintendo no fim dos anos 90, vulgarmente conhecido como Nintendo 64.

De lá pra cá, Cartman e companhia já andaram de Kart, trocaram bolas de neve com os outros, fingiram ser heróis, quebraram telefones e, seguindo a mesma linha do título de hoje, fingiram ser heróis de um RPG. Ou Live Action RPG, uma modalidade de fantasia na qual as pessoas realmente fingem estar vivendo no meio de toda aquela magia do papel, dado e caneta. Eu já tentei participar de uma dessas uma vez, mas foi uma experiência miserável. O mestre era fraco, o grupo se odiava e me acertaram na cabeça com um pedaço de madeira que, diziam, era para ser uma Excalibur + 10. Tenebroso. Enfim, vamos ao jogo do dia!

South Park: Snow Day!
Kyle se preparando para torrar o traseiro do Cartman. (Imagem: Divulgação)

História

South Park: Snow Day! começa com uma nevasca avassaladora atingindo a pacata cidade, congelando boa parte de suas ruas, prédios e cidadãos desavisados. Contudo, o que poderia ser uma tragédia de proporções catastróficas, na verdade, acaba sendo um momento de alegria para Cartman, aquele safado, e seu grupo de amigos. Afinal, que dia melhor para brincar de RPG do que em um dia de neve?

Entra nosso personagem, customizado por nós, chamado de novato. Já conhecido de outros títulos, como Stick of Truth, nosso camarada se junta com a galera para viver suas aventuras e lutar contra os elfos, o povo do pântano e outras bizonhices que deixarem de surpresa para vocês. Mas, como sempre, há um mal maior rondando a cidade e que, em certo momento, vai obrigar todo mundo a se juntar sob um único objetivo.

A trama de South Park: Snow Day! poderia, muito bem, ser um episódio da série ou, se mais bem apresentada, até um filme. Temos todas as piadas e humor ácido de sempre, em menor escala por conta do meio em que se apresenta, e alguns momentos bem engraçados. Contudo, ela carece de um desenvolvimento mais elaborado e deixa muito potencial de lado, problema esse que veremos se repetir para frente. Infelizmente, devo adicionar.

South Park: Snow Day!
A galera nova botando pra quebrar. (Imagem: Divulgação)

Jogabilidade

A jogabilidade de South Park: Snow Day! segue os moldes daqueles jogos cooperativos, seja com robôs ou amizades virtuais, parecido com o que vimos no agradável Warhammer 40,000: Darktide e aperfeiçoado por Left 4 Dead 2. Logo, precisamos passar de um ponto A até um ponto B nos defendendo de ataques inimigos e hordas (essa última com um modo a parte) enquanto realizamos alguns objetivos como coletar itens ou defender posições.

No caso do nosso título de hoje, o esquema se consiste mais em entrar em grandes “arenas”, com uma boa verticalidade, enquanto quebramos todos que estiverem no recinto até que a porta para o próximo local se abra, no qual fazemos algo parecido. Ainda que a ordem de certas coisas se mantenha pelas cinco missões que o título nos oferece, a essência se mantém a mesma.

Para nos defender, South Park: Snow Day! nos oferece uma seleção de seis armas, três de longo e curto alcance, mais um conjunto de cartas que conferem melhorias ao personagem e poderes apelões que podem ser utilizados um número fixo de vezes por fase. Além disso, podemos reunir matéria negra para comprar melhorias permanentes para os bonecos, visto que as cartas são aleatórias a cada nova jogada.

Esse sistema de cartinhas, aliás, é um dos trunfos do jogo. Antes de começar qualquer missão, tanto o jogador quanto o chefe escolhem cartas que afetam desde habilidades das armas que usamos, até as habilidades que temos. Com a carta certa, o skill de soltar um pum e voar deixa uma névoa tóxica, ou o golpe carregado do machado (mais apelão de todos) fica ainda maior e mais rápido. Saber escolher e aprimorar as cartas certas dá uma grande vantagem ao jogador, e é algo bem legal de se fazer.

South Park: Snow Day!
Armados até os dentes. (Imagem: Divulgação)

Contudo, a fundamentação da jogabilidade de momento a momento de South Park: Snow Day! possui três grandes problemas, ao meu ver. Primeiro, que tudo não tem uma sensação de impacto nem força, fazendo parecer que os bonecos estão apenas afagando uns aos outros com suas armas. Segundo, que a repetição e o marasmo mostram seus dentes muito mais cedo do que deveriam. Terceiro, que a experiência não é muito profunda.

Isso tudo se une formando um behemoth do caos. Por exemplo, raramente sentimos aquele tchan quando acertamos um inimigo na cara com nossas adagas. Não há aquela sensação de impacto presentes em jogos como da série do velho Kratos, por exemplo. Ainda, a baixa seleção de armas não ajuda na variedade, mesmo com as cartas para aprimorar um ou outro aspecto. No fim das contas, há pouco ganho em se experimentar depois de liberar a última delas. Ao menos temos uma quantidade um pouco maior de habilidades.

No fim das contas, achei que essa faceta de South Park: Snow Day! realmente merecia uma expansão maior, até pela proposta do jogo de estender seu tempo de vida através da repetição de missões com modificadores e da jogatina com amigos. As fases repetitivas, e longas demais, não ajudam nisso. Novamente, Left 4 Dead dava um jeito nisso dividindo a correria em partes menores e mais palatáveis, e com mais ação. Isso, infelizmente, faltou aqui.

South Park: Snow Day!
Morde ele. (Imagem: Divulgação)

Sons e Visuais

Já os visuais ficaram bem legais, tanto na abertura e conclusão utilizando o estilo do desenho que já conhecemos, quanto nos gráficos do jogo em si. Diferente de South Park 64, Dios mio, South Park: Snow Day! conta com modelos bem feitos e animados, principalmente nas carinhas, e uma ambientação bem fiel ao seriado e ao que vimos nos outros jogos da série que envolvem o tema de RPG. As cartinhas, também, ficaram fofíssimas.

A parte sonora ficou maneira também, principalmente devido ao fato de ser tudo dublado e legendado no glorioso português, nosso mais belo idioma. Ainda que certa estranheza possa surgir por conta de algumas mudanças nas vozes, muito por conta de alguns dubladores já não emprestarem mais suas vozes para a galerinha de South Park.

South Park: Snow Day!
Armado e perigoso. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar South Park: Snow Day!?

South Park: Snow Day!, qual sua avaliação? Será que vale nosso dinheiro suado, temperado com nossas lágrimas e frustrações? Bom, vamos tentar recapitular o que anotamos até o momento para tentar chegar até um veredito. Eu achei a cara do jogo bem legal, fiel ao seriado, e a trama realmente algo que poderíamos ver em um episódio ou filme. O jogo até tem seus momentos divertidos, principalmente se jogado com amigos, e o sistema de cartas dá um sopro de vida em muitos momentos.

Contudo, acho que o maior problema de South Park: Snow Day! é que ele não se aprofunda em nada do que oferece. Temos poucas missões, poucas opções de customização, poucas armas e, na verdade, poucos motivos para afundar muitas horas nele. Somando isso a uma jogabilidade que cansa rápido, e pouco faz para inovar, acabamos tendo como resultado um jogo que poderia ser muito mais, e até tem as fundações para isso, mas que acaba sendo mais do mesmo e, por vezes, até menos recheado do que outros com a mesma proposta.

Agora, se eu odiei South Park: Snow Day!? Pior que não, eu realmente me diverti com algumas batidas da trama e tive aquele sentimento de relaxamento enquanto trocava machadadas com elfos. Talvez, na real, seja daí que veio a sensação de frustração maior. De perceber o que temos e o que poderia ter sido. Tenho fé que os fãs do seriado terão motivos para curtir, mas pessoas sem esse investimento emocional podem achar mais complicado de justificar o preço. Bom, pelo menos tive a chance de jogar uma bola de fogo no Cartman.

South Park: Snow Day! será lançado em 26 de março de 2024 para PC, via Steam, Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela THQ Nordic.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Matheus Jenevain, Pizza Fria

Atualizado em 25 Mar 2024.