Guia da Semana

The Legend of Legacy é um JRPG, lançado originalmente em 2015, desenvolvido pela FURYU Corporation e distribuído pela NIS America, Inc. Nele, somos convidados a acompanhar um grupo de aventureiros que, por motivos diversos, decidem explorar os territórios não mapeados de uma ilha misteriosa, possivelmente mortal e cheia de coisas que valem uma boa grana, que surgiu como parte de um continente mítico.

E aí, será que vale a pena ir na onda desse povo e conferir de perto The Legend of Legacy HD Remastered? É o que veremos agora, em mais uma análise açucarada do Pizza Fria.

Elemental, leitores e leitoras

Aqui estou eu novamente, leitores e leitoras desse site pizzatástico. Como podem ver, estou ainda mais maravilindo, em toda minha glória de high definition. De fato, todos nós merecemos dar uma melhorada na resolução vez ou outra, não é mesmo? Além disso, vejam só como esse mundo em que vivemos é pequeno. Enquanto fazia minha sessão de princeso, encontrei um velho amigo que, por acaso, é nosso título da vez! Recebam, com carinho, The Legend of Legacy HD Remastered.

Ainda me lembro da primeira vez que vi, e joguei, esse jogo. Lançado lá por bandas de 2015-16, dependendo de sua região, em um pequeno console conhecido como o mais arretado de todos. Obviamente, estou falando do 3DO Nintendo 3DS. Me recordo de como parecia interessante, com seus personagens variados, mecânicas misteriosas e do senso de curiosidade e vontade de explorar que passava para o jogador.

Agora, nove anos depois (meu Deus, como estou ficando velho), o título chega com visuais turbinados, mecânicas repensadas para cobrir a ausência de duas telas como havia no original, e uma série de melhorias de qualidade de vida para tentar deixar o jogo mais acessível e palatável aos gostos modernos. Mas, e aí, será que deu bom? É o que vamos ver agora.

The Legend of Legacy HD Remastered
O salão de remasterização fica ali na pracinha. (Imagem: Divulgação)

História

A trama de The Legend of Legacy HD Remastered gira em torno da ilha de Avalon, encontrada faz cerca de uma década e cheia de lugares desconhecidos, monstros tenebrosos e riquezas inimagináveis. O lugar, dizem as más línguas, um dia foi parte de um continente mítica, cheio de deuses e demônios cujo poder ainda reside em suas montanhas e praias.

Quando começamos, escolhemos um dentre sete protagonistas. Cada qual com sua própria motivação para estar no lugar, personalidade e bagagem emocional. Por exemplo, um vai apenas pela zoação, querendo conhecer o lugar e encher o bolso de ouros. Outra acredita que irá encontrar suas memórias perdidas por lá. Uma é enviada pela igreja para investigar, e por aí vai. Nossa escolha influencia em alguns pontos, mas eu diria que a verdadeira protagonista é a ilha mesmo.

De todo modo, é maneiro notar o cuidado com cada herói e heroína, tanto na forma de falar quanto de interagirem entre si e com as poucas pessoas que vivem na única ilha de Avalon. Contudo, vale notar que a trama não é desenvolvida em uma linha reta, como costumamos ver. Na verdade, somos soltos logo no começo para sairmos e vermos qual estrada dará no final. Lembra muito a série SaGa nesse ponto, e em outros que irei falar mais para a frente.

The Legend of Legacy HD Remastered
Eloise, uma das protagonistas. (Imagem: Divulgação)

Jogabilidade

Duas coisas, à grosso modo, tomarão nosso tempo em The Legend of Legacy HD Remastered. Explorar cada cantinho da ilha, para encontrar itens e preencher mapas que serão vendidos ao mercador, e tretar contra todo tipo de monstro e bizarrice que saia dos mil cantos escuros e buracos do lugar. Tudo isso buscando descobrir o máximo possível, e completar a jornada de cada personagem que selecionamos no começo ou, caso não o forem, estiverem na ilha prontos para nos acompanhar.

A parte da exploração é um grande ponto de venda do título, tanto em seu marketing quanto nas próprias mecânicas. Cada zona, ou tela, que passamos tem seu próprio mapa, que é preenchido (até cem por cento) enquanto corremos pelo lugar. Deixar todos completinhos é sucesso, pois podemos vendê-los por uma boa grana para ser utilizada na compra de novos mapas, que liberam outras zonas, armas, ou pagando o velho do porto para enviar navios em busca de itens para nosso time.

Os cenários de The Legend of Legacy HD Remastered são bem expansivos, e dá uma sensação muito boa no coração ver os mapas enchendo e, no final, nosso personagem comemorando o feito e dizendo coisas como “i’m a exploring machine!”. Sensacional. Contudo, algumas coisas deixam o processo mais tedioso do que deveriam, no longo prazo. O primeiro, é que precisamos explorar bem certinho para evitar que qualquer porcentagem fique perdida em cantinhos de parede ou entradas e saídas. O segundo, é quando precisamos fugir de combates.

Correr da raia faz com que voltemos ao início da “área” que estamos, lá no primeiro mapa. Pode parecer pouco, mas alguns inimigos mais sacanas podem dar um trabalho tal que a retirada estratégica acaba sendo a única saída para evitar tomar o temido game over na cara. Agora, pensem nisso acontecendo após passarmos por várias telas, todas interconectadas e bagunçadas? De fato, nada agradável.

The Legend of Legacy HD Remastered
Explorem essa espadada. (Imagem: Divulgação)

O combate em The Legend of Legacy HD Remastered funciona, também, mais ou menos como o que vimos nos SaGa da vida. Temos um grupo formado por três bonecos, que se move em turnos para atacar ou defender contra os malvadões. Não possuímos um sistema de níveis, com exp, mas sim atributos que vão subindo de acordo com as armas que usamos, dano que levamos, e por aí vai. Quanto mais fazemos algo, melhor ficamos.

Eu acho isso bem legal, principalmente porque permite que qualquer personagem se torne o que quisermos. Ainda que certos bonecos comecem com equipamentos que sugiram um papel específico, basta dar a arma certa e ter paciência para que eles desempenhem qualquer função que for preciso. Além disso, também contamos com formações de combate (guard, support e attack) que deixam ainda mais interessante definir papéis e seguir a estratégia. Isso dá um senso de complexidade interessante. Contudo, algumas coisas ficam no ar e não são bem explicadas no começo.

Outra mecânica curiosa de The Legend of Legacy HD Remastered tem a ver com sua magia. Para usar, precisamos encontrar pedras específicas, explorando, que nos permitem formar pactos com elementos. Cada pacto faz a força daquele elemento aumentar, favorecendo o pensamento entre o ganho de gastar SP para reforçar o trato ou lançar uma bola de fogo logo de cara. Contudo, até entender o esquema levei um tempinho.

Das diferenças do remaster para original, The Legend of Legacy HD Remastered trouxe os visuais melhorados, um guia explicando melhor como as coisas funcionam, melhorias de vida e um sensação geral de que tudo está mais acessível. Não tanto quanto poderia, acredito, mas certamente muito mais do que era antigamente.

The Legend of Legacy HD Remastered
Uma formação adequada é essencial. Essa deixa o máximo de ataque com uma certa defesa. (Imagem: Divulgação)

Sons e Visuais

The Legend of Legacy HD Remastered tem um visual bonitinho, com personagens naquele estilo meio chibi/fofo que fazia sucesso naquela época. Temos modelos bem legais, com personalidade e cores bem vivas para a obra toda. Menção honrosa deve ser dada ao estilo dos mapas se abrirem enquanto andamos, com um efeito parecido daqueles livros pop up. Bem legal, de fato.

Quanto ao som, temos uma sonoplastia bem realizada com músicas que acompanham bem o ritmo do jogo, em todos os seus momentos. Levando em conta o foco na exploração, um sonzinho que combine é essencial. Pena que não teve uma legenda em português para fazer a alegria da galera.

The Legend of Legacy HD Remastered
Olha o urubu! (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar The Legend of Legacy HD Remastered?

E lá vamos nós, queridos e queridas. Será que The Legend of Legacy HD Remastered vale o replay? Ah, a pergunta de milhões. Bom, vamos dar uma recapitulada em tudo que fofocamos até o momento e ver qual é a dessa parada. Pelo lado positivo, temos um jogo focado em exploração de mapas, misturado com JRPG, que realiza bem o propósito ao qual se compromete. Preencher os mapas é maneiro, o sistema de combate é divertido e flexível, o sistema de formations permite brincar bastante com as diferentes habilidades e o audiovisual entrega. Além disso, os ajustes dessa versão agradam.

De negativo, senti a falta das legendas em português, achei o sistema de voltar tudo do começo ao fugir um pouco enjoado, ele pode se tornar um pouco repetitivo após repetir o ciclo de jogabilidade por várias vezes (explora, luta, cidade, e por aí vai) e que, mesmo com as adições de guias, o jogo ainda é levemente confuso e nos faz ficar um pouco perdidos.

Mas, no fim das contas, eu ainda me diverti a beça com The Legend of Legacy HD Remastered . É um clássico que vale a pena revisitar, pela nostalgia, ou, mais ainda, experimentar pela primeira vez se nunca o tiver jogado. Além disso, fãs da série SaGa verão muitas inspirações. Ainda que ele possa ser um pouco confuso, não é nada que invalide a experiência.

The Legend of Legacy HD Remastered será lançado para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC, via Steam, no dia 22 de março de 2024.

*Review elaborada no Nintendo Switch, com código fornecido pela NIS America.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Matheus Jenevain, Pizza Fria

Atualizado em 14 Mar 2024.