Guia da Semana

Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft é uma remasterização, com melhorias e conteúdos extras compilados em um só pacote, desenvolvido pela Aspyr em conjunto com a Crystal Dynamics, e publicada pela Aspyr. Nela, somos convidados à revisitar as três primeiras aventuras da lendária Lara Croft, na época em que os gráficos eram poligonais e os controles eram de tanques. Bons tempos.

E aí, será que vale a pena mandar esse playback ? É o que veremos agora, em mais uma análise retromaravilhística do Pizza Fria!

Relíquias do tempo

Lembrar é viver, queridos leitores e leitoras desse recanto totalmente mágico e descolado das webs. Devo dizer, inclusive, que essa frase clássica de para-choque de caminhão, ou músicas focadas na sofrências de amores perdidos e mesas de bar, nunca fez tanto sentido. Bom, ao menos quando o assunto é o mundo dos joguinhos virtuais, pelo menos.

Remasters estão cada vez mais em alta, trazendo maravilhas de outrora com algumas melhorias que tornam a experiência mais palatável para nossos gostos modernos. Nosso título da vez, Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft (meu Deus, que título enorme), chega na praça com exatamente este objetivo: tornar as primeiras aventuras da aventureira mais famosa da década de 1990.

E que fama, devemos dizer. Os jogos da série foram muito influentes na época, por motivos mais e menos nobres, e realmente causaram um impacto na indústria como um todo. Por exemplo, as peripécias de Lara mostravam uma protagonista forte e poderosa, ainda que hipersexualizada, em uma época na qual pouco se viam mulheres no papel central. Além disso, todas as dinâmicas envolvendo as tumbas, e subsequentes raidings, também eram feitas de uma maneira até que bem inovadora. Mas resta a pergunta, será que isso tudo consegue se manter quase trinta anos depois? Bom, é o que veremos.

Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft
Hora de errar todos os pulos. (Imagem: Divulgação)

A remasterização e suas modificações

Segurem os chocobos, exploradores e exploradoras! Não seria essa a hora em que eu, normalmente, apresentaria a trama de Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft. Contudo, meu papel como agente do Caos me leva a tomar um rumo diferente em nossa análise de hoje. Dado que o foco maior, aqui, são as melhorias e avanços, e que os títulos em questão possuíam tramas resumidas em “Lara busca X para Y e dá ruim por Z motivo”, optei por me delongar mais nos pontos que achei mais importantes, como a jogabilidade. Por favor, sejam compreensivos e continuem me adorando incondicionalmente. Obrigado.

Bom, vamos lá. Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft trouxe diversas propostas de melhorias para os títulos originais, no intuito de deixá-los um pouco mais acessíveis para os novos públicos, ao mesmo tempo em que almejavam preservar aquele senso de dificuldade e complexidade que cativou a galera lá na época em que a moda era usar calças rasgadas, ouvir bandas grunge e colocar o console de cabeça para baixo caso ele não rodasse os jogos direito.

Devo admitir, sob risco de ser perseguido por fanáticos com tochas e forcados em 8 bits, que sempre achei a dificuldade dos primeiros Tomb Raider levemente alta demais para meus gostos. O foco em pulos precisos confundia minha mente juvenil, os puzzles eram demais para meu cérebro corroído por sucos de uva que vinham e brinquedos de plástico e todo o lance de dar cambalhotas enquanto atira para melhorar a mira estava além de minha compreensão.

Contudo, com a ideia veio a calvice e a compreensão. Portanto, fiquei realmente interessado em ver como Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft iria aplicar as melhorias tanto para captar os jogadores que, como o eu do passado, achavam as aventuras de Lara demais para o nosso caminhãozinho quanto para aqueles que tivessem interesse pela experiência em sua forma mais pura. Bom, vamos ver o que os desenvolvedores arrumaram com isso.

Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft
Pulando e atirando, rumo ao sucesso. (Imagem: Divulgação)

Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft, pelo que diz minha tabuleta de barro, oferece um modo visual completamente novo e atualizado com novos modelos, iluminações, texturas e animações. Além disso, basta o toque de um simples botão para fazer com que aventura se apresente em toda sua glória quadrada. Eu achei esse lance muito inteligente, principalmente no quesito de dar uma cara nova para os títulos, indo além de um simples port como já feito inúmeras outras vezes.

Outro adicional, muito bem vindo por sinal, é que o novo esquema visual facilita na hora de encontrar elementos úteis na tela, como munição e itens-chave. De negativo, notei algumas texturas em baixa resolução, e a perda da escuridão de algumas cenas clássicas deixa tudo menos místico

Além disso, temos a opção de manter os tank controls, tal qual no original, ou utilizar os mais modernos criados especialmente para essa versão. Contudo, devo dizer que achei os novos especialmente ruins de utilizar, principalmente em se tratando da câmera e do controle para pulos mais precisos.

Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft
Alá o leão, maluco. (Imagem: Divulgação)

Dado que boa parte de nossas aventuras demandam cuidado e boa mira nos pulos, utilizar esse esquema moderno acaba atrapalhando bem mais do que ajuda. O combate, pelos mesmos motivos, acaba se tornando mais chato do que deveria, mesmo com a capacidade de travar a câmera para ajudar.

De extras, temos modos de fotografia e, mais importante, todo conteúdo extra dos três títulos adicionado por padrão. Nesse quesito, Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft se torna a forma definitiva, oficialmente, de se aproveitar as aventuras da Larinha. Contudo, acredito que poderiam ao menos ter compilado todas as aventuras do glorioso PSX em um pacote só, visto que a série foi além desta trilogia.

Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft
Eita. (Imagem: Divulgação)

Exploração de tumbas para iniciantes

Agora, imaginemos que nunca jogamos nenhum Tomb Raider na vida. Ou, ao menos, nada lançado após as mudanças que começaram a ser introduzidas pós PS2. Nesse caso, o que esperar de Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft? Bom, eu diria que os títulos podem ser compreendidos pela trindade de exploração, puzzles e combate.

Pela própria definição, nossa camarada Lara vai estar explorando locais inóspitos, sejam eles em cenários urbanos, na natureza ou dentro das tais tumbas. Portanto, podemos esperar muitos pulos, deslizes, cambalhotas e tudo mais. Independentemente do esquema de controles, precisão e calma são essenciais. Muitos dos pulos, afinal, dependem de irmos até o limite das plataformas para acertar. O combate se dá com armas de fogo, das mais variadas, e se resume em enfrentar seres humanoides e animais. Bem divertido, e dá uma variada maneira na experiência momento a momento.

Contudo, são os puzzles que brilham aqui. Tomb Raider sempre foi conhecido por seus quebra-cabeças e segredos, e como recompensava o jogador por explorar cada cantinho de suas fases. Tentar resolver todos os mistérios sem nenhum guia, ou revistas na época antes das webs serem mais acessíveis, era um desafio imponente. Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft nos lembra muito disso, e também trás aquela alegria de conseguir por nossos próprios esforços, algo que já não temos mais na mesma medida hoje em dia.

Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft
Se eu colocar isso aqui, o que acontece? (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft?

Pois então, raiders, será que Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft vale a pena? Será que agrada tanto os velhos quanto os novos apreciadores dos videojogos focados em invasão das ditas tumbas? Das lutas contra morcegos e dinossauros? Bom, vamos tentar lembrar de tudo o que falamos até agora para chegar ate um resultado final.

Começando pelo positivo, acredito que Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft conseguiu atingir um bom balanço entre o antigo e o novo, tanto no que se refere aos seus visuais quanto ao estilo de jogo. A possibilidade de variar entre gráficos e controles clássicos ou modernos ficou bem interessante, e a manutenção de tudo tal qual era nos originais foi uma boa. O fato de a coletânea juntar todas as expansões e conteúdos também foi um plus.

Do lado menos saboroso, acredito que se perdeu uma boa oportunidade com os controles modernos, que ficaram bem estranhos de usar e pouco práticos. Além disso, não acho uma boa deixar os outros jogos da série que saíram para o PSX de fora do pacote. Por fim, gostaria de algumas melhorias a mais, tal qual visto em Castlevania Advance Collection, no estilo de rewinds, mais galerias e coisas do tipo.

Mas, no fim das contas, eu acredito que Tomb Raider Remastered I-III Starring Lara Croft seja uma excelente pedida tanto para os fãs antigos da série quanto os novos, que se interessam em saber como tudo começou. As melhorias deixam a experiência bem mais palatável, e a manutenção dos elementos mais centrais tal qual eram vai agradar bem os mais puristas entre nós. Apesar dos deslizes citados, essa realmente é a maneira definitiva de acompanhar as três primeiras aventuras da senhorita Croft.

Tomb Raider I-III Remastered Starring Lara Croft, um pacote que inclui os três primeiros títulos da icônica franquia Tomb Raider, foi lançado em fevereiro deste ano para PlayStation 5, PlayStation 4Xbox Series X|S, Xbox OneNintendo Switch e PC, via SteamEpic Games Store e GOG.com.

*Review elaborada no Nintendo Switch, com código fornecido pela Aspyr.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Matheus Jenevain, Pizza Fria

Atualizado em 12 Abr 2024.