Guia da Semana

Welcome to ParadiZe, desenvolvido pela Eko Software e publicado pela NACON, possui características de um jogo de sobrevivência que mescla elementos de ação e RPG em mundo aberto. ParadiZe é singular, adotando um aspecto interessante ao optar por uma tecnologia capaz de controlar… zumbis!

Mas será que essa parceria entre humanos e zumbis funciona? Ou tal combinação exótica, repleta de elementos de humor, não atinge as expectativas, deixando a velha sensação de potencial desperdiçado? Acompanhe a respost agora, em nossa análise no Pizza Fria!

O início em ParadiZe

A história de Welcome to ParadiZe começa com a humanidade sendo afetada por um apocalipse zumbi, transformando uma grande parte da população em temíveis mortos-vivos. Com riscos cada vez maiores para os humanos sobreviventes, o dono de uma megacorporação, claramente uma paródia de Elon Musk, decide criar capacetes que controlam os zumbis, hackeando suas funções para servir aos humanos como aliados em diversas atividades do dia a dia.

ParadiZe é o local criado para que humanos e zumbis possam viver em harmonia. No entanto, nem tudo que faz parte da propaganda da empresa sobre o local é verdadeiro, pois a tecnologia adotada apresenta instabilidades, e o lugar não exibe a beleza de um verdadeiro paraíso. Pelo contrário, está imerso em descaso, destruição e conta com poucos sobreviventes humanos. Descobrimos, então, que boa parte da população atualmente reside em uma base lunar. Nosso objetivo principal será alcançar essa base através de um foguete. Antes de atingir esse objetivo, nossa preocupação é o foco em desenvolver um ambiente seguro para sobreviver na Terra, garantindo os recursos necessários para a construção do foguete.

Sobrevivência pura e simples

Basicamente, Welcome To ParadiZe entrega uma dinâmica direta de sobrevivência, com a montagem do acampamento como base, um sistema de coleta de itens e a captação de zumbis com capacetes como auxiliares e combatentes, transformando nossa base em um refúgio seguro. Nesse processo, a mão de obra zumbi é essencial para montar a base e explorar os diversos locais por onde devemos passar, agindo como auxiliares durante os combates, elevando o processo de crafting e garantindo alguns momentos bem divertidos.

Welcome to Paradize
ParadiZe, infelizmente, não é o paraíso prometido; abandonado à própria sorte. (Imagem: Reprodução)

Os ambientes apresentados englobam biomas como florestas, áreas cobertas de neve e desertos, pântano, área vulcânica, ambientações distintas e detalhadas. Lutar e permanecer vivo é a premissa essencial de Welcome to ParadiZe. Necessidades básicas como fome e sede são deixadas de lado, com destaque para as sensações térmicas de frio ou calor. No deserto, a temperatura do nosso personagem aumenta com o tempo, exigindo água para se refrescar. Em ambientes frios, usamos itens que aumentam a temperatura corporal, além de contar com a ajuda dos zumbis que geram alguma fonte de calor.

Habilidades e combate

Ao subir de nível, ganhamos pontos de habilidade que são utilizados em diversos aprimoramentos, aumentando elementos como vida, estamina, cura de zumbis e danos. A maioria dessas habilidades são passivas e estão divididas em três categorias: hackeamento, combate e sobrevivência. Na categoria de hackeamento, adicionamos elementos que auxiliam no hackeamento do zumbi, aumentamos os danos ou adicionamos novas ações para o personagem. A categoria de sobrevivência é essencial, contendo habilidades de cura, estamina e outros elementos relacionados ao personagem. Ao derrotar o máximo de zumbis possível ou ao completar missões, os pontos de habilidade são adquiridos frequentemente ao obter EXP.

Apesar do nível de dificuldade acessível, enfrentar vários zumbis ao mesmo tempo pode resultar em situações de risco e danos elevados, levando à morte. A morte implica na perda de EXP, mas a quantidade perdida é pequena, além de oferecer a opção de renascimento em nossa base ou em um local específico, não sendo tão punitivo quanto em outros jogos do mesmo gênero.

O mapa, embora seja grande, não é totalmente aberto, apresentando limitações. No entanto, cada região oferece diversas atividades para entreter e manter o interesse no progresso do jogo, já que cada uma possui itens únicos para coleta, que aprimoram nossas habilidades e avanço. Por exemplo, armaduras são encontradas exclusivamente em cada região, aumentando o incentivo para explorar. Cada área dominada por hordas de zumbis possui um tipo de pulso local, que atrai novos zumbis. Ao destruí-lo, evitamos que mais zumbis apareçam na área, o que é bastante interessante, pois sentimos que nosso árduo trabalho de eliminação é recompensado, evitando o processo repetitivo de eliminação toda vez que retornamos à região.

Welcome to Paradize
Em Welcome to ParadiZe, até os tutoriais são divertidos. (Imagem: Reprodução)

O combate em Welcome to ParadiZe oferece uma variedade de armas brancas e de longo alcance, incluindo lança-chamas e bumerangues, entre outros. Nesse aspecto, o jogo acerta precisamente. No início, o combate pode parecer desajeitado e estranho, mas à medida que nos adaptamos ao estilo de movimentação, tudo se torna responsivo e dinâmico, sem causar frustração durante confrontos mais intensos. A movimentação do personagem é fluida, suas ações são precisas e, apesar das animações um tanto limitadas, o título oferece o melhor que se poderia esperar de um jogo com visão isométrica.

Os zumbibots auxiliam na defesa da base, na coleta de materiais e se destacam no combate, adicionando a companhia de dois zumbibots durante nossa exploração. O sistema utilizado para melhorá-los é excelente e complexo. É excelente porque eles ajudam significativamente durante nossa jornada solo e é complexo porque os zumbis não são tão inteligentes quanto imaginávamos. Muitas vezes ficam presos em locais, erram frequentemente seus tiros e, em diversos momentos, servem apenas como alvos para chamar a atenção dos demais zumbis.

Sobreviva se puder

Em relação à base principal, novos planos de defesa e construção surgem durante o progresso, incluindo muros, armadilhas, geradores, entre outros. Infelizmente, essa mecânica de construção não é tão funcional e livre como gostaríamos, pois limita as áreas de atuação. No entanto, é compensador notar que dificilmente você passará a maior parte do seu tempo na base, estando sempre em movimento e explorando os diversos locais disponíveis.

Cada nova área apresenta inimigos diferentes, tornando a jogabilidade mais divertida. Alguns zumbis são implacáveis, enquanto outros possuem armamentos e armaduras que dificultam sua eliminação, exigindo o uso de armas e abordagens específicas. Inimigos mais fortes ou chefes são desafiadores e levam algum tempo para serem derrotados, já que podem incluir ondas de inimigos ou atividades que envolvem a eliminação de zumbis animais do circo, oferecendo desafios gratificantes e recompensando com armas mais poderosas.

Welcome to Paradize
Zumbis estão espalhados por todas as partes e fora de controle. (Imagem: Reprodução)

O multiplayer permite a adição de jogadores online e locais, possibilitando jogar com amigos ou jogadores aleatórios. Ao jogar online, tudo funcionou perfeitamente, encontrando partidas aleatórias em todos os momentos e participando de missões com jogadores desconhecidos, o que tornou a dinâmica bastante divertida em grupo. A possibilidade de jogar com pessoas fora da sua lista de amigos proporciona boas horas de jogo em momentos em que não é possível reunir o pessoal ou quando seus amigos não possuem o jogo. Vale ressaltar que o título exige mais de 25 horas de jogo para ser concluído, podendo ter sua duração aumentada dependendo das atividades realizadas no mundo de Welcome to ParadiZe.

Visualmente, apesar de apresentar cerca de cinco biomas distintos, nota-se que os desenvolvedores optaram por adotar áreas sem elementos como prédios e casas espalhados pelo cenário, detalhando apenas locais abandonados e pequenas áreas que poderíamos chamar de cidades.

Em diversos momentos, infelizmente, Welcome to ParadiZe enfrenta problemas visuais. Animações e detalhes em alguns biomas carecem de finalização adequada. Há quedas de desempenho notáveis no PS5, especialmente em áreas com grande quantidade de zumbis e elementos em tela. Além disso, algumas missões estão repletas de bugs, exigindo reiniciar o jogo para progredir. No menu, diversos elementos visuais muitas vezes interferem na transição suave ou na observação dos itens.

A trilha sonora não é perfeita, necessitando da adição de temas, pois repete frequentemente o mesmo tema em diversas regiões. Os efeitos sonoros destacam-se, compensando a trilha limitada e são ótimos, ressaltando as diversas atividades em mundo, o uso de armas, sons ambientais, tudo aumenta ainda mais a imersão e são equivalentes aos encontrados em jogos de zumbis de maior orçamento.

Welcome to Paradize
Todas as áreas do mapa apresentam detalhes caóticos e de abandono, o que é ótimo. No entanto, algumas regiões apresentam problemas gráficos perceptíveis e frequentes. (Imagem: Reprodução)

Vale a pena jogar Welcome to ParadiZe?

Welcome to ParadiZe apresenta um conceito interessante e divertido, que dispensa a seriedade típica dos jogos de sobrevivência, adotando uma abordagem simples e objetiva. Apesar dos diversos problemas encontrados, sua proposta única de convivência entre humanos e zumbis adiciona um elemento interessante ao cenário saturado de jogos de zumbis.

Seja jogando sozinho ou com amigos, o entretenimento está garantido devido à ampla variedade de armas, inimigos, combates e possibilidades de exploração em um mundo semiaberto. Você poderá observar sua progressão no jogo ao realizar diversas missões e atividades propostas. Não deixe de obter seu zumbibot e embarcar nessa jornada única!

Por fim, Welcome to ParadiZe está disponível para Xbox Series X|SPlayStation 5PC, via Steam desde o dia 29 de fevereiro de 2024.

*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela Nacon.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Vanessa Lopes, Pizza Fria

Atualizado em 8 Abr 2024.