Guia da Semana

WWE 2K24 é um jogo de luta livre, misturado com simulação e bons elementos de criação e customização de conteúdo, desenvolvido pela Visual Concepts e distribuído pela 2K. O título, como de costume ano após ano, nos convida a experimentar as alegrias e tristezas, os altos e baixos, os clotheslines e powerbombs, e por aí vai, que fazem parte da vida de todos que se envolvem com o esporte.

E aí, será que vale a pena entrar no ringue com esse desafiante? É o que veremos agora, em mais uma análise estelar do Pizza Fria.

Nem pop, nem botch

Sejam bem vindas e bem vindos, marks e smarks, à mais um combate eletrizante da Pizza Fria Produções. Do lado esquerdo do ringue, pesando (informação apagada) quilos, temos eu! Seu reviewer favorito de sempre. Do outro, WWE 2K24, o mais novo lançamento anual da franquia baseada em uma gigante do mundo do wrasslin. Que show teremos hoje, meu povo!

Admito que, desde o traumatizante e terrível lançamento de WWE 2K20, fico com medo todo ano que pego um novo jogo da franquia para ver qual é. As imagens dos glitches, de Becky Lynch sem rosto ou cabelo entrando no ringue, Hogan voando. Enfim, uma tragédia anunciada. Felizmente, minha boa experiência com o título lançado ano passado conseguiu tirar um pouco do gosto amargo da boca. Sendo assim, admito que cheguei quente na versão 2024, com boas expectativas.

Além disso, o foco dado ao nosso garoto Cody Rodes, abençoado seja seu cabelo oxigenado, me agradou bastante. Depois da maluquice de booking que fizeram com ele e sua futura luta na Wrestlemania desse ano, achei uma boa que ao menos tivesse seu nome homenageado e marcado pela capa de um dos lançamentos da franquia no mundo dos jogos. Como descobri depois de AJ Styles ser o poster boy de WWE 2K19, isso conta muito. Mas, chega de delongas e devaneios de uma mente que acabou de ser arremessada em cima de uma mesa por um gigante de quase dois metros de altura e uma barba assustadora. É hora de ver como essa belezinha irá se sair.

WWE 2K24
Realizando o sonho do pesadelo americano. (Imagem: Divulgação)

História

Em se tratando de trama, WWE 2K24 nos oferece três grandes storylines preconcebidas, fora do que podemos criar organicamente no modo My Universe. Duas delas são referentes aos personagens customizados que podemos criar (Unleashed e Undisputed) e uma verdadeira aula sobre todos os acontecimentos mais marcantes desde a primeira Wrestlemania, em 1985, até os eventos que irão desembocar em sua quadragésima edição.

Os modos Unleashed e Undisputed formam, juntos, o que o jogo denomina de MyRise. Ou seja, a jornada de nossos lutadores customizados em direção ao estrelato e sucesso que os é devido. No primeiro, temos uma lutadora que sai dos indies, da qual era dona de uma promoção, até o topo da divisão feminina da WWE. No segundo, nosso lutador ganha um cinturão na sorte e sai em busca de destronar Roman Reigns e seu recorde como dono do cinturão. Ainda que não sejam tão criativos e charmosos como em 2K19, esses dois modos nos dão muito o que fazer, divertem e, felizmente, mostram que o poder da divisão feminina da empresa está indo para além dos ringues. Finalmente!

O modo Showcase of the Immortals, por sua vez, conta com reproduções (misturando gameplay com vídeos) de todos os combates mais emblemáticos das edições passadas do evento. Temos desde clássicos envolvendo o all american Hulk Hogan até lendas como Ricky Steamboat, Undertaker, Shawn Michaels, Randy Savage, e por aí vai.

Eu curti bastante esse lance, principalmente por me permitir conhecer mais sobre cada luta, o que se passava por trás de cada uma e, também, por incluir algumas entrevistas e comentários. O único ponto negativo é que o jogo costuma nos tirar do controle para passar certos vídeos da luta, e depois voltar para nós. A ideia até que é boa, mas corta muito o ritmo e gera certa estranheza no jogador.

WWE 2K24
O fim de uma bela amizade. (Imagem: Divulgação)

Jogabilidade

WWE 2K24 entrega um leque de opções para explorarmos enquanto trocamos socos (nada) teatrais com nossos rivais e desafetos. Além disso, novas adições envolvendo lutas, arenas, golpes, disputas por títulos e modos de jogo terminam de fechar o laço de novidades que os jogadores poderão esperar. Algumas melhorias no sistema de combate propriamente dito também foram bem vindas. Bom, vamos pelo começo.

Fora os modos que comentei acima, o título também nos entrega os já conhecidos e queridos MyUniverse e MyGM. No primeiro, escolhemos um lutador (criado ou não) para viver semana a semana como se fosse um ou uma superstar de carne e osso. Opções para definirmos alianças, rivalidades, mudanças de marca, e por aí vai, garantem que tenhamos muito pano pra manga se curtirmos esse tipo de experiência. O MyGM é tipo isso, mas tomamos o papel de líderes que precisam fazer uma das três marcas da empresa prosperarem. O modo tem um foco bem mais gerencial, marcando lutas, vendo como cada lutador segue, e por aí vai.

O modo MyFaction, que depende de conexão online (e demora bem para carregar) é focado na formação de factions que, após reunidas, são colocadas para enfrentar trilhas de desafios envolvendo todos os superstars e tipos de luta envolvidos na empresa. Cada vitória vai nos concedendo cartinhas que podem ser abertas para garantir novos lutadores e bônus. Devo admitir que, nesse aspecto, WWE 2K24 se comporta quase como um jogo de celular. Mas, de todo modo, não é nada que invalide a oferta.

Outro brilho dos meus olhos, como sempre, são os modos de criação. Arenas, lutadores, entradas, vitórias, os golpes que nossos bonecos usam, e muito mais, podem ser editados e mudados da maneira que bem entendermos. Eu acho isso legal demais, principalmente porque nada é melhor do que ver aquele lutador verde feito à imagem do Piccolo de Dragon Ball ganhando o cinturão na Wrestlemania. Clássico instantâneo.

WWE 2K24
Ou podemos criar um clone da Asuka, também vale. (Imagem: Divulgação)

Do lado das lutas, as novidades de WWE 2K24 estão mais focadas nos novos tipos de lutas e arenas. Por exemplo, agora temos embates focados em brigar em cima de uma ambulância – com seu próprio minigame – e até de socar os outros para dentro de um caixão. Essas são mudanças interessantes que ampliam a forma de combater, além de deixar o produto ainda mais em linha com a realidade.

Quanto ao combate, foram adicionadas mecânicas mais simples como um minigame para ficar trocando tapas, novos ataques payback ( golpes especiais com efeitos poderosos e de uso único), super finishers, e por aí vai. Contudo, não percebi uma grande expansão no plantel dos movesets, mesmo com as alterações feitas para termos combos selecionados individualmente ou mais opções de grabs direcionais.

Para os novatos da firma, WWE 2K24 tem uma pegada bem mais “simulação”/técnica que AEW Fight Forever, por exemplo. Aqui, começamos por montar (com profundidade) todo moveset de nosso personagem. Socos, chutes, agarres, provocações, signatures e finishers (golpes especiais que usam uma barra que se enche ao longo da partida), e por aí vai. Depois, selecionamos um arquétipo (submissões, agarrões, golpes aéreos ou bicudas) e caímos pra dentro.

No ringue a coisa se desenrola mais ou menos como vemos na televisão. Pessoas sendo jogadas para lá e para cá, usando uma combinação de agarres com o botão de círculo mais o X ou quadrado, mesas sendo quebradas, cadeiradas, e por aí vai. Depois, ou um pin ou uma submissão bem encaixada nos dá a vitória. Não é nada drasticamente diferente do que vimos nos outros anos, mas é bem teatral e legal de acompanhar.

WWE 2K24
RKO do nada, mas o que é isso. (Imagem: Divulgação)

Sons e Visuais

Se tem uma coisa que WWE 2K24 realmente deixou a desejar foi nos aspectos visuais, principalmente no que se refere aos modelos e texturas. Os lutadores, por exemplo, até lembram suas partes reais. Contudo, as caras ficaram estranhas, as cores ficaram bizarras e os cabelos parecem ser feitos de macarrão. Fora isso, há uma diferença bizarra na qualidade de certos elementos, com alguns parecendo serem bem fidedignos enquanto outros parecem só o asset largado mesmo. Bom, ao menos as entradas e arenas são melhores. Há, e os golpes também caem nessa mesma.

A parte sonora é melhor, ainda que conte com uma quantidade bem pequena de músicas não relacionadas às entradas de lutadores ou ao produto da grande W. Além disso, a qualidade e desempenho de certas vozes dos lutadores ficou bem abaixo do esperado, e a trilha sonora do modo Showcase se repete pra caramba. Infelizmente, é o calo do jogo como um todo.

WWE 2K24
Mami não tá bem não. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar WWE 2K24?

HORA DA CONTAGEM, BACANAS. Quem levará o título, eu imagino. E será que WWE 2K24 vale a pena? Bom, diria que o título desse ano foi bastante divisivo, por uma série de motivos. Mas, como de praxe. vamos colocar o tico e o teco para funcionar e chegar a uma conclusão meramente coerente, que me permita dar uma pontuação adequada, evitando que eu tenha que enfrentar os deuses da Pizza em um Hell in a Cell. Vamos lá.

De positivo, temos conteúdo pra caramba com os modos de criação e jogo, o MyRise e o Showcase com storylines legais (incluindo muito da divisão feminina) e o MyFaction e MyGm fechando a conta para garantir que todos os públicos irão se agradar. Além disso, os novos tipos de partida e os ajustes ao gameplay de luta fazem a experiência ser bem divertida e mais acessível que nos outros anos. Contudo, a parte audiovisual foi um botch inegável, com seus modelos e texturas bizarras. Além disso, a lentidão do MyFaction atrapalha na hora de aproveitar o modo e ainda acredito que mais poderia ter sido feito em se tratando de melhorias aos pontos mais finos da experiência.

Mas, entre mortos e feridos, todos se salvaram. É inegável que WWE 2K24 se encontra como o título definitivo de wrestling no momento, principalmente se for fã do produto. Ainda que esteja longe da perfeição, o jogo já faz o mais importante que é nos divertir e permitir que tenhamos a chance de fazer os nossos sonhos de luta se realizarem, como ver R-Truth ou L.A Knight carregarem o cinturão. Ah, quem dera.

WWE 2K24 foi lançado no dia 8 de março para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC, via Steam.

*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela 2K.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Matheus Jenevain, Pizza Fria

Atualizado em 8 Abr 2024.