A Ubisoft finalmente oficializou a data de lançamento de seu próximo game, Assassin’s Creed Shadows, o próximo capítulo da linha principal da popular franquia de ação e RPG. O game será lançado em 15 de novembro, com versões para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Juntamente da novidade, fomos surpreendidos com um trailer mostrando Yasuke, o lendário samurai negro, baseado em uma história real. Desta forma, contaremos um pouco sobre a vida deste personagem histórico que surpreendeu os fãs da franquia nestes primeiros vislumbres do game. Confira!
Quem foi Yasuke?
Yasuke foi um guerreiro africano que viveu no Japão durante o século XVI. Sua origem exata é desconhecida, mas acredita-se que ele veio de Moçambique, Etiópia ou Nigéria. Ele chegou ao Japão em 1579, junto de Alessandro Valignano, um missionário jesuíta italiano. Thomas Lockley, co-author do livro African Samurai: The True Story of Yasuke, a Legendary Black Warrior in Feudal Japan, acredita que seja possível que Yasuke tenha sido escravizado e traficado quando criança, mas que já era um homem livre quando conheceu o jesuíta.
Assim, a dupla viajou da Índia para o Japão em 1579, com Yasuke servindo essencialmente como guarda-costas de Valignano. A chegada de um homem negro causou grande impacto no Japão, onde a maioria das pessoas nunca havia visto alguém com tal aparência, causando estranhamento aos populares. Segundo Lockley, Yasuke “foi empregado como músculo, porque os missionários não podem ter armas”. “Na época, o Japão estava no meio de um século brutal de guerra civil e, portanto, [Valignano] precisava de alguém que cuidasse dele”, sobretudo ao professar a fé católica em outro país.
Rapidamente, Yasuke chamou a atenção de Oda Nobunaga, um dos mais poderosos daimyos, os senhores feudais japoneses, do período Sengoku. Nobunaga ficou impressionado com a altura, força e coragem de Yasuke. Ele foi liberto da escravidão e se tornou um samurai, um feito extraordinário para um estrangeiro em uma sociedade notoriamente fechada como o Japão da época. Desta forma, ele participou de várias batalhas ao lado de Nobunaga, demonstrando grande habilidade e lealdade. Sua presença foi documentada por cronistas da época, incluindo Luís Fróis, um missionário jesuíta português, que registrou a admiração de Nobunaga por Yasuke.
Declínio e legado
O auge da carreira do samurai negro ocorreu durante o infame Incidente de Honnō-ji em 1582, quando Oda Nobunaga foi traído e forçado a cometer seppuku, um ritual de suicídio, por seu general Akechi Mitsuhide. Yasuke lutou ao lado de Nobunaga até o fim, mas após a morte de seu mestre, ele foi capturado pelas forças de Mitsuhide.
Lockley especula que Mitsuhide poupou Yasuke para ganhar o apoio dos missionários jesuítas. O general usurpador não tinha aliados e só sobreviveu a Nobunaga por alguns dias. Em 2 de julho, um dos vassalos de Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi, derrotou Mitsuhide na Batalha de Yamazaki. Desta forma, Hideyoshi tornou-se o segundo “Grande Unificador” do Japão, unindo todo o país em 1590.
Contudo, outros relatos dizem que Mitsuhide decidiu não executar Yasuke, considerando-o uma mera curiosidade estrangeira. Desta forma, ele foi entregue aos jesuítas em Quioto. Após esses eventos, o destino de Yasuke torna-se incerto. Não há registros concretos sobre sua vida posterior, mas seu impacto e legado perduram até hoje. Ele é lembrado como o primeiro samurai africano e uma figura emblemática da integração cultural.
Yasuke segue vivo na cultura popular
A história de Yasuke inspirou várias obras de ficção, incluindo livros, filmes, animes, e agora, um papel central em Assassin’s Creed: Shadows. No jogo, Yasuke é retratado como um guerreiro habilidoso que navega por intrigas políticas e batalhas épicas, refletindo sua vida real de serviço, lealdade e conflito. Porém, junto dele também poderemos jogar com Naoe, uma hábil shinobi assassina da Província de Iga.
A representação de Yasuke em Assassin’s Creed: Shadows não apenas celebra sua história, mas também destaca a diversidade cultural e os encontros inesperados que moldaram a história mundial, bem como o próprio legado do jogo. Portanto, Yasuke é um lembrete de que os heróis podem surgir de qualquer lugar, transcender fronteiras e deixar seu legado, independentemente de suas origens. Além disso, ressalta a veia fictícia da franquia Assassin’s Creed, que sempre se inspirou em personagens e momentos históricos para dar luz as suas narrativas.
Sobre Assassin’s Creed Shadows
Em Assassin’s Creed Shadows, os jogadores viverão as histórias entrelaçadas de Naoe, uma hábil shinobi assassina da Província de Iga, e Yasuke, o poderoso samurai africano da lenda histórica. No cenário turbulento do final do período Sengoku, essa dupla notável descobrirá seu destino comum ao inaugurarem uma nova era para o Japão.
Originalmente revelado em setembro de 2022, Assassin’s Creed Shadows é o próximo título principal depois de Assassin’s Creed Mirage e representa o futuro do gênero RPG de mundo aberto em Assassin’s Creed. Em desenvolvimento pela Ubisoft Quebec, o estúdio por trás de Assassin’s Creed Odyssey, o próximo episódio da franquia levará os jogadores para o Japão feudal e todas as suas fantasias Shinobi.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Álvaro Saluan, Pizza Fria
Atualizado em 15 Mai 2024.