Guia da Semana

As férias escolares são perfeitas para colocar a leitura em dia. Durante esse período de recesso escolar, as crianças ficam mais relaxadas e conseguem se concentrar ainda mais nas leituras não obrigatórias.

+ Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2014
+ Veja as estreias no teatro dessa semana em São Paulo

O Guia da Semana listou algumas obras para a criançada ler durante as férias de 2013/2014. Confira:

O Grande Rabanete, de Tatiana Belinky


A história é narrada como um conto cumulativo, que procura representar um treino de memória. A obra explora, por meio da narrativa, algumas questões humanas, como a solidariedade, a cooperação, a divisão de bens e até a autoestima exacerbada.

Marcelo Marmelo Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha

O livro conta a história de Marcelo, um menino muito curioso e esperto que procura entender os significados das coisas e por que elas são como são.

O Menino Maluquinho, de Ziraldo

Escrito em 1980 por Ziraldo, o livro apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre, sapeca e "maluquinha".

Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

Reinações de Narizinho é o primeiro livro infantil escrito por Monteiro Lobato. O livro narra as primeiras aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta Emília, a boneca de pano tagarela e sabida, Tia Nastácia, famosa por seus deliciosos bolinhos, Dona Benta, uma avó muito especial, e sua neta Lúcia, a menina do nariz arrebitado. Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é quem transporta os leitores a incríveis viagens pelo mundo da fantasia.

A Casa Sonolenta, de Audrey e Don Wood


Era uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo. Quem diria que uma simples pulguinha saltitante pudesse acabar com tudo aquilo num só instante...

O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

O livro é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943, nos Estados Unidos. O Pequeno Príncipe, que vivia em um planeta tão pequeno, onde só existia ele, uma rosa e seus vulcões, resolve viajar por outros planetas. Nessa grande aventura, o pequeno príncipe conhece pessoas diferentes e vive momentos nunca antes vividos.

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, conta a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades que ela esconde numa bolsa amarela - a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora.

Diário de uma Garota Nada Popular - histórias de uma vida nem um pouco fabulosa, de Rachel Renee Russell


O livro conta a história de Nikki, uma menina de 14 anos que ganhou uma bolsa de estudos para uma escola particular de prestígio. Sua angústia ao lidar com as meninas malvadas do colégio, a relação com seus pais, sua paixão pelo bonitão da escola e as novas amizades que faz são assuntos registrados em seu diário, ao lado de inúmeros desenhos que ela mesma faz de sua vida.

Diário De Um Banana, de Jeff Kinney

O livro conta a história de um herói improvável. Greg Heffley se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.

Harry Potter, J.K. Rowlling

A saga do menino mágico Harry Potter conta com sete exemplares. O primeiro título, intitulado Harry Potter e a Pedra Filosofal, conta como o garoto Harry Potter foi adotado pelos tios, após a morte de seus pais. Aos 12 anos ele inicia-se na feitiçaria e torna-se um símbolo entre os sobrenaturais que habitam este mundo paralelo.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 29 Jul 2014.