Guia da Semana

O universo feminino vem ganhando cada vez mais espaço em discussões sobre o papel da mulher na sociedade desde os tempos mais primórdios até os dias atuais. O assunto sempre traz diferentes opiniões e colocações interessantíssimas, além de alterar os ânimos de muitos que possuem opiniões divergentes.

Pensando nisso e para que você entenda mais sobre esse movimento, o Guia da Semana lista 8 livros que discutem o feminismo e que você precisa ler. Confira:

O QUE É FEMINISMO?

Feminismo - um termo que traduz todo um processo desenvolvido ao longo da História, e que continua a ser trabalhado diariamente, em todos os espaços da vida social. Como todo processo de transformação, contêm contradições, avanços, recuos, medos e alegrias. Para entendê-lo, é preciso confrontar a situação da mulher na sociedade antiga, medieval e moderna, buscar suas raízes enquanto movimento político e desvendar a ideologia que ainda hoje outorga direitos, deveres e comportamentos distintos para homens e mulheres.

HISTÓRIA ORAL, FEMINISMO E POLÍTICA

Este é um livro de ensaios que reúne parte da obra da estudiosa Daphne Patai em torno dos temas que compõe o título. Os ensaios delineiam os trajetos das ideias da pensadora que trafegou por campos como literatura brasileira, estudos feministas, estudos utópicos e guerras culturais, entre outros, além da história oral. Na obra, a autora levanta questões cruciais para o entendimento da história oral no cenário intelectual, político e social contemporâneo, em debates tanto sobre os problemas internos da metodologia como sobre seus propósitos e usos.

DICIONÁRIO CRÍTICO DO FEMINISMO

Com o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre a construção social da hierarquia entre os sexos e, dessa forma, desenvolver um pensamento crítico feminista que favoreça a emancipação das mulheres e a igualdade na diferença, o 'Dicionário Crítico do Feminismo' traz uma coletânea de rúbricas redigidas por autoras(es) especializadas(os) em cada uma das temáticas abordadas. Isso permite integrar uma pequena dimensão nacional num contexto marcado mundialmente pela dominação das mulheres pelos homens que, ao longo dos séculos, tem-se transformado e assumido novas formas que se sustentam e se fortalecem, por um lado, nos códigos sociais estabelecidos há décadas e impostos desde a infância e, por outro, em algumas políticas públicas (sociais, familiares, de emprego).

O LIVRO NEGRO DAS CONDIÇÕES DAS MULHERES

O Livro Negro da Condição das Mulheres apresenta uma análise sobre as situações enfrentadas pelas mulheres de todo o planeta. Segurança, integridade, liberdade, dignidade, igualdade - cinco palavras universais para evidenciar as faces da luta que as mulheres devem conduzir pelo mundo para ganhar o direito de existir plena e dignamente.

FEMINISMO E POLÍTICA

Esta obra aborda a teoria política produzida nas últimas décadas, especificamente a contribuição política do feminismo. O debate sobre a posição das mulheres nas sociedades contemporâneas abriu portas para tematizar, questionar e complexificar as categorias centrais por meio das quais era pensado o universo da política, tais como as noções de indivíduo, de espaço público, de autonomia, de igualdade, de justiça e de democracia. O livro apresenta e discute as principais contribuições da teoria política feminista produzida a partir dos anos 1980, apresentando os termos em que os debates se colocam dentro do próprio feminismo, mapeando as posições de diferentes autoras e correntes. O resultado é um panorama da teoria política feminista atual, escrito de maneira a introduzir os leitores pouco familiarizados nas discussões, sem por isso reduzir sua complexidade

FEMINISMO EM MOVIMENTO

"Feminismo em Movimento" pretende apontar um duplo sentido - o sentido literal da movimentação feminista e o sentido metafórico do diálogo, continuamente em movimento, entre a perspectiva feminista e a perspectiva das ciências sociais, especialmente a antropológica. Aqui há um histórico do movimento feminista no Brasil, centrado no combate à violência contra as mulheres e nos direitos reprodutivos e sexuais, tal como nucleado em torno da descriminalização e legalização do aborto.

FEMINISMO E CONSCIÊNCIA DE CLASSE NO BRASIL

Nesta obra, a autora apresenta um brilhante estudo dos movimentos de mulheres brasileiras. Com radicalidade e ousadia, debruça-se sobre a formação da consciência militante feminista na luta de classes. O resultado é uma obra vibrante, que aponta os desafios da construção do sujeito revolucionário, individual e coletivo.

RUMO EQUIVOCADO

Este livro propõe uma discussão sobre os verdadeiros progressos obtidos pela mulher nos últimos 15 anos e levanta questões como o que a mulher, de fato, ganhou com o feminismo e se o discurso feminista midiatizado de hoje reflete as preocupações da maioria das mulheres. Um livro polêmico e esclarecedor que faz parte da Coleção Sujeito e História, coordenada por Joel Birman.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 20 Ago 2015.