Guia da Semana

Quem teve sua infância marcada pelos desenhos animados com certeza sabe cantarolar "Fígaro, Fígaro, Fígaro..." bem rapidinho. Ou, ao menos, já teve vontade de tocar piano, reger uma orquestra ou cantar numa ópera.

+ Programas infantis que marcaram época na TV brasileira
+ Músicas que são inspiradas em livros e você nem imaginava
+ Confira os musicais da Brodway que passaram pelo Brasil
+ E também veja 12 músicas que você não sabia que eram covers

Mas será que você conhece a versão original dessas obras? Aliás, você sabia que a maior parte dessas músicas faz parte de um repertório muito difícil de ser executado? Deve ser por isso que o Pernalonga, o Pica-pau e o Tom e Jerry ainda são músicos de primeira!

Fígaro, Fígaro, Fígaro... | Largo al factotum, de Rossini

Toda criança (e alguns adultos) já pensou em cortar o cabelo e a barba enquanto o barbeiro cantava essa obra. Não é à toa. A música original é uma ária da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Rossini. E quem canta isso é justamente o barbeiro. Tem mais: o nome dele é Fígaro! Você nunca mais irá à barbearia do mesmo jeito.

Toca-fitas no violino | Ópera Carmen, de Bizet

A ópera mais popular do mundo não poderia ficar de fora dos desenhos. E o interessante é que Tom e Jerry não repetiram o que já era famoso, como a ária do Toreador, mas apostaram principalmente na abertura empolgande da ópera. Vale notar, também, que o desenho se passa no The Metropolitan Opera, a maior casa de óperas dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo!

Piano virtuoso | Rapsódia Húngara nº 2, de Liszt

Este é o episódio que dá vontade de aprender a tocar piano. A obra é tão popular nos desenhos que já apareceu no Pica-Pau, no Tom e Jerry e no Pernalonga. A peça parece que foi feita sob medida, como trilha sonora, mas, no séc. XIX, Franz Liszt nem fazia ideia da popularidade que uma de suas obras mais difíceis ia tomar.

Piano virtuosíssimo | Obras de Chopin

Neste episódio, Pica-pau e sua turma nos apresentam uma compilação digníssima de obras de Chopin. É tão boa que nem damos bola para a plateia bagunceira e barulhenta que assiste à apresentação. Pelo contrário: a gente se diverte com aquela bagunça.

Foi você o sonho bonito que eu sonhei | Valsa de A Bela Adormecida, de Tchaikovsky

É claro que a Disney não poderia ficar de fora. A música original é parte do ballet composto pelo russo Piotr Tchaikovsky em 1890, quase 70 anos antes do filme.

Por Bruno Ibaldo

Atualizado em 29 Jul 2014.