Guia da Semana

Só quem tem algum tipo de planta em casa sabe como é prazeroso, relaxante e até mesmo decorativo ter a presença desses seres vivos no ambiente. As flores, por sua vez, são um dos melhores gestos de afeto que você pode receber de alguém, um presente clássico e cheio de significados. Por se tratar de algo tão pessoal e sentimental, nada melhor do que encomendar flores e plantas de lugares artesanais, que colocam uma dose de carinho e atenção em cada arranjo, não é mesmo?

Para você que quer fugir dos arranjos industriais e padronizados, nós reunimos 8 floriculturas artesanais e descoladas para comprar flores e plantas em SP. Tudo feito à mão e com um charme especial:

1. Flo Atelier Botânico


Reprodução Facebook/Flo Atelier Botânico

A Flo Atelier Botânico, localizada na Vila Madalena, começou seu negócio montando terrários, para depois desenvolverem a floricultura para arranjos e vasos nada convencionais. Por lá você encontra as espécies mais exóticas, e ainda pode participar dos diversos workshops que a casa oferece. Saiba mais sobre a programação aqui.

Flo Atelier Botânico

Endereço: Rua Turi, 184 - Vila Madalena
Telefone: (11) 2589-6116

2. Selvvva


Reprodução Facebook/Selvvva

A Selvvva é um ateliê que vai além do comércio de plantas - todos os suportes, vasos e chapecôs disponíveis na loja física e online são desenhados e criados pelas donas do negócio, Denise Yui e Julia Rettmann, arquitetas formadas pela USP. O diferencial da casa são as estruturas de ferro minimalistas, em formatos geométricos e cores vibrantes para decorar sua casa e acomodar plantas de diversas espécies.

Selvvva

Endereço: Avenida São Luís, 187, Galeria Metrópole (3º andar) - Centro
Telefone: (11) 3129-3486

3. A Bela do Dia


Reprodução Facebook/A Bela do Dia

A floricultura A Bela do Dia, localizada na Vila Madalena, tem um ambiente rústico e conta com a missão de fornecer flores a um preço acessível e evitando o desperdício. A casa trabalha com apenas algumas opções de flores por dia, e o cliente só precisa se preocupar com o tamanho e com o formato do arranjo. O charme está nos vasos, feitos de potes de vidro, e as entregas são feitas de bicicleta. Também é possível fazer uma assinatura e receber arranjos de flores semanalmente em sua casa.

A Bela do Dia

Endereço: Rua Mourato Coelho, 1003 - Vila Madalena
Telefone: (11) 2935-0282

4. Acorda, Margarida - Plants & Flowershop


Reprodução Facebook/Acorda, Margarida - Plants & Flowershop

A Acorda, Margarida, localizada no bairro da Consolação, está longe de ser uma floricultura tradicional. Em seu ateliê você encontra flores, plantas, terrários e vasos de concreto feitos à mão, tudo com uma pegada campestre e bem artesanal. A loja entrega os arranjos em casa se o cliente preferir, além de ser possível fazer um assinatura e receber as flores semanalmente.

Acorda, Margarida - Plants & Flowershop

Endereço: Rua Pedro Taques, 70 - Consolação
Telefone: (11) 98077-5268

5. Amapá - Atelier & Flowershop


Reprodução Facebook/Amapá - Atelier & Flowershop

A floricultura Amapá fica localizada em meio a um "jardim secreto" na Vila Madalena, em um ambiente bucólico e charmoso. A casa oferece flores e arranjos artesanais, além de vasos exclusivos e feitos à mão. Além disso, o atelier oferece workshops variados relacionados à jardinagem e serviços de assinatura para quem quer receber flores frescas semanalmente em casa.

Amapá - Atelier & Flowershop

Endereço: Rua Padre Artur Somensi, 85 - Vila Madalena
Telefone: (11) 2372-6540

6. Jardin Plantas e Flores


Reprodução Jardin/Facebook Jardin Plantas e Flores

O Jardin Plantas e Flores, localizado no Centro, é mais do que apenas um comércio de plantas e flores. A casa abriga um café em meio ao vistoso jardim, que oferece bebidas quentes, bebidas geladas e comidas, como bolos, wraps, brownies e salgados. Além das plantas e flores, a casa também conta com uma pequena oferta de acessórios de jardinagem e itens de decoração.

Jardin Plantas e Flores

Endereço: Rua General Jardim, 490-494 - Centro
Telefone: (11) 3151-3789

7. Jardim no Pote


Reprodução Facebook/Jardim no Pote

O Jardim no Pote, que conta com uma loja em Pinheiros e outra na Rua Augusta, é especializado em terrários, esses ecossistemas quase que independentes montados dentro de recipientes fechados. A beleza está nas diferentes formas dos vasos dos jardins e nas diferentes temáticas, sendo que é possível encomendar o seu pote personalizado para recriar um cenário, uma lembrança de viagem, um hobby e etc. Além dos jardins prontos, a casa comercializa miniaturas para terrários, potes avulsos e plantas.

Jardim no Pote

Endereço 1: Praça Benedito Calixto, 158, Galeria Como Assim?! - Pinheiros

Endereço 2: Rua Augusta, 1372 - Consolação

Telefone para encomendas personalizadas: (11) 98904-9308

8. A Pequena Loja de Flores


Reprodução Facebook/A Pequena Loja de Flores

Instalada em uma banca de flores no bairro de Pinheiros, na calçada junto ao Pastifício Primo, fica A Pequena Loja de Flores. A banca conta com uma quantidade limitada de arranjos únicos e artesanais, e os buquês custam a partir de R$ 15. A lojinha abre aos sábados e domingos apenas, das 9h30 às 15h.

A Pequena Loja de Flores

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 211 (esquina com Rua Arthur de Azevedo) - Pinheiros
Telefone: (11) 98335-1683 (atendimento segunda a sexta, das 11h às 17h)

Mais de 20 tipos de jardins verticais para te inspirar a decorar sua casa

O estilo de jardinagem também é conhecido como "parede viva". Que tal fazer a sua?

Confira onde comer Poke em SP, prato havaiano que é tendência gastronômica

O prato leva peixe cru cortado em cubos, servido com arroz, salada, frutas, algas e molho

De São Paulo a Salvador de carro: confira 8 paradas obrigatórias durante a viagem

Lugares incríveis no trajeto de São Paulo a Bahia que você não pode deixar de conhecer!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 26 Abr 2017.