Guia da Semana

Fim de expediente. Hora de reunir os amigos e colegas de trabalho para a tradicional happy hour. O destino? O barzinho mais próximo. O cardápio? Cerveja gelada e a tradicional porção de fritas.

Qualquer semelhança com o dia a dia da maioria das pessoas não é mera coincidência. A happy hour, o barzinho e os petiscos estão presentes no cotidiano corporativo. Para os restaurantes sobra a hora do almoço, mais formal e que pede um cardápio mais sofisticado.

Mas até o que é bom pode e deve ser melhorado. Então, por que não unir a descontração e a informalidade de um bom bar a um menu mais requintado?

É exatamente essa a ideia dos gastrobares - ou gastropubs -, já bastante comuns em cidades como a capital inglesa. Eles surgiram para atender ao público que não abre mão de uma happy hour nem de uma boa mesa e que quer fugir do mais do mesmo.

"Para a happy hour conta bastante o ambiente, que deve se adaptar ao estado de ânimo do cliente, com espaço para a paquera, área ao ar livre, música ou espaço reservado. Depois, vem o cardápio, que deve trazer petiscos e bebidas que fogem do tradicional. Por último, mas igualmente importante, está o bom atendimento, já que o público desse horário não tem tempo a perder, precisa ir para casa ou tem outro compromisso", diz Cláudio Loureiro Nunes, sócio do Gràcia Bar, em São Paulo.


Um pouco de tudo

Nesses estabelecimentos, o clima predominante é o de bar. À mesa, os petiscos comuns dividem espaço com opções mais refinadas. Há bolinhos especiais, como os de risoto, de bacalhau e de camarão, porções de lula à dorê, pratos internacionais, saladas, pizzas fatiadas e lanches de todos os tipos. Mas e as batatas? Elas continuam presentes, só que enriquecidas com ingredientes como bacon, queijo, catupiry, molho tártaro ou, ainda, em versões assadas e cozidas.


E aqueles que fogem das happy hours porque não gostam de cerveja também têm vez nos gastrobares. O cardápio traz drinques especiais, vinhos em taças, jarras e garrafas, caipirinhas variadas e até opções típicas de outros países, como as espanholas sangrias.

Quer experimentar uma happy hour que vá além das fritas, mas que preserve o bom clima de bar? Então, confira o roteiro de gastrobares em Rio de Janeiro!


Gastrobar Q
Rua Dias Ferreira, 617 - Leblon
Telefone: (21) 2113-0564/ 2113-0594


DoiZ
Rua Capitão Salomão, 55 - Humanitá
Telefone: (21) 2179-6620


Devassa - Leblon
Rua Rainha Guilhermina, 38 - Leblon
Telefone: (21) 2512-3578


Astor
Avenida Vieira Souto, 11
Telefone: (21) 2523-0085

Atualizado em 10 Abr 2012.