Guia da Semana

Dardos, War, Imagem e Ação, dominó e dama são alguns jogos que nos remetem à infância e juventude, trazendo consigo lembranças de pura diversão. Não é? Mesmo que você já esteja grandinho para brincar como quando era criança, o que acha de reunir a turma do escritório depois de uma longa jornada para curtir momentos realmente divertidos?

Vocês podem passar horas rindo das mímicas malfeitas de alguns colegas, discutir sobre as estratégias de compras e construções de empreendimentos em grandes ruas da cidade ou ainda retirar tijolinhos sem desmontar toda a torre.

A maioria das pessoas tem alguma memória afetiva positiva com os jogos de tabuleiro e foi pensando nelas que alguns bares brasileiros começaram a investir no setor, que já é sucesso nos Estados Unidos e na Europa.

O jornalista Rafael Duarte é um dos frequentadores e, para ele, ir para esses bares é voltar no tempo. “Um bar com jogos de tabuleiro é como alguém te dizer ‘ei, aqui você pode ser criança e adulto ao mesmo tempo’, sabe? Você pode tomar alguns drinks e jogar Clue ou Monopoly tudo ao mesmo tempo”, diz.

E é essa brincadeira que torna o bar um local tão diferente. “Você volta a ser aquela criança despreocupada, cercada de jogos de tabuleiros e amigos e que pode passar a noite inteira brincando, para sair de lá revigorado e com os músculos da cara cansados de tanto sorrir”.

O Conspiração Jogos é uma das casas da cidade que oferecem jogos

Para o Diretor de Arte Flávio Bissolotti, estes estabelecimentos promovem momentos de descontração e até mesmo uma nova oportunidade de conhecer as habilidades dos colegas de trabalho. “Já fui algumas vezes a bares deste estilo com a equipe do escritório. Além de poder deixar um pouco de lado a correria da empresa é possível explorar de maneira diferente a linha criativa e a competitividade de cada um dos colegas. Recomendo!”

Segundo o gerente da Ludus Luderia, em São Paulo, Danilo Bonamin, os jogos mais procurados por grandes grupos são Snorta e Tabu. Já o Puerto Rico e o Betrayal são mais procurados por quem busca jogos de estratégia. “Os que procuram os jogos cooperativos, em que o adversário é o tabuleiro, escolhem principalmente o Pandemic e Shadows Over Camelot”, comenta. A casa possui mais 400 títulos diferentes de jogos.

Outro jogo que costuma fazer parte das noites dos bares são os dardos, comumente encontrados em pubs. No caso do carioca Big Ben Pub, o jogo de dardo, foi a inspiração para o surgimento da casa comandada pelo campeão na categoria Maurício Maia. No local, os que não conhecem muito sobre o esporte podem optar outros jogos de sucesso como Gamão, baralho, dominó, xadrez, jogo de botão, pôquer, entre outros.

Se você ficou com vontade de convidar com amigos para uma divertida partida confira nossa seleção de bares de São Paulo que oferecem jogos em geral, incluindo até as tradicionais sinucas e divirta-se!

Ludus Luderia
Rua Treze de Maio, 972 - Bela Vista
Telefone: (11) 3253-8452

Conspiração do Jogo
Estrada de Santa Inês, 3000
Telefone: (11) 4485-4194

Finnegan's
Rua Cristiano Viana, 358 - Pinheiros
Telefone: (11) 3062-3232

Atualizado em 10 Abr 2012.