Guia da Semana

Nostalgia, boemia e tradição. Essas três palavras, somadas, remetem a um estabelecimento específico: boteco clássico. Foi-se o tempo onde somente os ambientes moderninhos recebiam destaque. Aqui, televisões antigas, fotos em preto e branco, famílias tradicionais no comando da casa por gerações e bebidas com rótulos antigos são as principais atrações.

>> Confira também os bares ao ar livre no RJ
>> Saiba dos bares onde dançar na capital carioca
>> Veja os bares com nome de Santo na Cidade Maravilhosa
>> Fique por dentro dos bares da Lapa

No final de 2011, alguns bares tradicionais do Rio de Janeiro agora são patrimônio da cidade. O prefeito Eduardo Paes decidiu declarar Patrimônio Cultural Carioca 12 casas tradicionais, com o objetivo de tentar valorizar e divulgar sua importância destes estabelecimentos. O Guia da Semana fez uma lista com sete destes botecos, valorizando a tradição da boemia carioca. Confira!

Café Lamas

O Café Lamas, atualmente, é um bar restaurante que não deixou de lado sua principal característica, a tradicionalidade

Localizado na zona sul carioca, mais precisamente no bairro do Flamengo, a casa tem tradição há 135 anos na região. Por lá passaram nome de escritores famosos, como Machado de Assis e Monteiro Lobato. Sua tradicional canja costuma alegrar os clientes.

Bar Brasil
Fundado no ano de 1907, o botequim se localiza próximo aos Arco da Lapas e do Circo Voador. O chopp - tanto o claro quanto o escuro - é tirado na tradicional torre de bronze da casa. Kassler com lentilhas (carré defumando), o Eisbein com chucrute e batata (joelho de porco) e o mix de salsichas (com salsichão vermelho e salsichas branca, Frankfurt e suíça) estão entre as comidas mais pedidas.

Bar Lagoa

O Bar Lagoa é considerado um bar restaurante clássico

Inaugurado em 1934 com o nome de Bar Berlim, oferece um pouco da culinária alemã para seus clientes. A casa é mantida por três gerações da mesma família e tem uma decoração no estilo art déco. O kassler defumado com chucrute está entre os destaques gastronômicos.

Armazém do Senado
Para os que procuram por nostalgia e boemia, o armazém localizado no centro da cidade maravilhosa aposta na caracterização rústica para chamar a atenção. Possui 105 anos de tradição. As porções de frios, compostas por queijo provolone, azeitona, salaminho e mortadela, são boas pedidas para petiscar.

Armazém São Thiago

Foto do Armazém São Thiago tirada em 1923

Com uma decoração inspirada nos velhos botequins cariocas, o armazém, inaugurado na década de 1920, é ponto de encontro de turistas e de amigos de antigas datas. Sem sombra de dúvidas, a casa é reduto da boemia do bairro. Em seu cardápio, petiscos tradicionais como croquetes de carne, carne-seca com aipim e bolinho de bacalhau.

Nova Capela

O Nova Capela serve pratos da gastronomia portuguesa e outros variados

Situado no tradicional bairro da Lapa, o boteco, reconstruído na década de 1960, é ponto de encontro para boemia. A casa, com movimento constante, só fecha as portas até seu último cliente se retirar. O principal prato é o cabrito servido com arroz de brocolis

Adega Flor de Coimbra

Fachada do Adega Flor de Coimbra

Com o objetivo de tentar levar para seus clientes um ambiente familiar ha mais de 70 anos, a adega possui estilo ligado aos botecos clássicos do Rio de Janeiro. A carta de vinhos, composta por opções francesas, chilenas, argentinas e portugesas, é o diferencial da casa.

Por Renato Malaguti

Atualizado em 14 Fev 2013.