Guia da Semana

“Espera um minutinho. Já estou indo”. Essa frase se repete à exaustão entre homens e mulheres que estão se produzindo para ir para a balada. O visual diz tudo e tem que estar impecável: do cabelo cuidadosamente tratado, maquiagem caprichada e da roupa escolhida a dedo até o calçado ideal. Mas, para você que sai tarde do trabalho e não quer perder a festa de aniversário do seu amigo, que vai ser em um bar ou em uma casa noturna, não se desespere: a especialista em moda Ana Paula Albanez, diretora de marketing da GB Comunicação + Eventos, revela alguns segredos para uma produção bacana, rápida e fácil.

Para os homens

Para não ter aquela cara e aparência de mauricinho, Ana Paula sugere um blazer para compor o look. “Ele é uma peça curinga. Se o rapaz trabalha de calça jeans e camiseta, um blazer arrasa na produção depois do trabalho”. Já aquele que, por dever do ofício, precise usar roupas mais sociais, como ternos e gravatas, a solução passa por uma peça de roupa super trivial: o cardigã, aquele casaco aberto na frente e que tem botões. “O casaco pode ser combinado tranquilamente com calça social. Se não o tiver, vale improvisar o look dobrando as mangas da camisa, para que a produção fique mais despojada”, diz. Dessa forma, é possível encarar a balada com uma produção discreta, mas não menos elegante.

Para as mulheres

O guarda-roupa feminino é, de longe, o que apresenta mais variações de peças de vestuário e acessórios. Por isso, a facilidade de combinar é maior. No caso da mulher que precisa se vestir com roupas mais formais, ela pode usar um colar, por exemplo, para se destacar. “Um bom colar, cheio de detalhes, quebra o visual ‘secretária’”, explica Paula. Ainda no quesito acessório, um lenço dá um ar mais moderno no visual. “Pode usar como echarpe. Eu gosto dele na cabeça, fazendo uma tiara. Dá uma modernidade no look certinha. Dá também para levar na bolsa uma blusa mais ousada para trocar pela camisa do escritório”, diz.

Aquele sapato de salto mais alto pode também ser levado na bolsa para ser trocado na hora da produção da balada. “Um salto mais moderno também dá um ar de ‘passei em casa e me produzi’”, diz. Mas, se você não se sente confortável com um calçado desse estilo, uma sapatilha com brilhos e aplicações pode ser uma boa opção.

A maquiagem é um capítulo à parte. Se não der tempo para fazer aquela produção com tudo a que tem direito, um batom vermelho ajuda a quebrar aquele make do trabalho. As sombras também fazem a diferença. “Um olho esfumado bem marcado dá outra cara à produção”, explica.

O importante é não ter medo de explorar o guarda-roupas para fazer combinações entre peças mais “corporativas” e peças mais despojadas. O bom-senso é fundamental. Mas perder a balada por conta de um look, está fora de cogitação.

Atualizado em 15 Fev 2013.