Guia da Semana

Com estreia marcada para março deste ano, Velho Chico, de Edmara Barbosa e Benedito Ruy Barbosa e escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, vai suceder a novela A Regra do Jogo no horário nobre da Rede Globo. Cheia de emoções, mortes, duelos, confrontos familiares e o despertar de romances proibidos, a trama promete ganhar o gosto do público logo nos primeiros capítulos.

A trama se inicia na fictícia Grotas de São Francisco, no Nordeste brasileiro, no final da década de 1960. O coronel Jacinto (Tarcísio Meira), dono de quase tudo na região, comanda a política, a economia e quem aparecer pela sua frente. Mas por causa de sua ganância, o coronel trava um duelo com o capitão Rosa (Rodrigo Lombardi), dono da fazenda Piatã, que vai atravessar gerações até os dias de hoje.

Jacinto é casado com Encarnação (Selma Egrei), a matriarca da família. Enquanto ele abusa de seu poder, ela alimenta a amargura por não conseguir superar a perda do primogênito. O desastre fez com que o único herdeiro dos Sá Ribeiro fosse Afrânio (Rodrigo Santoro), que saiu da cidade para estudar Direito em Salvador. Porém, a morte súbita de seu pai faz com que Afrânio retorne a sua cidade natal para assumir os negócios da família e se tornar o mais novo coronel Saruê.

Ao visitar um dos parceiros de seu pai pela região, Afrânio acaba se envolvendo com Leonor (Marina Nery), filha de Aracaçú (Carlos Betão). A jovem se torna esposa do novo Saruê e lhe dá sua primeira filha, Maria Tereza (Isabella Aguiar).

Já o capitão Ernesto Rosa é um homem correto e casado com Eulália (Fabiula Nascimento). Os dois, que vivem uma união feliz, acabam por adotar Luzia (Carla Fabiana), encontrada ainda bebê em meio à plantação de algodão. Ainda na mesma época, os dois também acolhem os retirantes Belmiro (Chico Diaz), Piedade (Cyria Coentro) e o filho Santo (Rogerinho Costa). Os quatro pequenos acabam se tornando irmãos de leite.

AMORES PROIBIDOS

Em uma procissão de São Francisco de Assis na cidade de Grotas, as vidas de Maria Tereza e Santo se cruzam. Representando Nossa Senhora e São José, os dois se jogam nas águas do rio e, ali, o Velho Chico une seus caminhos. O amor proibido acaba sendo descoberto pelo pai da jovem: Afrânio, o Saruê. Diante da situação, ele tranca a filha em um internato em Salvador bem longe de seu amado. Porém, a menina começa a enviar cartas que nunca chegariam a Santo – interceptadas por Luzia – , dizendo que dali a um tempo nasceria o filho deles: Miguel.

Mas o amor de Maria Tereza e Santo não gerou apenas bons frutos, mas também despertou o ódio em muita gente. Além de Luzia fazer de tudo para impedir que o amado tivesse qualquer notícia da filha de Afrânio, Cícero (Pablo Morais), empregado de Saruê, nutria uma paixão pela filha do patrão. Por isso, tentou assassinar Santo, mas acabou acertando Belmiro.

A VOLTA

Tempos depois, Maria Tereza deixa o internato e volta para Grotas de São Francisco. E é ali que o Velho Chico torna a guiar o curso desta história e deste grande amor.

Por A.

Atualizado em 14 Mar 2016.