Guia da Semana

Hoje, uma dieta saudável não se resume apenas a contar às calorias que você come. Para emagrecer e perceber os benefícios de um cardápio correto é preciso conhecer mais os alimentos para saber quais podem trazer benefícios não apenas para a estética, mas também para o equilíbrio corporal.

+ Cofira os alimentos que fazem bem para a pele e para o cabelo
+ Saiba mais sobre os benefícios do Vinho
+ Entenda a diferença entre as nomenclaturas diet, light e zero

Essa é a proposta da boa nutrição, onde o cardápio tem a função de nutrir o organismo. Nesse contexto, os alimentos atuam como verdadeiros remédios naturais na prevenção e tratamento de doenças. E, apesar de cada um agir de uma forma em cada pessoa, existem alguns alimentos no cardápio que podem fazer bem a maioria das pessoas. Com base nesse princípio, segue abaixo uma lista com alguns alimentos funcionais que você deve incluir na rotina para melhorar a saúde, fortalecer a imunidade e manter o equilíbrio corporal.

Suco de uva integral

É rico em resveratrol e outros flavonóides que atum como um poderoso antioxidante e um antiinflamatório natural. O suco também evita a formação de gordura nos vasos sanguíneos. Para aproveitar os benefícios basta consumir um dose de 250ml por dia, desde que ele seja integral.

Azeite de Oliva Extra virgem

Rico em ácidos graxos que protegem o corpo, o cérebro, o sistema nervoso e o coração, atuando como uma barreira para o organismo. O azeite deve ser guardado sempre longe do fogão e escolher aqueles com embalagem de vidro escura, com PH menor que 5% e prensados a frio.

Açaí

Apesar de bem gorduroso, seu consumo é indicado por ter uma gordura boa para o organismo, além de vitaminas, ferro, cálcio, potássio e fibra. Ele tem ação antioxidante e é uma boa opção para repor a energia e melhorar o funcionamento do intestino. Só não vale exagerar no consumo, pois o açaí é calórico.

Peixes

Apesar de o Brasil ser um país com uma grande quantidade de peixes pelo vasto litoral, a população não tem o hábito de consumi-los freqüentemente. Os peixes em geral, são ricos em ômega 3, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, ajudam a controlar a pressão arterial, podem ter efeito positivo no tratamento da depressão e melhoram a memória. Os peixes mais ricos nessa gordura boa são a sardinha, o atum e o salmão.

Chá Verde

Conhecido por ser um aliado do emagrecimento, o chá verde se destaca por ser rico em flavonóides, esse composto protege e coração. Ele também ajuda a desintoxicar o sistema digestivo.

Aveia

Não há nenhum alimento perfeito, mas a aveia está perto. Ela atua como uma “vassoura” no organismo, eliminando toxinas e diminuir o colesterol LDL. É uma excelente fonte de carboidrato de boa qualidade, além de ser um dos cereais mais ricos em proteína. É também uma grande fonte de fibra, minerais e vitaminas

Castanha do Pará

Essa fruta oleaginosa contém grandes quantidades de vitaminas e minerais, principalmente o selênio, que atua no controle da tireóide, ajuda na prevenção de infarto, derrame, hipertensão arterial, câncer e diabetes. Por também ser rica em zinco, auxilia na melhora do sistema imunológico. Outro benefício é para quem quer perder peso, pois ajuda no emagrecimento.

Quinoa

Esse grão é considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como alimento completo, perfeito. Isso porque é rica em aminoácidos, vitaminas, minerais, carboidratos, fibras e nutracêuticos. Com isso, seu consumo garante melhorar a saúde como um todo e não há contrindicação ao seu consumo. Estudos mostram que ela ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, derrame, prisão de ventre, fadiga, cansaço e depressão. Ainda ajuda a emagrecer e melhora o sistema imunológico. Além disso, é fácil de cozinhar, pois pode ser feita da mesma forma que o arroz, ou podemos encontrá-la sob a forma de flocos ou pó.

Ovos

Ele é rico em ferro e vitaminas do complexo B, A e D. Além disso, o corpo aproveita todos os seus nutrientes para formar e dar manutenção para células, músculos, e para o sistema nervoso e imunológico.

Couve-flor e brócolis

Os chamados alimentos brássicos se destacam pela presença de vitaminas, que melhoram a absorção de ferro e zinco no corpo.

Banana

A fruta é rica em potássio, fibra e vitaminas do complexo B, C e A. Ela também é rica em magnésio, cálcio, ferro, ácido fólico, abastecendo o corpo com uma grande variedade de nutrientes. Pesquisas comprovam que consumidas quando verde, a banana também pode reduzir as taxas de colesterol e melhorar o funcionamento do intestino.

Orégano

Também usado para dar um sabor diferente as receitas, o tempero tem propriedades funcionais. Ele pode ser usado no tratamento de doenças estomacais, é expectorante, antisséptico, diurético e ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

Cacau

Presente na versão em pó e em chocolates amargos, o alimento ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Ele também atua como antiinflamatório e fortalece o sistema imunológico. O cacau ainda é fonte de vitamina A, E, complexo B, ácido fólico, magnésio, potássio, cálcio, zinco, entre outros.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 17 Nov 2013.