Guia da Semana

Localizada no coração da Praça XV, está a Brasserie Rosário, do empresário e padeiro Luiz Antonio Rodrigues, que já esteve à frente da comissão que revitalizou essa parte da cidade, transformando a região em um dos mais importantes polos de cultura e gastronomia do Rio.

+ Delirium Café prepara surpresa para St Patrick's Day
+ Conheça os ovos que serão destaque na Páscoa de 2013

Segundo Luiz, o conceito de brasserie surgiu na Alemanha, e eram cervejarias artesanais todas feitas de bronze, “mas para que os frequentadores não ficassem bêbados rapidamente, cada cervejaria criou um prato, uma especialidade. Os franceses importaram esse conceito e tornaram a brasserie um lugar internacional, para reunir amigos, beber e apreciar uma especialidade gastronômica.”

E é assim o clima da casa, que tem um cardápio que vai de entradinhas, bruschettas, pães diversos, saladas, quiches, carpaccios e grelhados até os pratos principais à base de frutos do mar ou carne. Além de drinks refrescantes e uma carta de vinhos e espumantes bem variada.

Mas a especialidade mesmo são os pães.“A elaboração de nossos pães se dá da mesma forma como eram feitos antigamente na França, com um fermento líquido natural, preparado durante sete dias. Uma técnica desenvolvida pela Gaetan Paris e adaptada ao clima brasileiro. A farinha utilizada também é especial, produzida no Moinho Vera Cruz, em Minas Gerais”, conta o empresário.

Para comemorar a Páscoa, a Brasserie Rosário prepara dois pratos exclusivos, de dar água na boca: um Risoto de Bacalhau e um Cassolette de Frutos do Mar.

O Risoto leva o tradicional arroz arbóreo com Bacalhau do Porto Imperial, desfiado e acebolado, tomatinhos cereja, um pouco de limão para temperar e castanhas de caju picadas por cima. O prato custa R$ 53 e serve uma pessoa.

Já o Cassolette de Frutos do Mar é uma cassarola recheada com polvo, lula, camarão, tomatinhos cereja, temperados com vinho branco, creme fresco e anis estrelado. Custa R$ 39 e também serve uma pessoa.

Para a sobremesa, além das tarteletes, macarrons, amandines e brownie são produzidos doces especiais à base do chocolate belga Calibut.

Luiz Antonio termina a conversa com uma citação que gosta muito: “Brasseries são casamentos ungidos pela sabedoria de quem faz a comida, temperados pelo amor e amizade à mesa, abençoados pelo tempo”.

Um ótimo lugar para passar o almoço de Páscoa em família, degustando uma gastronomia de primeira, cercado pela atmosfera do Rio Antigo ao som do melhor jazz ao vivo.

Por Silvia Contar

Atualizado em 22 Fev 2013.