Guia da Semana

Entre os dias 12 de abril e 12 de maio acontece a segunda edição do concurso Comida di Buteco. Assim como na edição passada, um grupo de jurados irá escolher junto com o público o melhor bar de São Paulo - ao todo, 50 casas participarão da disputa.

Uma das novidades desse ano é a obrigatoriedade de dois ingredientes na preparação dos petiscos. Os aperitivos devem conter mandioca e/ou linguiça ou seus variáveis. Segundo a organização do evento, essa medida estimula a criatividade dos competidores, já que as receitas precisam ser exclusivas e únicas.

A escolha do melhor bar de São Paulo é feita a partir de uma nota de zero a dez. A avaliação é realizada por categorias: “petiscos” (que valem 70% da nota), “higiene”, “atendimento” e “temperatura da bebida” (cada um valendo 10%).

Os bares participantes precisam estar classificados como "espontâneos", que significa que o dono do estabelecimento necessariamente administra o negócio. Essa característica faz com que cada local seja único e carregue um pouco da personalidade de seu proprietário.

Desde sua criação, em 2000, esta será a primeira vez que o Comida di Boteco acontecerá simultaneamente em todas as cidades participantes. São 16 cidades do país: São Paulo(SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Preto (SP), Rio Preto (SP), Salvador (BA) e Uberlândia (MG)

Criado com a missão de resgatar e valorizar a cozinha de raiz no Brasil e estimular novas criações nos pequenos estabelecimentos, o Comida di Buteco vem cumprindo um importante papel de fomento à cultura gastronômica. O concurso incentiva o desenvolvimento do setor e principalmente ajuda a demarcar circuitos urbanos de sociabilidade e lazer através da boa cozinha dos botecos.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 8 Abr 2013.