Guia da Semana

Se você recebesse um convite para degustar uma porção de “Cueca Virada”, qual seria sua reação? Não gostou? Que tal pedir ao garçom um “Chico Balanceado” ou, quem sabe, um generoso prato de “Farrapo Velho” com bastante caldo?

+ Confira os melhores restaurantes da cidade de São Paulo
+ Veja a lista de restaurantes delívery para te salvar da larica

Não pense que você está com problemas de visão ao ler os nomes destas invenções gastronômicas nacionais e internacionais. Você acabou de conhecer apenas alguns dos pratos que possuem nomeações pra lá de engraçadas e diferentes do usual. Mas não deixe se enganar pelos detalhes dos nomes: apesar desta particularidade nada comum, o sabor e a originalidade dessas receitas deixam qualquer um com água na boca. Graças ao talento de chefes de cozinha, confeiteiros e cozinheiros especializados em misturar sabores típicos de cada região do país e do mundo, os pratos são memoráveis.

E para saciar sua curiosidade sobre o que seria “Farrapo Velho”, “Cueca Virada” e “Chico Balanceado”, trazemos uma lista de comidas com nomes diferentes, mas que trazem sabores agradáveis ao paladar.

Cueca Virada

Esqueça tudo o que lhe vir à cabeça ao ler o nome deste delicioso bolinho trazido pelos Italianos ao Brasil. Ele é feito com fermento, leite, farinha, margarina, ovos, açúcar e uma pitadinha de sal. Depois de misturar a massa e fritá-la, basta enrolar os bolinhos em uma tigela com açúcar e canela que você nem vai se importar em comer várias porções de “cueca virada” quando sentir vontade.

Farrapo Velho

Esse é um prato criado pelos portugueses, e que no Brasil ganhou bastante popularidade nas regiões Sul e Centro-Oeste. É composto por sobras de bacalhau misturadas com batatas cozidas, couve e variados legumes que são selecionados de acordo com o gosto de quem vai prepará-lo. Fazer o “Farrapo Velho” é muito simples. Basta acrescentar todos os ingredientes em uma panela, levá-la ao fogo baixo com temperos e condimentos (azeite, alho, cebola, salsinha, etc) e deixar cozinhar por dez minutos. É rápido e saboroso!

Chico Balanceado

Imagine como seria inusitado chegar a uma confeitaria e pedir um “Chico Balanceado” bem cremoso. Se você mora em alguma cidade do Sul do país ou tem conhecimento da cultura gastronômica da região, não achará isso tão estranho assim. Já que essa sobremesa preparada com creme, suspiro e banana é super comum nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com esse nome, já que em outras regiões pode ser conhecido como “Manezinho Araújo” ou “Pé de Anjo”.

Mané Pelado

Calma, calma! Não é nada disso que você está pensando. Por mais estranho que pareça, ainda estamos falando das receitas com os nomes mais diferentes. O “Mané Pelado” é um bolo que mistura ingredientes de sabores contrastantes: a mandioca, o queijo minas e o coco ralado, além do açúcar, fermento, ovos e do leite de coco que deixam este confeito indescritivelmente delicioso!

Vaca Atolada

Poderia ser a descrição de uma tragédia pecuária, mas não é. A “vaca atolada” é uma receita do interior brasileiro, muito popular nos estados de São Paulo e Minas Gerais. É o resultado obtido após o cozimento da mandioca (descascada) com a costela de boi que realmente vai muito bem com arroz branco ou integral.

Polenta Suja

O nome chega a ser injusto para uma receita tão gostosa e nutritiva como esta. A polenta é basicamente uma sopa de fubá, que traz saciedade e leveza ao estômago, mas, a “polenta suja” é mais incrementada e saborosa, pois é feita com frango caipira, molho de tomate, manjericão, tomate picado, cebola, alho e sal, perfeita para quem faz dietas e busca o preparo de uma refeição rápida e riquíssima em nutrientes e proteínas.

Nego Bom

Este é sem dúvidas um dos mais irreverentes nomes de nossa culinária. O “Nego Bom” é um doce preparado com banana prata, limão e açúcar. Ao misturar estes ingredientes, basta colocar o resultado da mistura em uma panela sobre fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Detalhe: primeiro são misturados a banana e o açúcar, depois o limão. Quando a massa estiver consistente, é só confeccionar os docinhos em forma de tabletes e passá-los em um prato com bastante açúcar.

Arroz de Pica no Chão

Pode parecer brincadeira, mas acredite: Esse é o nome de um prato típico de Portugal que é feito com toucinho e frango, além de temperos e condimentos que o tornam referência entre os principais restaurantes do país.

E não pense que acaba por aqui esta lista, porque ainda há diversas receitas com nomes exóticos, como por exemplo:

Caldo de sururu

Feito à base de leite de coco, dendê e do próprio sururu, um molusco que é encontrado no mar ou nos manguezais.

Sarapatel

Preparado com os miúdos do porco, incluindo o sangue em cozimento com temperos e legumes.

Biju

Biscoito semelhante à tapioca, feito com margarina, farinha de trigo, claras e açúcar.

Mugunzá

Mingau de milho branco misturado com leite de coco.

Bicho-de-pé

Docinho em formato circular feito com leite condensado, margarina e gelatina em pó com sabor.

Sovaco de cobra

Refeição que mistura diversos ingredientes, tais como a carne de sol, ovos de codorna cozidos, palmito e queijo coalho.

Existem muitas outras receitas que despertam a curiosidade e a dúvida entre provar ou não seus sabores baseando-se no que sugere o nome de cada uma delas. Mas vale a experiência e o sabor, não é mesmo? Aventure-se na cozinha, sirva pratos com nomes inusitados, e bom apetite!

Atualizado em 29 Out 2013.