Guia da Semana

Como fazer um jantar romântico em casa

O Guia da Semana te ajuda a preparar um jantar especial

O Dia dos Namorados pede uma comemoração especial. Pode ser um jantar romântico, uma noite especial ou até mesmo uma festa bacana. A ideia é surpreender a amada – ou o amado.

O Guia da Semana já te ajudou a escolher uma cesta de café da manhã especial e a escolher o melhor restaurante para a data festiva. Porém, se a sua ideia é preparar um jantar a luz de velas para o companheiro - ou companheira -, nós também te ajudamos!

Confira abaixo um passo a passo para fazer um jantar romântico em casa:

1 - O primeiro passo é escolher o ambiente perfeito. Pode ser a cozinha, a sala de jantar ou até mesmo o seu quarto. O que importa é ter um espaço para você preparar a mesa do jantar.

2 – Depois de escolher o local perfeito é a hora de deixar ele nos trinks. Ele precisa estar limpo, sem poeira e bem cheiroso. Além disso, vale dar uma arrumada em todo o ambiente. Se o local escolhido for a cozinha, trate de dar uma geral na pia e fogão – não pega bem deixar a mesa lindíssima e ao redor estar uma bagunça.

3 – A mesa é o centro das atenções. Escolha uma toalha bonita, assim como pratos, copos e talheres bacanas.

4 – Depois de ajeitar o básico, vale partir para a decoração especial. E nesse quesito tudo é permitido: velas, flores – rosas vermelhas são uma ótima opção –, pelúcia... o que você achar que combina com o clima que você quer dar para o jantar.

5 - Os aromas também são importantíssimos para definir o clima do jantar. Claro que o aroma do prato escolhido vai dominar o ambiente no momento da ceia, mas antes de chagar a hora de saborear o quitute, que tal investir em velas aromáticas, incensos ou em aromatizadores de ambientes?

6 – Um bom jantar merece uma bebida especial. Vinho, champagne, espumante ou até mesmo sucos são ótimas opções. Se a ideia é continuar com o clima romântico após o jantar, aposte em bebidas afrodisíacas.

7 – O prato da noite é a chave do jantar. De nada adianta fazer os itens acima se o menu não estiver saboroso. Se você for o cozinheiro da noite, escolha um prato que você saiba fazer ou que já tenha feito antes – é sempre um tiro no escuro experimentar um novo prato em uma data importante. Já se o jantar for encomendado, tente escolher um prato que a sua companheira – ou companheiro – goste, assim não tem erro dela ou dele não curtir o cardápio.

8 – Depois de tudo isso, a dica é curtir todos os momentos. Escolha uma música legal e um repertório de conversas alegres e divertidas – ninguém merece conversar sobre trabalho e casos estressantes no jantar de Dia dos Namorados. 

Atualizado em 25 Jun 2014.

Por Anna Thereza de Almeida
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Restaurantes participantes do "Pesadelo na Cozinha" para conhecer em SP

Confira um roteiro com casas que foram renovadas pelo chef Erick Jacquin durante o reality show

Restaurante Abbraccio inaugura unidade na Avenida Paulista

Estabelecimento ganha novo visual e fica localizado no Shopping Center 3

Confira onde comer Poke em SP, prato havaiano que é tendência gastronômica

O prato leva peixe cru cortado em cubos, servido com arroz, salada, frutas, algas e molho

Recém-inaugurado restaurante Basilicata, no Bixiga, tem cardápio inspirado em receitas do sul da Itália

Casa tem ambiente acolhedor e familiar; provamos os pratos e contamos o que achamos

Comer fora está caro? Confira 6 dicas para conseguir bons descontos em restaurantes de SP

Conheça sites, aplicativos e outros truques para pagar menos nos melhores restaurantes da cidade

20 restaurantes em SP que oferecem pratos bem quentes e cremosos para o inverno

Veja um roteiro com pratos perfeitos para saborear nos dias de baixa tempertura