Guia da Semana

Por mais que seja tradicional em época de festas juninas, o pinhão vai muito além de ser somente um prato típico das comemorações caipiras, viu? Por proporcionar diversos benefícios a nossa saúde, já passou da hora de essa semente da araucária — árvore tradicional do Paraná — ser incluída na dieta dos brasileiros! Pronto para nunca mais encarar o pinhão apenas como um ingrediente a mais dos quitutes das festas juninas? Então confira nosso post de hoje e descubra todo o potencial desse alimento:

Ajuda no funcionamento do intestino

Como a semente do pinhão é uma ótima fonte de fibras, consequentemente se torna uma aliada e tanto ao bom funcionamento do intestino. E só isso já é motivo suficiente para você incluir o pinhão em sua dieta hoje mesmo! Mas ainda tem muito mais!

Ajuda na saúde dos olhos

O pinhão é um alimento que possui luteína, um antioxidante fundamental para prevenir diversas doenças do olho — como a catarata e a degeneração macular, por exemplo. O pinhão ainda contém vitamina A, mais um elemento importantíssimo para a saúde dos olhos.

Pinhão

Ajuda na perda de peso

Embora seja um alimento rico em gorduras, o consumo regular de pinhão pode ajudar na perda daqueles quilinhos a mais que tanto te incomodam. O grande responsável por esse efeito é o ácido pinoleic, que atua na liberação de dois hormônios supressores da fome. Que tal unir o útil ao agradável?

Ajuda a retardar o envelhecimento

Os antioxidantes presentes no pinhão têm o poder de retardar o processo de envelhecimento, já que auxiliam na eliminação dos radicais livres do nosso organismo. O resultado? Uma pele mais bonita e cheia de vida, além de diminuir também o risco do surgimento de diversos outros males diretamente ligados aos radicais livres!

Ajuda também o coração

Você sabia que os pinhões ajudam a ter um coração mais saudável? Afinal de contas, o alimento é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, que são associadas a taxas reduzidas de colesterol e uma menor incidência de ataques do coração. Além disso, o alimento também é rico nas vitaminas K e E, além de manganês, cobre e ferro.

Ajuda a matar a fome

Todos esses benefícios do pinhão deram água na boca? Então confira a seguir 2 saborosíssimas receitas com pinhão:

Salada de agrião e pinhão

Ingredientes

  • 4 xícaras de chá de pinhões cozidos;

  • 1 cebola roxa grande cortada em cubinhos;

  • 4 xícaras de chá de folhas de agrião;

  • 1 xícara de chá de cebolinha verde picadinha.

Molho

  • 2 colheres de sopa de suco de limão ;

  • 1/4 de xícara de chá de azeite;

  • 1 colher de sopa de mostarda;

  • 1 colher de sopa de mel;

  • Sal e pimenta do reino à vontade.

Modo de preparo

Corte os pinhões em rodelinhas e depois os misture em uma saladeira juntamente com o agrião, a cebolinha e a cebola. Já para o molho, que dá um toque todo especial à receita, acrescente em um recipiente todos os ingredientes e mexa até conseguir um molho homogêneo. Despeje delicadamente o molho na salada e misture. Aí é só servir!

Arroz com pinhão

arroz com pinhão

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de arroz;

  • 3 xícaras de chá de pinhões cozidos, descascados e picados;

  • 1 xícara de chá de azeite;

  • 2 xícaras de chá de água quente;

  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Lave o arroz muito bem e depois o escorra. Em uma panela, aqueça o azeite e, logo em seguida, acrescente o arroz lavado. Mexa até que tudo fique bem soltinho. Adicione o sal e os pinhões e depois cubra parcialmente com a água quente. Deixe cozinhando em fogo brando até o arroz ficar macio. Vale ressaltar que o pinhão deve ser cozido com antecedência, ok?

O pinhão pode ser consumido somente cozido ou preparado juntamente com outros alimentos. Aí vai da criatividade de cada um! Também pode ser consumido na forma de farinha, incluído em receitas de massas e pães. Viu como, além de delicioso, o pinhão é super versátil?

Pronto para colocar a mão na massa e fazer muitas receitas com o pinhão, desfrutando, assim, de todos os seus benefícios? Tem o hábito de consumir o alimento? Conte como inclui o pinhão em sua dieta e aproveite para dividir suas receitinhas conosco!

Atualizado em 15 Jun 2016.