Guia da Semana

Há 20 anos, não seria possível adivinhar que a cozinha francesa se encaixaria tão bem no paladar brasileiro e que, hoje, haveria tantos restaurantes franceses super-disputados por clientes paulistanos e cariocas. Alguns dos responsáveis por essa influência estão no novo documentário Por Que Você Partiu?, de Eric Belhassen, que estreia no dia 16 de agosto nos cinemas.

+ Saiba mais sobre o documentário "Por Que Você Partiu?"
+ Confira salas e horários para assistir ao filme
+ Aprenda a harmonizar pizzas e vinhos

Seis chefs franceses, que decidiram mudar de vida e construir carreira no Brasil, são apresentados no longa. Em comum, os protagonistas e o diretor têm o desapego e a ambição de construir seu próprio negócio, com seu próprio esforço – o que fizeram com perfeição. Conheça melhor estes personagens que trouxeram um pouco da cozinha francesa, e de sua história, para as terras brasileiras:

Erick Jacquin

Espontâneo e passional, Jacquin é considerado o “mais brasileiro” dos cozinheiros franceses. Temido e amado pelos funcionários, ele comanda o restaurante “La Brasserie”, em São Paulo, acorda cedo para comprar seus produtos frescos e não pensa duas vezes antes de comer um pastel de feira – seja qual for o horário.

Jacquin foi o primeiro cozinheiro da família, nascido na província de Dur Sur Auron no centro da França. “Apesar disso, acho que foi a cultura da minha família que me fez querer ser cozinheiro... O cheiro da casa da minha mãe é algo muito marcante. Se você pensar, todo o prazer que a gente tem na vida acontece numa mesa.”

Emmanuel Bassoleil

Criado em Auxonne, numa família tradicional, Bassoleil seguiu o desejo do pai de se tornar cozinheiro, estudando numa escola técnica de hotelaria em Dijon, na França, mas contrariou todas as expectativas dos pais ao anunciar que estava de mudança. Para onde? Para Paris, para dar uma volta ao mundo, para Israel e, finalmente, para o Brasil, onde acabou ficando e por onde se apaixonou. Bassoleil comanda, hoje, o restaurante Skye, no hotel Unique em São Paulo.

Alain Uzan

Nascido em Paris e filho de cozinheiro, Uzan decidiu sua profissão bem cedo. Os pais tinham uma pizzaria, mas não o deixaram trabalhar na cozinha até que passasse por todos os outros trabalhos da casa: lavar o chão, lavar as louças, servir as mesas. Talentoso e ambicioso, ele comprou um dos restaurantes do pai e, depois, decidiu ser seu próprio chefe no Brasil. Hoje, Uzan cuida da cozinha do restaurante Avek, em São Paulo.

Fréderic Monnier

Fréderic Monnier é um dos mais emotivos entre os chefs que participam do documentário. Cabeça-dura como o pai, Monnier tinha a opção de trabalhar ao lado dele, mas quis sair da França por um motivo nada convencional: uma decepção amorosa. Por sorte, encontrou no Brasil o apoio de que precisava e, hoje, é chef da Brasserie Rosário, no Rio de Janeiro.

Laurent Suaudeau

Nascido em Cholet, Suaudeau veio ao Brasil por acaso. Ao contrário dos colegas, ele não tinha o espírito aventureiro nem sonhava em ser dono do próprio negócio. Mas era um dos melhores funcionários do chef Paul Bocuse, um dos mais renomados do país e, quando o próprio Bocuse o intimou a ir cuidar pessoalmente de um restaurante no Rio de Janeiro, Le Saint-Honoré, Suaudeau não pôde recusar. Hoje, ele comanda a Escola da Arte Culinária Laurent.

Roland Villard

Outro viajante compulsivo, Roland Villard já passou pela Costa do Marfim antes de vir para o Brasil assumir a cozinha do Le Pré Catalan, no hotel Sofitel em Copacapana. Natural de St. Etienne, ele se formou na cidade de Chantilly e nunca pensou em seguir outra profissão. Recentemente, Villard ajudou a trazer ao país uma filial da escola francesa Cordon Bleu, com a preocupação de abrir bolsas para pessoas carentes.

Por Juliana Varella

Atualizado em 8 Ago 2013.