Guia da Semana

O clericot é uma bebida de origem francesa, que passou a fazer muito sucesso nos países latinos, onde sua receita foi modificada. Para ficar mais refrescante, em vez de vinho tinto, passou a ser preparada com vinho branco ou espumante, cubos de frutas e açúcar. Pêssego, pêra, morango e maçã são as mais utilizadas.

+ Degustação de vinhos em Porto Alegre

O vinho deve ser seco, já que as frutas têm e o açúcar deixam a bebida doce. As jarras ideais devem ser bojudas e com bico dobrado, pois ele tem a função de reter os componentes sólidos enquanto o líquido é servido.

O drink pertence à família dos ponches, que é a denominação para misturas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e que, em algumas versões, incluem frutas. Hoje, existem vários tipos de receitas, inclusive com saquê, tequila ou vodka.

Receita do clericot tradicional

Ingredientes:

- 1 garrafa de vinho branco ou espumante seco gelado;
- 2 xícaras de frutas picadas;
- 2 cálices de licor de laranja;
- Gelo picado;
- Açúcar a gosto.

Como preparar:

Utilize uma jarra e despeje sobre as frutas o licor, deixando elas marinarem por alguns minutos. Adicione o vinho branco ou o espumante bem gelado e coloque o gelo. Adoce se achar necessário. Sirva a jarra com uma colher ou palitos para que as pessoas possam servir-se das frutas nas taças também.

Onde encontrar clericot em Porto Alegre

» 72 New York
» Apê do Pilar
» Applebee's
» Caminito Bar & Café
» Complex
» Dado Pub
» El Basco Loco
» Entreato Pub
» Faro Dining Room & Bar
» Maryland Chopperia
» Odessa de Isaac Babel
» Palermo Hollywood Resto-Bar
» Press Restaurante e Café
» Riversides Shikki Café
» Santuá Boteco
» Tehama Tex-Mex
» Vilaró Parrilla Lounge
» Z Café

Por Lucila Rosa

Atualizado em 19 Jul 2013.