Guia da Semana

O Eataly São Paulo acaba de inaugurar uma novidade que vai deixar os fãs da comida italiana bem satisfeitos. A Trattoria Italia, novo restaurante instalado no térreo do mercado, veio para preencher o posto de restaurante típico da culinária clássica. Apesar de todas os estabelecimentos no local homenagearem a comida italiana, a casa trouxe mais vida ao mercado e as qualidades da Itália que mais amamos: fartura, muita massa e aquele ar de almoço de domingo em família.

Ambiente

Inaugurado no final de março, o restaurante tem características de uma típica trattoria da Itália com direito a toalhas xadrezes, velas nas mesas, garrafas penduradas no teto e fotos das diversas regiões italianas na parede.

Menu inspirado nas diversidades da Itália

O grande diferencial da casa é a escolha de criar menus sazonais que irão homenagear diferentes partes da Itália, exaltando as diversidades da culinária italiana, seja mostrando seus diferentes cortes de massa, os vegetais de cada estação, os queijos e os embutidos de cada região.

A cada três meses, o cardápio da Trattoria Itália homenageará uma região local. Para começar, pratos da região da Campania compõem o menu elaborado pelo chef executivo do Eataly, José Barattino. Sendo assim, os frequentadores vão encontrar pratos clássicos, como nhoque, mas também opções menos óbvias, como frutos do mar.

Extremamente representada no Brasil, o cardápio da Campania tem um esqueleto enxuto, porém bem italiano, composto de antepastos, primeiro e segundo prato e sobremesa e explora ingredientes como a mozzarella, peixes e frutos do mar.

Para começar, Mozzarella in Carozza (Fatias de mozzarella de búfala com anchovas empanadas), Impepata di Cozze (Mexilhões cozidos no próprio caldo e vinho branco) e a Pizza Fritta (Clássica pizza frita napolitana com mozzarella e pomodoro). Já entre as primeiras opções de pratos, o Spaguetti alla Nerano (spaguetti com abobrinha e pronovole) e o Gnocchi alla Sorrentina (gnocchi de batatas ao pomodoro gratinado com mozzarella de búfala) direto da cidade de Sorrento.


Braciola Napoletana (Foto: Divulgação)

Já as sugestões de segundo prato, destaque para a Braciola Napoletana (carne recheada de legumes, uva passa e guanciale cozidos em seu próprio molho), Polipetti Pomodoro e Peperoncino (Polvo e lula cozidos com legumes, tomate e peperoncino) e o especial, Coniglio all’ ischitana (coelho cozido em seu molho com vinho branco e manjericão). Para fechar com chave de ouro, a famosíssima Pastiera (torta de ricota com pinolis e frutas secas) e a irresistível Babá Napoletano (tradicional bolo napolitano embebido em calda de açúcar).

No primeiro mês de abertura, o menu regional traz também um prato elaborado por um chef convidado. Para abrir a temporada da Campania, o chef Antonio Maiolica, do restaurante Forquilha, de São Paulo, apresenta o Linguine al Nero di seppia com mini polvo e farofa de foccacia.

A Trattoria deve receber nos primeiros meses de abertura vários convidados para representar a cultura napolitana, estão previstos desde cantores, artistas plásticos à outros chefs. Para os próximos meses, já estão definidos um cardápio dedicado a região do Veneto, seguido da famosa região do Piemonte. A Trattoria Itália funcionará no antigo restaurante La Piazza.

Por Marina Marques

Atualizado em 25 Abr 2017.