Guia da Semana

Para comemorar o aniversário de uma das maiores cidades do país, além de shows, oficinas e uma extensa programação gratuita, um bolo com uma quantidade de metros proporcional à idade de São Paulo é oferecido aos moradores como forma de comemoração. Afinal, o que é um aniversário sem bolo?

+ Confira a programação do Centro de São Paulo
+
Veja a programação do Aniversário de São Paulo
+ Confira onde comer um bom bolo em SP

Mudando conforme o tempo, o Guia da Semana foi investigar algumas das peculiaridades sobre um dos principais eventos do aniversário da cidade. Confira!

Como tudo começou

Armandinho Puglisi, uma figura lendária no bairro do Bixiga foi quem deu início a uma das principais tradições da cidade.

O presidente da Vai-Vai e agitador cultural do bairro teve a ideia e fazia questão de mantê-la – mesmo sendo alterada nos últimos anos, a distribuição do doce ainda acontece na cidade

Métodos e táticas

Em um passado não tão distante, repórteres, jornalistas e uma multidão de paulistanos se reuniam no bairro do Bixiga no centro de São Paulo para conseguir sua parcela de um dos mais tradicionais ritos no aniversário da cidade: o bolo gigante.


Em meio a cotoveladas e chutes na canela, valia de tudo para garantir a maior quantidade de bolo possível na maior velocidade – um pequeno vacilo e você saia de lá de mãos abanando.

Aqui, o trabalho em equipe era indispensável: pás de lixo, caixas de isopor, sacolas de mercado e até mesmos sacos de lixo eram utilizados na epopeia de se conseguir sua fração da materialização da comemoração de uma das maiores cidades do país.

Um sabor especial

Com seu bolo de bolo em mãos, você já está pronto para degustar uma explosão de sabores que só São Paulo pode te oferecer. Mas, qual o sabor do quitute quilométrico?

Perguntamos em um grupo no Facebook qual seria o possível sabor do bolo de São Paulo:

Não se sabe ao certo qual o verdadeiro e original sabor do bolo quilométrico de São Paulo. Creme, glacê, cobertura de marshmallow e adornos com confeitos coloridos são algumas das hipóteses e sabores mais aceitáveis e plausíveis a respeito do quitute.

A nova versão

Sem bagunça, correria, acotovelamentos ou pás de lixo: no ano de 2012, a prefeitura de São Paulo resolveu adotar um método mais higiênico e prático para a distribuição do bolo. Já cortado e com sabores variados, o bolo é distribuído para todos aqueles que entram na fila.


Muito mais simbólico (e menos divertido) que o anterior, é servido em paralelo ao bolo pães-de-ló já industrializados. Para você que não tinha habilidades ou a coragem de comer o antigo bolo, agora é a sua vez.

Por Leila Vieira

Atualizado em 15 Jan 2015.