Guia da Semana

Onde comer Bacalhau no Rio de Janeiro

Já que para comer bacalhau não precisa de desculpa, o Guia da Semana fez um roteiro pela Cidade Maravilhosa para apreciar a iguaria

A Semana Santa acontece, anualmente, entre março e abril. Mas, para os brasileiros, não existe época para comer bacalhau. Uma tradição portuguesa, o prato passa por várias gerações, adaptações, bairros... mas continua delicioso.

O Guia da Semana preparou uma lista de algumas casas que o servem de maneira nem tão convencional, mas igualmente saborosa.

Barsa, Cadeg (Benfica)

Cadeg

O restaurante do chef Marcelo Barcellos é um achado. Localizado dentro da CADEG, em Benfica, a casa fica perfumada pelas flores e especiarias, que são referência no mercado. Um dos destaques Bacalhau da Mena (Dona Mena é a mãe do chef), com pedaços gratinados servidos com batata, rolinhos de couve, ovos cozidos, tiras de pimentão amarelo, cebola e jiló, regado com molho vinagrete de ervas frescas.

Adegão Português, São Cristóvão

O Adegão Português fica em frente ao Campo de São Cristóvão e já foi visitado por ilustres como ex-presidente Juscelino Kubitschek e Ulysses Guimarães. Recentemente, abriu uma filial no Rio Design, mas a boa pedida é o tradicional Bacalhau à João Mendes, em que a posta é assada com batatas em rodelas e cebolas refogadas no azeite.

Rei do Bacalhau da Ilha, Jardim Guanabara

Rei do Bacalhau da Ilha, Jardim Guanabara

Na Praia da Bica, o Rei do Bacalhau da Ilha traz um delicioso Bacalhau à Zé do Pipo: pedaços de bacalhau refogado no azeite com cebola,brócolis,purê de batata gratinado.

Bistrô Villarino, av. Rio Branco (Centro)

Funcionando desde 2007 numa das avenidas mais movimentadas do Rio o Bistrô Villarin tem, já na entrada, uma adega climatizada, com cerca de 350 rótulos de vinho. Mas, como o assunto aqui é o peixe, a peida é Lombo de Bacalhau Grelhado, Acompanha Batatas Coradas no Perfume de Manteiga de Sálvia e Talharim de Legumes. 

Antiquarius Grill, Barra Shopping (Barra da Tijuca)

Antiquarius Grill Barra Shopping

O restaurante é uma variação do Antiquarius do Leblon. Com um conceito mais contemporâneo e despojado, a casa localizada no maior shopping do Rio mantém várias receitas do original, como o Bacalhau Nunca-Chega: bacalhau, ovos batidos e batata palha, preparados na frigideira.

Alfaia, Copacabana

Localizado na rua Inhangá, tudo no Alfaia lembra Portugal. Decoração, pratos... Para pedir, Bacalhau Patuscada: Pedaços de lombo grelhado com batatas, brócolis, ovos cozidos e alho dourado no azeite.

Mensateria Portucale

Mensateria Portucale

Localizado na Barra da Tijuca, o Mensateria tem o desafio da culinária portuguesa contemporânea. Para testar, é bom começar pelo Bacalhau de Algarve, feito com lombo de bacalhau, batata, ervilha torta no vapor e cascata de cebola ao azeite extra-virgem e vinho do porto.

Atualizado em 27 Mar 2013.

Por Marco Sá
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Chocolamour: onde comer a mistura mais gostosa de sorvete com chocolate em SP

Confira um roteiro e descubra onde provar a tradicional sobremesa de sorvete, chocolate e farofa doce!

Restaurantes participantes do "Pesadelo na Cozinha" para conhecer em SP

Confira um roteiro com casas que foram renovadas pelo chef Erick Jacquin durante o reality show

Restaurante Abbraccio inaugura unidade na Avenida Paulista

Estabelecimento ganha novo visual e fica localizado no Shopping Center 3

Confira onde comer Poke em SP, prato havaiano que é tendência gastronômica

O prato leva peixe cru cortado em cubos, servido com arroz, salada, frutas, algas e molho

Recém-inaugurado restaurante Basilicata, no Bixiga, tem cardápio inspirado em receitas do sul da Itália

Casa tem ambiente acolhedor e familiar; provamos os pratos e contamos o que achamos

Comer fora está caro? Confira 6 dicas para conseguir bons descontos em restaurantes de SP

Conheça sites, aplicativos e outros truques para pagar menos nos melhores restaurantes da cidade