Guia da Semana

Onde comer Bacalhau no Rio de Janeiro

Já que para comer bacalhau não precisa de desculpa, o Guia da Semana fez um roteiro pela Cidade Maravilhosa para apreciar a iguaria

A Semana Santa acontece, anualmente, entre março e abril. Mas, para os brasileiros, não existe época para comer bacalhau. Uma tradição portuguesa, o prato passa por várias gerações, adaptações, bairros... mas continua delicioso.

O Guia da Semana preparou uma lista de algumas casas que o servem de maneira nem tão convencional, mas igualmente saborosa.

Barsa, Cadeg (Benfica)

Cadeg

O restaurante do chef Marcelo Barcellos é um achado. Localizado dentro da CADEG, em Benfica, a casa fica perfumada pelas flores e especiarias, que são referência no mercado. Um dos destaques Bacalhau da Mena (Dona Mena é a mãe do chef), com pedaços gratinados servidos com batata, rolinhos de couve, ovos cozidos, tiras de pimentão amarelo, cebola e jiló, regado com molho vinagrete de ervas frescas.

Adegão Português, São Cristóvão

O Adegão Português fica em frente ao Campo de São Cristóvão e já foi visitado por ilustres como ex-presidente Juscelino Kubitschek e Ulysses Guimarães. Recentemente, abriu uma filial no Rio Design, mas a boa pedida é o tradicional Bacalhau à João Mendes, em que a posta é assada com batatas em rodelas e cebolas refogadas no azeite.

Rei do Bacalhau da Ilha, Jardim Guanabara

Rei do Bacalhau da Ilha, Jardim Guanabara

Na Praia da Bica, o Rei do Bacalhau da Ilha traz um delicioso Bacalhau à Zé do Pipo: pedaços de bacalhau refogado no azeite com cebola,brócolis,purê de batata gratinado.

Bistrô Villarino, av. Rio Branco (Centro)

Funcionando desde 2007 numa das avenidas mais movimentadas do Rio o Bistrô Villarin tem, já na entrada, uma adega climatizada, com cerca de 350 rótulos de vinho. Mas, como o assunto aqui é o peixe, a peida é Lombo de Bacalhau Grelhado, Acompanha Batatas Coradas no Perfume de Manteiga de Sálvia e Talharim de Legumes. 

Antiquarius Grill, Barra Shopping (Barra da Tijuca)

Antiquarius Grill Barra Shopping

O restaurante é uma variação do Antiquarius do Leblon. Com um conceito mais contemporâneo e despojado, a casa localizada no maior shopping do Rio mantém várias receitas do original, como o Bacalhau Nunca-Chega: bacalhau, ovos batidos e batata palha, preparados na frigideira.

Alfaia, Copacabana

Localizado na rua Inhangá, tudo no Alfaia lembra Portugal. Decoração, pratos... Para pedir, Bacalhau Patuscada: Pedaços de lombo grelhado com batatas, brócolis, ovos cozidos e alho dourado no azeite.

Mensateria Portucale

Mensateria Portucale

Localizado na Barra da Tijuca, o Mensateria tem o desafio da culinária portuguesa contemporânea. Para testar, é bom começar pelo Bacalhau de Algarve, feito com lombo de bacalhau, batata, ervilha torta no vapor e cascata de cebola ao azeite extra-virgem e vinho do porto.

Atualizado em 27 Mar 2013.

Por Marco Sá
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Milk-shake de Ovomaltine do Bob's agora é exclusividade do McDonald's

Vencimento do contrato passa a impeder que a rede use o nome da marca em seu cardápio

Restaurante Abbraccio distribui vouchers gratuitos; saiba como garantir o seu

Vouchers valem para aperitivos, bebidas e sobremesas grátis

5 coisas que você precisa comer no Rio pelo menos uma vez na vida

Da feijoada ao angu, conheça as delícias gastronômicas da Cidade Maravilhosa

Taco Bell inaugura primeira loja em São Paulo nesta sexta (23)

Primeira loja brasileira da rede vai abrir as portas no Itaim Bibi em setembro

Pão de Leite Ninho é a nova sensação da Padaria Brasileira

Pão Baby custa de R$ 1 a R$ 1,30 e vem em diversos sabores, inclusive brigadeiro

Mais de 40 restaurantes em SP com sobremesas geladas e irresistíveis para o verão

Saiba onde comer doces com sorvete, fruta e outras delícias refrescantes