Guia da Semana

O café, bebida tradicional produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro foi disseminado e apresentado para o resto do mundo pelos árabes. Ao longo dos anos, a iguaria foi se sofisticando e ganhando fãs por todas as partes.

O que não faltam no Rio de Janeiro são cafeterias que fazem as mais diversas receitas feitas com base do grão. Para te ajudar a localizar a melhor casa, o Guia da Semana preparou um roteiro com sete casas especializadas em café. Confira!

Armazém do Café
Inaugurada em 1997, a rede Armazém do Café logo se firmou como uma cafeteria gourmet com o requinte de uma boutique especializada. Na casa, o cliente escolhe entre café torrado, moído na hora ou em grãos, todos selecionados por região, tipo, peneira e bebida. Para acompanhar, a casa oferece pastéis integrais, quiches e waffles com sorvete. Destaque para o Submarino, bebida feita à base de café e que leva uma barra de chocolate derretida com leite quente; e o Condensaccino, um expresso quente com leite condensado e espuma de leite.


A rede norte-americana é conhecida pelos cafés gelados saborizados. Crédito: Divulgação

Starbucks Coffee
Com unidades no Shopping Leblon, Shopping Rio Sul e Botafogo Praia Shopping, a Starbucks segue o mesmo padrão das filiais espalhadas ao redor do mundo. O ambiente descontraído e com acesso livre à internet é ponto de encontro de jovens e trabalhadores que pretendem relaxar nos horários de intervalo. Cafés gelados e drinks com a bebida são os destaques da carta, em especial o Caramel Frappuccino, que leva café, gelo, xarope de caramelo, leite e chantilly. Além disso, o cardápio oferece opções de muffins, pães de queijo e croissants.

Alle Caffè
O Alle Caffè aposta na seleção criteriosa dos grãos para o preparo da bebida, assim como na sua elaboração em diversas versões. Os dois blends de cafés especiais usados na casa, Delicatto e Bravo, são originários da Fazenda São Francisco, no município de São José do Vale do Rio Preto - região Serrana do estado do Rio. A partir deles, mais de 50 combinações são preparadas na cafeteria. Destaque para o Affetto, um expresso com doce de leite, chocolate cremoso e leite vaporizado; e o Cappuccino Martini, que combina expresso com martini, sorvete de café e chocolate.


Tirados de máquina italiana, os cafés da Besi ganham também companhia de bebidas alcoólicas. Crédito: Divulgação

Café Besi
Mix de loja de decoração e cafeteria, a Besi foi aberta em 2009 no centro da cidade. Os cafés gourmet são tirados da máquina italiana La Marzocco. Dentre os feitos com leite, o mocaccino, feito com calda de chocolate, é destaque. Irish Nut Shake e Capuccino Bailey's são dois dos drinks alcoólicos. Como acompanhamento, brownies, muffins, cupcakes, quiches e sanduíches leves. Para venda, há exemplares da Suplicy Cafés Especiais e da The Gourmet Tea, lojas de São Paulo.

Déguster Café
Entre os destaque da Déguster Café estão os expressos, cappuccinos, mocaccinos e o elaborado Déguster Cioccolato, que mescla café com sorvete de creme, chocolate quente e chantilly. Para acompanhar as bebidas há sanduíches que vêm com batatas chips ou salada verde. Destaque para o Caprecce Gratin, feito na ciabatta com mozarela de búfala, tomate, rúcula, molho pesto e fatias de berinjela assada.


Na Cafuné, grãos arábica e blends compõem o cardápio. Crédito: Divulgação

Cafuné
A proposta da Cafuné é preparar os cafés artesanalmente no momento de cada pedido, já que o cliente pode escolher o tipo de extração. Além do expresso feito com blend próprio, é possível pedir a French Press (cafeteira de êmbolo) e o café coado em filtro cônico e porta-filtro de porcelana. Destaque para grãos arábica feito em fazendas do Espírito Santo, para cafés orgânicos e importados, como o boliviano Anjilanaka e o queniano Kurinvaga.

Cocadine
No Shopping da Gávea desde 2008, o quiosque está sempre cheio de espectadores do teatro. Os bolos, doces e salgados são perfeitos parceiros para os expressos, mocaccinos e capuccinos da casa. Mas as bebidas à base de café são grande destaque, como o Cocadine (expresso, sorvete de baunilha, Nutella e coco ralado) e o Negresco (expresso, sorvete de baunilha e biscoito trufado).

Por Angela Miguel e Clayton Santos

Atualizado em 7 Ago 2012.