Guia da Semana

A rua Dinarte Ribeiro tem, em sua extensão, uma gama de bares e restaurantes super renomados em Porto Alegre. É culinária italiana, francesa, japonesa, brasileira... todas em um mesmo roteiro.

+ Saiba onde encontrar bacalhau em Porto Alegre

E para ajudar você a escolher onde comer, beber, curtir um happy hour ou uma boa refeição, o Guia da Semana apresenta as opções ao longo do trajeto.

BARBARELLA BAKERY

(Foto: Bete Duarte)
A casa é especializada na culinária francesa, tendo como forte a parte de panificação. Mas, ainda assim, dispõe de pratos quentes e bebidas, como a sopa de camarões e vinhos especiais. A decoração é inspirada no filme Barbarella, de 1968.

DAIMU

(Foto: Mauro Vieira)
Daimu, em japonês, quer dizer "grande sonho". O local foi criado para levar até os clientes as especialidades da culinária japonesa, respeitando o uso de ingredientes e receitas tradicionais. Durante o dia, a casa funciona no sistema de sequência executiva e, à noite, à la carte. O rodízio tem 20 variedades de pratos quentes e sushis. O sashimi está em um cardápio à parte.

LA PULPERÍA

(Foto: Jefferson Botega)
O restaurante oferece um sistema de buffet no horário de almoço, de segunda a sábado, com pratos diferenciados à base de camarão. Para acompanhar as refeições, a casa dispõe de cervejas nacionais, caipirinha, drinks, espumantes, vinhos e cafés.

NOSSA SENHORA DO Ó

O local é uma mistura de bar e restaurante e foi inspirado no Frangó, de SP. O bar tem o cardápio inspirado na cozinha do boteco, incluindo a famosa coxinha do Frangó. Também é possível experimentar o sanduíche de mortadela ceratti, do Mercado Público de SP. Com uma carta de cervejas importadas e nacionais, cada uma é servida em seu copo recomendado.

PUPPI BAGGIO

A cozinha do Puppi Baggio é especializada em massas e molhos e há uma adega no subsolo do restaurante. À noite, a casa oferece pizzas feitas a partir de receitas tradicionais das famílias das proprietárias, de origem italiana.

SEASONS GLOBAL CUISINE & TAPAS

(Foto: Bruno Alencastro)
O menu do Seasons é inspirado nos ingredientes sazonais para aproveitar o que cada estação do ano oferece de melhor, como frutas e vegetais. Já as tapas, uma tradição da cozinha espanhola, são servidas em porções pequenas, perfeitas para serem divididas entre os amigos e a família.

TUTTO RISO

O restaurante oferece 23 tipos de risotos preparados com arroz italiano. O ambiente é decorado em estilo rústico, com velas e rosas nas mesas. O chef da casa destaca o prato Madonna Mia, feito com cogumelos castanhos cozidos no creme de gorgonzola. Entre as sobremesas, há o tiramisú, a torta musse de pistache ou a torta que leva o nome do local.

USINA DAS MASSAS

O salão principal e o salão superior, o deck e a adega são climatizados e a casa oferece acomodações para até 140 pessoas. São 35 tipos de molhos e 16 de massas, que podem ser combinados livremente ou seguir a sugestão oferecida pelo cardápio. Além disso, é possível saborear entradas, saladas, grelhados e sobremesas.

Por Lucila Rosa

Atualizado em 24 Abr 2013.