Guia da Semana

Que as frituras são deliciosas, isso é inegável. Eliminá-las da dieta, às vezes torna-se sacrificante. Mas você sabe por que elas fazem mal? Conhecer os malefícios da ingestão de frituras pode lhe ajudar a cortar ou pelo menos reduzir de forma considerável o consumo dessa tentação e porque devemos evitar estas delícias perigosas.

+ Veja os benefícios do Omega 3
+ Veja alimentos que fazem bem para a pele e cabelo

As frituras trazem a temida gordura trans, que favorece o desenvolvimento de doenças do coração. Mesmo que você utilize óleos vegetais de boa qualidade para fazer as suas frituras, elas também promovem a formação de uma substância altamente cancerígena, conhecida como acroleína que é formada quando o óleo é submetido à alta temperatura. Outro ponto muito comum na fritura e que traz ainda mais prejuízos é a reutilização do óleo para novas frituras. Isso torna o alimento mais prejudicial, já que a gordura passará por um novo processo de aquecimento e ainda estará com resquícios do alimento frito anteriormente.

Os alimentos fritos apresentam-se com características inflamatórias, o que pode trazer acúmulo de gordura abdominal e resistência à insulina. O que acontece? Você se sente mais cansada, com menos energia, passa a ser menos fértil. Além de ficar com sua silhueta prejudicada, ao ingerir frituras você fica mais propenso a ter espinhas, e ficar com a pele, o cabelo e as unhas enfraquecidos. Gorduras encontradas na fritura, quando consumidas em excesso, podem causar aumento da pressão arterial e até mesmo a redução do crescimento em crianças. E os malefícios da gordura vinda das frituras não são isolados, já que ao consumi-la você naturalmente perde parte da capacidade de absorção de nutrientes de outros alimentos ingeridos.

Portanto, as frituras devem ser consumidas esporadicamente e a substituição destes tipos de alimento por opções mais saudáveis como grelhadas, cozidas, ensopadas e assadas, devem ser realizada diariamente. Associado a outros de hábitos alimentares saudáveis, para garantir prevenção de doenças e a otimização da saúde. Se ainda assim você não conseguir resistir, tente diminuir o máximo possível a quantidade de frituras que consome.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 16 Set 2013.