Guia da Semana

O quentão é uma das mais tradicionais bebidas das festas juninas. A mistura de vinho e especiarias garante um sabor único, que agrada em comemorações de São João de norte a sul do Brasil. Mas, que tal dar uma variada na receita e deixá-la com um toque mais sofisticado?

+ Saiba tudo sobre as festas juninas no especial do Guia da Semana
+ Veja como preparar receitas juninas fáceis e diferentes

É essa a proposta da receita criada pelo mixologista Junior Wm, também conhecido como Dr. Drinks, autor do blog Mundo Copo. Na receita do Quentão Italiano, Junior substituiu o vinho pelo vermute e acrescentou xarope de rapadura. "O vermute é uma bebida barata e fácil de encontrar. E a rapadura é um ingrediente muito brasileiro e que possui um sabor mais 'puro' do que o açúcar industrializado", sublinha. Confira a receita:

Quentão italiano

Ingredientes:

120mL de vermute
15mL de suco de laranja
10mL de xarope de rapadura (receita abaixo)
3 cravos
7 fatias finas de gengibre
1 vareta de canela em pau
1/30mL de água fervendo

Modo de preparo:

O primeiro passo dessa receita é preparar o xarope de rapadura. Para isso, triture um pedaço grande de rapadura.

Coloque em um papeiro, com um copo de água. Cozinhe a mistura em fogo baixo, mexendo sempre, até que a rapadura se desmanche por completo.

Em seguida, deixe esfriar e guarde em um recipiente de plástico ou vidro. Conservado na geladeira, esse xarope tem duração de até 15 dias.

E para preparar o drink, separe uma taça grande de Irish Coffe (ou uma caneca mais alongada). Sirva a canela, o gengibre, o xarope de rapadura, os cravos, a canela, a pimenta, o anis, o limão e o suco de laranja. Mexa bem.

Deixe descansar por 15 segundos e acrescente a água. Em seguida, o vermute. Mexa até obter uma mistura homogênea. Beba quente.

Fotos: Victor Nomoto / I Hate Flash

Serviço

Mundo Copo

[email protected]

Por Conceição Gama

Atualizado em 25 Jun 2013.