Guia da Semana

Inverno em São Paulo é sinônimo de Campos do Jordão. Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade atrai milhares de turistas fãs de seu clima de montanha – frio e sol na medida certa –, da badalação, de gente bonita, de seu festival que reúne todo tipo de cultura e, claro, de sua gastronomia.

+ Onde comer fondue em São Paulo
+ Saiba onde saborear sopas e caldos em São Paulo
+ Descubra alguns lugares bacanas para apreciar um bom vinho

Muito além das famosas fondues, os restaurantes de Campos do Jordão servem delícias que aquecem qualquer estômago. Truta salmonada, cordeiro ao molho de ervas e peito de pato com laranja são pratos populares.

Confira abaixo alguns estabelecimentos imperdíveis da cidade:

Toribinha Bar & Fondues

Localizado no Hotel Toriba, o restaurante de clima rústico recebe famílias e casais para degustar suas fondues mediante reserva. A versão Bourguignonne possui cubos de filé mignon, peito de frango e quatorze molhos. A de funghi, por sua vez, leva queijo gouda, creme de leite de kümmel com cogumelos paris, shiitake e pleurotus. Para harmonizar, vinhos da África do Sul, França e Espanha.

Só Queijo

Aberto em 1969 na Vila Capivari, o restaurante é referência em fondues na região. A versão Savoyarde é feita com queijos emmenthal, gruyère e gouda fundidos. Já o Bourguignonne leva corte Red Angus. Há também a que leva camarões graúdos, ideal para satisfazer fãs de frutos do mar. Completam o cardápio massas, racletes, carnes vermelhas, trutas e crepes.

Araucária

De decoração elegante, o restaurante do Grande Hotel Senac traz criações variadas de toque contemporâneo. O lombo de bacalhau acompanhado de purê de batata, miolo de pão crocante com ervas secas e alho assado é um dos destaques do cardápio. Para harmonizar, é possível escolher dentre 200 rótulos. Atenção: a casa abre somente às sextas e aos sábados, a partir das 20h30. Recomendável fazer reserva.

Festival Della Pasta Ristorante

Aberto em 2002, o restaurante leva a culinária italiana aos turistas e moradores de Campos do Jordão. É possível provar a degustação com sete tipos de massas, todas feitas à base de sêmola de trigo, ou pratos do menu à la carte. No cardápio, destaque para o filé de truta na manteiga com molho de batatas e risoto de brócolis e parmesão e para o mignon com bacon e mostarda, envolto na massa folhada e assado com risoto de radicchio e provolone.

Beto Perroy

Uma mata de araucárias, uma construção rústica e carnes assadas no fogo de chão. Esse é o cenário do Beto Perroy, um restaurante localizado na Estrada do Horto Florestal. Picanha, fraldinha, maminha, pernil de cordeiro e outros cortes suculentos recebem companhia de um longo bufê de saladas, grãos, polenta, mandioca e gratinados. Para encerrar, sobremesas e doces caseiros.

Baronesa Von Leithner

A fusão entre cozinhas europeias e ingredientes da região serrana inspira o cardápio do bistrô aberto em 2007. Costeleta de cordeiro, risoto de açafrão e costela de javali são alguns dos pratos de sucesso. Para acompanhar, a clientela escolhe rótulos armazenados em uma adega subterrânea. Vale lembrar que o restaurante está localizado em uma antiga propriedade que cultivava frutas vermelhas. Por isso, o local também é conhecido pela venda de geleias.

La Coupole

Instalado em um charmoso chalé de madeira, o La Coupole é sucesso na região de Campos. Iluminação baixa, três lareiras e elegância nos móveis caracterizam o estabelecimento, bastante procurado por famílias e casais. O cardápio variado traz pratos clássicos como o peito de pato com laranja; o carré de cordeiro com molho de ervas e risoto de funghi; e a truta grelhada com cogumelos paris e alcaparras.

Charpentier

No Hotel Frontenac, a casa é reconhecida pelo requinte e pratos variados inspirados pela cozinha internacional, em especial a francesa. Para o inverno, a casa investe em sopas, suflês e pratos com carnes de sabor acentuado, como cordeiro e filé mignon. As costeletas de cordeiro com feijões verdes e molho de hortelã e o medalhão de filé ao perfume de pinheiro, purê de abóbora e flor de sal de Parma são alguns dos destaques. Para quem prefere leveza, a sugestão é o linguado cozido em vinho branco com bordadura de batatas Duchesse e creme de pinhões.

Confraria do Sabor

A cozinha contemporânea é a especialidade do restaurante. A lareira ao centro do espaço e o jardim de inverno dão o tom elegante à casa. No cardápio, a Costelinha Boa Esperança, servida com aspargos e arroz negro; o suflê de alcachofra com molho shoyu; e a truta salmonada com mix de frutas secas e molho teriyaki são alguns dos destaques.

Ludwig Restaurant

Além das fondues de queijo, tomate e filé mignon, o restaurante é famoso pela sofisticação nas receitas variadas. Confit e magret de pato com purê e batata e molho agridoce de tamarindo; lagosta ao Thermidor; truta no papilote com legumes; e o risoto de haddock defumado com alcachofra são servidos no elegante salão. Prataria e lareira dão o tom da decoração.

Atualizado em 10 Jan 2016.