Guia da Semana

Apesar de comumente ser visto como uma guloseima, pode-se fazer qualquer coisa com sorvetes. A prova disso é uma nova tendência que tem incorporado esta delícia a pratos mais elaborados, não necessariamente nas sobremesas: os sorvetes salgados!

+ 7 Aplicativos culinários para baixar no seu smartphone
+ Frozen yogurt, refresca o verão sem engordar

Sim, sorvetes de azeite, açafrão, queijo... Esses sabores são muito comuns em gelaterias da Europa e agora começam a despontar no Brasil.

Os sabores salgados podem ser apreciados nas tradicionais casquinhas ou em pratos de entrada, como acompanhamento das saladas. E não precisa ser só no verão. Esta novidade pode ser degustada também no inverno, para contrastar com os pratos quentes.

Oliva, gorgonzola, parmesão, mostarda com gergelim, limão com manjericão, tomate, erva-doce, creme com aceto balsâmico, e pimenta rosa são alguns sabores produzidos em Santa Catarina.

Para quem quer preparar seu próprio sorvete salgado em casa a Amoratto Sorvetes tem uma receitinha fácil, a partir de sorvetes prontos.

Sorvete salgado de baunilha

Ingredientes
- Sorvete de creme sabor Baunilha
- Aceto balsâmico reduzido ou vinho
- Pimenta Rosa (opcional)
- Erva-doce ou temperos de sua preferência (opcional)

Modo de preparo

- Junte todos os ingredientes no liquidificador, bata até formar uma mistura homogênea e leve ao freezer.

- Harmonize com pratos, que podem ser uma salada de folhas verdes, um carpaccio de legumes ou de carne, frutos do mar e quiches. A sensação é promete ser surpreendente

Por Juliane Corrêa

Atualizado em 4 Mar 2013.