Museu da República

  • O Museu da República está instalado no Palácio do Catete

    O Museu da República está instalado no Palácio do Catete
    Créditos: Divulgação

Endereço: Rua do Catete, 153 | Como chegar >
Telefone: (21) 3826-7984

O Museu da República está instalado no Palácio do Catete, palco de alguns dos principais acontecimentos da história brasileira. O prédio, construído em meados do século 19, foi a residência urbana dos Barões de Nova Friburgo e, em 1894, durante o governo de Prudente de Moraes, a casa foi adquirida pelo governo federal. O Palácio foi sede da Presidência da República até 1960, quando Juscelino Kubitschek transferiu o Distrito Federal para Brasília.

Os visitantes podem conhecer os jardins do Palácio, que possuem 250 metros de extensão e conta com um lago artificial, três pontes rústicas, uma cascata, gruta e esculturas.

No acervo do museu há objetos pessoais de todos os presidentes do Brasil, além de obras de arte e de mobiliário. Mas, sem dúvida, o ponto alto da visita é o dormitório particular de Getúlio Vargas, localizado no terceiro andar do prédio, no qual ele se suicidou em 24 de agosto de 1954. No aposento ficam também expostos documentos, fotos, objetos pessoais do ex-presidente e a bala e o revólver que o matou.

O museu ainda tem brinquedoteca, cinema, livraria, biblioteca, loja e restaurante.

COMENTÁRIOS

Marcelo Rocha

TRABALHEI NO ESTACIONAMENTO DO MUSEU

08 de janeiro de 2013 às 09:17

Isabelly Cecilia

amei esse site ele fala tudo sobre o museu

19 de fevereiro de 2013 às 18:40

Destaques do guia