Guia da Semana

Este evento terminou

Com predominância de vídeos e fotografias, a 29ª Bienal de São Paulo se despede, neste domingo (12), do Pavilhão do Ibirapuera. Sob curadoria-geral de Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, o evento agrega semelhanças e singularidades de 159 artistas, provenientes de países como China, Irlanda e África.

Sob o título Há Sempre Um Copo de Mar para o Homem Navegar, verso de um poema de Jorge de Lima, a edição da mostra objetiva estabelecer a relação entre arte e política. Uma das novidades deste é que há seis terreiros no local. Tratam-se de espaços que, além de receber debates, performances, projeções de vídeo, recitais, conversas e workshops, proporcionam um momento de "pausa, reflexão e absorção" diante dos 30 mil m² do Pavilhão.

Com entrada gratuita, a Bienal contempla obras de nomes tuipiniquins como Gil Vicente, Amelia Toledo e Cildo Meireles, e de gringos como Jean Luc Godard (França), Nan Goldic (EUA) e Francis Alÿs (Bélgica), sendo o orçamento estimado em R$ 29 milhões.

Na programação deste último dia, o destaque é o espetáculo de rua Helena Pede Perdão e é Esbofeteada, uma mistura de melodrama e telenovela com inspiração em Bertold Brecht e Manoel Carlos. A apresentação acontece às 17h, no terreiro O outro, o mesmo.

Foto:
Nathalia Clark/APH

Mapa do local

29ª Bienal de São Paulo

Data Sáb 01 Jan 2000
25 de setembro a 12 de dezembro de 2010.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) Segunda a quarta, sábado e domingo, 9h às 19h; quinta e sexta, 9h às 22h.

Endereço
Parque do Ibirapuera - Portão 3
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Sul 04094-050

Telefone (11) 5573-9932