Guia da Semana

Cultura Inglesa Festival 2016

Evento gratuito acontece de 26 de maio a 12 de junho em São Paulo

Este evento terminou

Cultura Inglesa Festival 2016

Data 26 Mai-12 Jun
De 26 de maio a 12 de junho de 2016

Preço(s) Entrada gratuita

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Oeste 01156-001

Telefone (11) 3823-4600

A 20ª edição do Cultura Inglesa Festival, evento que terá 11 projetos gratuitos nas categorias artes visuais, cinema, dança, teatro adulto, teatro infantil e shows, já divulgou a sua progamação.

A ideia da instituição, que tem a cultura como um de seus pilares, é promover, estimular e fomentar a criação artística local e o intercâmbio cultural entre o Brasil e o Reino Unido, motivando os artistas a buscarem inspirações na cultura britânica para seus trabalhos.

O 20º Cultura Inglesa Festival acontece de 26 de maio a 12 de junho de 2016 em diversos locais espalhados pela cidade de São Paulo.

SHOWS

A banda britânica Kaiser Chiefs faz uma apresentação gratuita no domingo, dia 12 de junho, no Memorial da América Latina. Formada atualmente por Ricky Wilson, Andrew White, Simon Rix, Nick Baines e Vijay Mistry, o Kaiser Chiefs estourou como uma das principais bandas da nova onda do Brit Pop do começo dos anos 2000. Entre as principais canções do grupo, sucessos como "I Predict a Riot", "Ruby", "Love's Not A Competition (But I'm Winning)", "Everyday I Love You Less And Less", "Coming Home" e "Oh My God".

A programação também vai contar com as bandas Finger Hooks, vencedora do concurso Cult In Music 2015, e Staff Only, formada por professores da escola de inglês.

Ingressos

ESGOTADOS!

ARTES VISUAIS

De 26 de maio a 12 de junho acontece uma programação especial dedicada às artes visuais no Centro Brasileiro Britânico. Nessa edição, entre os mais de 50 projetos, foram analisadas e escolhidas três obras: Dias Úteis, de Laura Barbieri Gorski, inspirada na questão da utilidade dos dias no universo de Virgínia Woolf; Marina, de Maurício Pinto Adinolfi, baseada no poema homônimo do escritor Thomas Stearns Eliot; e Structuring to Foster, de Rodrigo Sassi, que converge aspectos das artes plásticas e da arquitetura.

Horário: segunda a sexta das 10h às 19h, sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

BRITISH INVASION

De 26 de maio a 12 de junho o tema central do festival ganha exposição própria no Centro Cultural São Paulo. O público poderá fazer um passeio histórico que vai desde a revolução originada por Beatles e Rolling Stones nos anos 60, até os sucessos mais recentes da Invasão Britânica com Oasis, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs e Adele.

Além disso, o CCSP receberá no dia 28 de maio uma edição especial da Feira de Discos de São Paulo, onde os amantes na música poderão comprar e trocar vinis em clima de flea market.

DANÇA

Neste ano, dois espetáculos compõem a programação de dança contemporânea. Entre os dias 26 e 29 de maio acontece a apresentação de Céu de Espelhos, de Samuel Kavalerski, inspirada nas obras dos Beatles e de Lewis Carrol, criador de Alice no País das Maravilhas. Entre os dias 2 e 5 de junho acontece a apresentação de Move Cover, de Carolina Mirozzi, baseado nos maiores hits das Spice Girls, como "Wannabe", "Spice Up Your Life", "Too Much" e "Say You'll be There".

TEATRO ADULTO

Em 2016 a programação de teatro inclui montagens nacionais e internacionais. Nos dias 28 e 29 de maio acontece a peça Eigengrau, No Escuro, de Renata Calmon, baseada no texto Eigengrau, de Penelope Skinner, que aborda a história de quatro jovens à procura pela pessoa certa.

De 31 de maio a 5 de junho a programação recebe o projeto Table Book On The Is, do grupo Comedy Education in English, com esquetes cômicas sobre as contradições do aprendizado. 

Nos dias 9 e 10 de junho rola a peça Material Bond, de Fernando Kinas, criada a partir da obra do polêmico dramaturgo britânico Edward Bond, que discute cenicamente as desigualdades do mundo.

E por fim, de 10 a 12 de junho, o espetáculo Bromance, que é estrelado por jovens acrobatas e retrata o limite do toque nos relacionamentos masculinos, com movimentos de parkour, breakdance, tricking e acrobacias.

CINEMA

De 2 a 8 de junho duas mostras de cinema serão exibidas no Caixa Belas Artes. A mostra British Film Invasion traz obras que vão desde a década de 60 até os dias atuais, com filmes que retratam personalidades icônicas do Reino Unido, como James Bond, Sex Pistols e Amy Winehouse. Entre os destaques da mostra estão os clássicos Laranja Mecânica e 007 Contra o Satânico Dr. No; a história do Sex Pistols em O Lixo e a Fúria; os conflitos urbanos de Trainspotting; além do polêmico documentário Amy, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2016.

Já a mostra Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo traz um recorte do que há de mais atual, com grandes produções, documentários e também filmes independentes. A mostra apresenta longas-metragens como The Lobster, premiado em Cannes e no European Film Awards; Life, que conta a história de amizade entre James Dean e Dennis Stock; e o documentário Monty Python – o sentido da vida ao vivo, que acompanha o grupo humorístico durante preparação para uma maratona de apresentações em Londres.

Antes dos longas serão exibidos os curtas-metragens selecionados por meio do edital anual da Cultura Inglesa, são eles: Diamante, o bailarina, de Pedro Jorge, que aborda questões de gênero ao narrar a história e os conflitos de um boxeador homossexual; e Uma Bela Canção Para o Fim do Expediente, de Marco Keppler, que traz em seu humor negro as coincidências na vida de um motorista de carro fúnebre.

KIDS FESTIVAL

No final de semana dos dias 4 e 5 de junho acontecem as atrações especiais para as crianças na Cultura Inglesa de Pinheiros. Duas peças de teatro infantil fazem parte da programação, são elas O Aniversário da Infanta, adaptada da obra de Oscar Wilde, que será apresentada ao ar livre pelo grupo Teatro do Bando Coletivo Cênico; e Oliver Twist, baseada na obra homônima de Charles Dickens, que será encenada pela Cia Um de Teatro.

O evento ainda contará com a oficina Silk'n'roll, onde pequenos poderão fazer pôsteres por meio da técnica da serigrafia com referências aos álbuns dos artistas da British Invasion, a oficina Karaokê Rock'n'roll do Pequeno Cidadão, onde as crianças poderão aprender a dançar e a soltar a voz sob o comando do grupo liderado por Edgard Scandurra e Taciana Barros, e a instalação temática Submarine Rock Station, inspirada na animação de 1968, Yellow Submarine, onde as crianças poderão brincar e se transformar em astros do rock com adereços, maquiagem artística e penteados.

Onde Acontece

Por Redação
Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Memorial da Inclusão

Memorial da Inclusão

200m

Espaço das Américas

Espaço das Américas

211m O Espaço das Américas é uma das maiores casas de eventos e shows de São Paulo

Audio Club SP

Audio Club SP

261m Nova casa de shows abre em 2014 na Barra Funda

Parque da Água Branca

Parque da Água Branca

273m O local foi construído na década de 20, na zona oeste de São Paulo

La Selva - Rodoviária Barra Funda

La Selva - Rodoviária Barra Funda

286m

Porto Alcobaça

Porto Alcobaça

302m

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças