Guia da Semana

Da terra ao céu

Réplicas de foguetes e aviões de caça: um museu mostra esses e outros itens que são parte da história aeroespacial brasileira

Este evento terminou

Da terra ao céu

Data 07 Abr 2011-31 Dez 2011
Aberto ao público aos sábados, domingos e feriados; a visitação durante a semana necessita de agendamento prévio.

Preço(s) Gratuito.

Horário(s) Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1941, 01452-001

Telefone (12) 3947-3000

Um passeio pelas nuvens, mas sem sair do chão: é o que o visitante encontra no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), que fica dentro do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos, a 100 km de São Paulo. O local exala história, novidades e, como se não bastasse, está em uma área de 75 mil quilômetros quadrados, com direito a muito verde.

"Em seu acervo estão maquetes dos foguetes Sonda, do VLS (Veículo Lançador de Satélites), o veículo Dodge, que participou da caravana do carro movido a álcool na década de 70, do avião Convertiplano, um dos primeiros projetos aeronáuticos do DCTA [Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial], mísseis e outros itens, como o segundo protótipo do avião Bandeirante", conta Sonia Leite, chefe do MAB.

O espaço é dividido em cinco ambientes. O Ensino, mais voltado aos alunos das escolas - e curiosos em geral - mostra algumas raridades, como o primeiro aparelho de fax. A área de Aeronáutica apresenta algumas pesquisas do CTA, como motores e maquetes de ensaio. Já o espaço Bélico traz lançadores de mísseis e bombas, fabricadas no Brasil. O Espacial é para quem quer conhecer o que se fez aqui na aeronáutica: foguetes, propulsores e o protótipo do giroscópio de fibra ótica. E o ambiente Pesquisas Associadas traz o que já foi estudado no CTA, como o laser de hélio-neônio e uma curiosidade: foi daqui que saiu o projeto da urna eletrônica que hoje é utilizada nas eleições brasileiras.

O memorial também contará, em breve, com um espaço que é assiiim...uma Brastemp, muito mais interativo, o espaço é voltado às crianças e adolescentes! A ideia é fazê-los vivenciar, na prática, o que eles aprendem na escola. "Eles poderão acessar, por meio de computadores, informações sobre espaço, astronomia, aeronáutica e, ainda, simuladores de jogos relacionados à área aeroespacial", explica.

Para os crescidinhos que conhecem um pouco da trajetória brasileira na investigação espacial, a maquete em tamanho real do VLS está lá, além de outras aeronaves de guerra, como o AMX e Xingu. Mas se engana quem pensa que o memorial já tenha muitos anos de vida: fundado em 2004, ele procura resgatar a pesquisa sobre aviões e outros veículos espaciais que já foi feita no Brasil. "E também o de despertar vocações para a área de ciência e tecnologia entre os milhares de jovens que visitam o memorial anualmente", diz Sonia. É um passeio e tanto para quem quer viajar no tempo - e também pelo espaço.

Como chegar
Saindo de São Paulo, pegue a Rodovia Presidente Dutra. Já na altura de São José dos Campos, siga as placas que dão acesso ao CTA: vire à direita para a pista lateral da rodovia e vá em frente. Continue pela avenida Marechal Henrique de Teixeira Lott e vire à direita na Rua Paraibuna. A entrada do CTA estará logo à sua frente.

Compartilhe

Mapa do local

Powered by ParkMe

Comentários

Explore ao redor

Olha o Churros! - Faria Lima

Olha o Churros! - Faria Lima

92m

Hamburguinho - Faria Lima

Hamburguinho - Faria Lima

102m Casa serve lanches variados

All Tribes Burger & Dog

All Tribes Burger & Dog

107m

A Casa do Cheesecake

A Casa do Cheesecake

111m A Casa do Chessecake prepara diversas receitas de quitutes à moda american

I•Stick - Shopping Iguatemi

I•Stick - Shopping Iguatemi

311m

Rodeio - Shopping Iguatemi

Rodeio - Shopping Iguatemi

311m Primeira filial de churrascaria fundada nos anos 50 sugere cortes nobres e guarnições especiais

Notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças