Guia da Semana

Este evento terminou

Um passeio pelas nuvens, mas sem sair do chão: é o que o visitante encontra no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), que fica dentro do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos, a 100 km de São Paulo. O local exala história, novidades e, como se não bastasse, está em uma área de 75 mil quilômetros quadrados, com direito a muito verde.

"Em seu acervo estão maquetes dos foguetes Sonda, do VLS (Veículo Lançador de Satélites), o veículo Dodge, que participou da caravana do carro movido a álcool na década de 70, do avião Convertiplano, um dos primeiros projetos aeronáuticos do DCTA [Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial], mísseis e outros itens, como o segundo protótipo do avião Bandeirante", conta Sonia Leite, chefe do MAB.

O espaço é dividido em cinco ambientes. O Ensino, mais voltado aos alunos das escolas - e curiosos em geral - mostra algumas raridades, como o primeiro aparelho de fax. A área de Aeronáutica apresenta algumas pesquisas do CTA, como motores e maquetes de ensaio. Já o espaço Bélico traz lançadores de mísseis e bombas, fabricadas no Brasil. O Espacial é para quem quer conhecer o que se fez aqui na aeronáutica: foguetes, propulsores e o protótipo do giroscópio de fibra ótica. E o ambiente Pesquisas Associadas traz o que já foi estudado no CTA, como o laser de hélio-neônio e uma curiosidade: foi daqui que saiu o projeto da urna eletrônica que hoje é utilizada nas eleições brasileiras.

O memorial também contará, em breve, com um espaço que é assiiim...uma Brastemp, muito mais interativo, o espaço é voltado às crianças e adolescentes! A ideia é fazê-los vivenciar, na prática, o que eles aprendem na escola. "Eles poderão acessar, por meio de computadores, informações sobre espaço, astronomia, aeronáutica e, ainda, simuladores de jogos relacionados à área aeroespacial", explica.

Para os crescidinhos que conhecem um pouco da trajetória brasileira na investigação espacial, a maquete em tamanho real do VLS está lá, além de outras aeronaves de guerra, como o AMX e Xingu. Mas se engana quem pensa que o memorial já tenha muitos anos de vida: fundado em 2004, ele procura resgatar a pesquisa sobre aviões e outros veículos espaciais que já foi feita no Brasil. "E também o de despertar vocações para a área de ciência e tecnologia entre os milhares de jovens que visitam o memorial anualmente", diz Sonia. É um passeio e tanto para quem quer viajar no tempo - e também pelo espaço.

Como chegar
Saindo de São Paulo, pegue a Rodovia Presidente Dutra. Já na altura de São José dos Campos, siga as placas que dão acesso ao CTA: vire à direita para a pista lateral da rodovia e vá em frente. Continue pela avenida Marechal Henrique de Teixeira Lott e vire à direita na Rua Paraibuna. A entrada do CTA estará logo à sua frente.

Mapa do local

Da terra ao céu

Data 07 Abr 2011-31 Dez 2011
Aberto ao público aos sábados, domingos e feriados; a visitação durante a semana necessita de agendamento prévio.

Preço(s) Gratuito.

Horário(s) Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Endereço
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1941, 01452-001

Telefone (12) 3947-3000