Guia da Semana

A espera acabou e a banda britânica The Rolling Stones já está no Brasil para as apresentações da "Olé Tour", que já passou por diversos países da América Latina. No sábado, 20 de fevereiro, eles passam pelo Rio de Janeiro e depois seguem para São Paulo e finalmente em Porto Alegre.

Aproveitando a passagem da banda pelo nosso território, o Guia da Semana selecionou 10 versões fantásticas de clássicos consagrados de Keith Richards e Mick Jagger, em vozes diversas que vão de Etta James aos Ramones. Confira:

Junior Wells - (I can’t get no) Satisfaction

Não é segredo de ninguém a predileção da banda inglesa pelo blues, e nada melhor que começar a lista com esta versão do maior sucesso deles. Junior Wells foi um dos maiores gaitistas do gênero e acompanhou nomes como Muddy Waters, Buddy Guy, Carlos Santana e os próprios Stones. Esta foi gravada em Chicago, em 1997, um ano antes de sua morte.

Echo and The Bunnymen - Paint it Black

Essa música é uma das mais famosas da banda e já foi gravada por um monte de gente, como U2, R.E.M., The Feelies e tantos outros. Nesta versão, Ian McCulloch solta a voz na Cidade Maravilhosa em 1987.

Rage Against The Machine - Street Fighting Man

Considerada a mais política canção dos Rolling Stones e lançada no emblemático ano de 1968, tem essa versão da também super política banda de Tom Morello, Tim Commerford, Brad Wilk e Zack de la Rocha e seus rifs bem altos, em claro contraste com a versão original.

The Beatles - I Wanna Be Your Man

Sabe aquela rixa de fã “Rolling Stones x Beatles”? Em grande parte, é culpa dessa música. Apesar de ser de autoria do Fab Four, foi gravada por ambas e lançada pelos Stones semanas antes dos Beatles, em 1963. Curiosamente, a faixa foi inicialmente escrita por Paul McCartney e finalizada por John Lennon no mesmo quarto onde Mick Jagger e Keith Richards conversavam. E essa é tão especial que a voz na versão dos Beatles é do baterista Ringo Starr.

Etta James - Miss You

Como uma banda que adora blues, deve ter sido uma honra e tanto quando Etta James gravou esta no álbum “Matriarch of Blues” em 2000, com uma imprevisível conversa aleatória de telefone ao fundo.

Playing For Change - Gimme Shelter

Um dos maiores sucessos da banda britânica, já foi gravada por grandes vozes, como Patti Smith e Bruce Springsteen, ganha aqui uma versão no melhor estilo “We are the world”. Tocada por diversos músicos de rua ao redor do planeta, é interessante pela inclusão de instrumentos característicos de cada país participante.

Ramones - Out Of Time

Esta versão foi gravada num álbum à parte da discografia desses heróis do punk rock, o “Acid Eaters”. No disco, eles relembram grandes influências dos anos 60, como The Who, Creedence Clearwater Revival e, claro, The Rolling Stones.

The Sundays - Wild Horses

Essa música já foi gravada por nomes como Guns ‘n Roses e Pearl Jam com Neil Young em bootlegs especiais, mas esta versão chama a atenção pela delicadeza. A banda britânica tinha em sua formação o casal Harriet Wheeler (vocalista) e David Gavurin (guitarrista). A faixa gravada por eles foi usada como trilha na terceira temporada da série Buffy A Caça Vampiros.

Scott Weiland - Dead Flowers

Falecido recentemente, em dezembro de 2015, Weiland foi vocalista da banda Velvet Revolver e da mais conhecida Stone Temple Pilots. Esta faixa faz parte de uma compilação de covers gravados em carreira solo e lançada em 2011.

David Bowie - Let’s Spend The Night Together

A composição de Mick Jagger e Keith Richards foi gravada originalmente em 1966 e lançada em janeiro de 1967, mas ficou mundialmente conhecida com a versão glam rock de David Bowie no emblemático disco “Aladdin Sane”, sucessor de “Ziggy Stardust”.

Por Marco Sá

Atualizado em 18 Mai 2016.