Guia da Semana

A 6ª edição do Rock in Rio, festival que comemora 30 anos em 2015, acontece nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, em uma área com mais de 150.000 metros quadrados.

Assim como anteriormente, em 2015 o festival conta com três palcos principais: o Mundo, o Sunset e Eletrônica, além da Rock Street que este ano irá homenagear o Brasil. Entre as atrações principais estão Queen + Adam Lambert, Katy Perry, Rihanna, Metallica, Rod Stewart, System of a Down, Slipknot e mais!

Nesses 30 anos, o Rock in Rio acumula muita história para contar. Relembre 11 apresentações que marcaram - para o bem ou para o mal! - o festival no Rio de Janeiro.

Queen (1985)

Esse foi pra história não só do Rock in Rio, mas também da música e da banda. Os shows do Queen aconteceram nos dias 11 e 18 de janeiro e é de arrepiar. O coro que a plateia de 250 mil pessoas fez para “Love Of My Life”, durante um dos espetáculos, foi citado pelo antigo quarteto com um dos episódios mais emocionantes de toda sua carreira. Freddie Mercury regendo o público é uma imagem de emocionar qualquer fã de música ao redor do mundo.

Paralamas do Sucesso (1985)

Em 1985, o trio carioca formado por Herbert Vianna (guitarra e vocais), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) foi chamado de última hora para o festival. Os Paralamas do Sucesso não tiveram tempo de contratar banda de apoio nem de construir cenário, que foi decorado somente com um vaso de planta retirado dos camarins. Mas isso não afetou o desempenho do trio, que fez um dos shows mais elogiadas pelo público. A banda acabou sendo considerada a grande revelação do festival.

Beyoncé (2013)

O que dizer de uma diva pop que vem para um país e prepara uma apresentação exclusiva com uma música local? Foi isso que a rainha Beyoncé fez. De shortinho e camiseta, a cantora rebolou ao som do funk Lelek, que bombava na época. Isso sem falar do resto da apresentação que deixou todo mundo de boca aberta com tanto talento e tanta produção.

Guns N' Roses (1991)

Em 1991, o Rock in Rio aconteceu no Maracanã, e entre as atrações esteve Guns N’ Roses“Civil War”, faixa do álbum “Use Your Illusion II”, e “Double Talkin Jive”, que está em “Use Your Illusion I” ainda não tinham sido lançadas oficialmente quando a plateia do Rock in Rio 1991 pode conhecer as músicas. Os discos foram lançados no segundo semestre daquele ano, mas em janeiro, o grupo de Axl tocou as duas no festival. No mesmo dia, Dizzy Reed (tecladista) e Matt Sorum (baterista) fizeram seu 1° show com a banda.

30 Seconds to Mars (2013)

Jared Leto conquistou o público com suas inúmeras loucuras e declarações de amor no palco. O show do ator/cantor incluiu um voo de tirolesa, disse que "o Brasil é um dos melhores lugares do planeta", sacudiu uma bandeira de nosso país, vestiu uma camisa da Seleção - assim como todo o grupo -, elogiou o açaí e ainda mostrou que usava uma camiseta com os dizeres "I love Rio".

Iron Maiden (2001)

A segunda visita do Iron à Cidade do Rock ocorreu em 2001, quando o grupo encerrou a turnê Brave New World, do álbum de mesmo nome lançado em 2000. O disco e a turnê marcaram a volta de Bruce Dickinson à banda. Com a mesma atitude e energia de 16 anos antes (a banda tocou na edição de 1985), o Iron fez o público cantar da primeira à última música. “The Wicker Man”, “Hallowed Be Thy Name”, “The Number Of The Beast” e “Fear Of The Dark” não podiam faltar no repertório.

Maroon 5 (2011)

No auge de sua carreira, a banda de Adam Levine tinha acabado de lançar Moves Like Jagger e a música estava sendo tocada em 9 de cada dez festas e rádios do país. O grupo também não deixou de fora “Harder to Breathe”, um dos primeiros sucessos da banda, de 2002, e também “Sunday Morning”, “Misery” e “This Love”. A apresentação foi uma das mais animadas da história do RIR e ainda rendeu à banda um minidocumentário com a experiência

Coldplay (2011)

É impossível esquecer aquele show apoteótico que rolou no dia 1 de outubro, na Cidade do Rock, com direito até ao famoso grafite do vocalista Chris Martin, declarando seu amor ao Rio de Janeiro. O Coldplay é uma das maiores bandas da atualidade e, é claro, os brasileiros são apaixonados por Chris Martin e cia. O show, lotado de hits, foi embalado pela voz do público.

Bruce Springsteen (2013)

O Rock in Rio de 2013 foi épico, e um dos motivos para isso acontecer tem nome: Bruce Springsteen. O cara tocou por simplesmente 2h40 sem demonstrar um pingo de cansaço no palco. Sorte grande de quem estava lá pessoalmente para presenciar esse show épico. Além disso, Bruce deu o microfone para um menino da plateia cantar um trecho de “Waitin’ on a Sunny Day”, faixa do disco “The Rising”, de 2002.

Carlinhos Brown (2001)

Nem só de alegrias e momentos bonitos viveu o Rock in Rio. Quem não se lembra deste momento épico em 2001? Carlinhos Brown subiu ao Palco Mundo com um cocar indígena, acompanhado de 14 percussionistas da banda Hip Hop Roots que portavam turbantes. Pois o som da percussão não foi bem recebido pelo público. Ele subiu ao palco cantando Omelete Man e em seguida, veio Uma Brasileira, foi quando começaram a chover garrafas plásticas e outros objetos no palco, o que levou o baiano a pedir "Por favor, parem de jogar essas coisas e se liguem no som". Acabou que o show foi atropelado pelos fãs descontentes e Brown ficou indignado, relembre:

Claudia Leitte (2011)

Outro mico nacional aconteceu em 2011, quando Claudia Leitte foi convidada para o festival. Além de ser vaiada, a cantora de axé tentou inventar moda e voar pelo palco, o que não deu muito certo. Claudinha ficou toda enrolada e a apresentação virou piada.

Por Marina Marques

Atualizado em 31 Ago 2015.