Guia da Semana

Quais são os álbuns mais vendidos de todos os tempos? Aqui na lista, você vai encontrar discos com mais de 40 anos de lançamento como “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles, que chegou às lojas em 1967 e continua vendendo até hoje. Por incrível que pareça, só existem três artistas femininas na lista, que não é a Madonna, nem a Britney Spears e muito menos a Lady Gaga. Consegue adivinhar quem é?

+ As músicas mais rentáveis da história
+ Os livros mais vendidos de todos os tempos

O que você já pode imaginar é que o Michael Jackson é o músico que aparece mais vezes e “Thriller”, de 1982, foi o disco mais vendido da história. Enquanto lê a lista, tenha em mente que um artista ganha em média US$ 2 por cada álbum vendido. Parece pouco mas, quando você multiplica pelo número de vendas, vai ver que é muita grana.

“Thriller” (1982) | Michael Jackson - 65 milhões

O sexto álbum de estúdio do Michael Jackson foi lançado em 30 de novembro de 1982 e foi um enorme sucesso, não só entre os fãs mas também entre críticos musicais da época. Pra você ter ideia, sete das nove faixas do álbum, que foram lançadas como singles, chegaram às dez primeiras posições da Billboard Hot 100. Ah! Em 1984, “Thriller” também conseguiu render sete Grammys a Michael. É mole?

“Back in Black” (1980) | AC/DC - 51 milhões

Uma das maiores banda de rock de todos os tempos também tem um disco mais vendido da história da música. Os australianos do AC/DC lançaram “Back in Black” em 25 de julho de 1980 e já vendeu mais de 50 milhões de cópias. Foi o primeiro disco depois da morte de Bon Scott, tanto que o grupo teve que refazer o álbum com Brian Johnson nos vocais. “Back in Black” foi remasterizado e relançado duas vezes, em 1997 e 2003.

“The Dark Side of the Moon” (1973) | Pink Floyd - 50 milhões

Lançado em 24 de março de 1973, o disco “The Dark Side of the Moon” - gravado no Abbey Road Studios - foi um sucesso imediato assim que chegou às lojas. Liderou o topo da Billboard por algumas vezes e apareceu mais de oitocentas vezes nas paradas. Além de ser um álbum adorado pelos fãs da banda, “The Dark Side of the Moon” foi muito bem recebido pela crítica e até hoje é considerado um dos discos de rock mais importantes de todos os tempos.

“The Bodyguard” (1992) | Whitney Houston - 45 milhões

Quem nunca viu o filme “O Guarda-Costas”, um clássico da década de 90? O filme foi hit na época de seu lançamento, principalmente por conta da participação da cantora Whitney Houston e a trilha sonora também não ficou pra trás. A faixa "I Will Always Love You" ficou 14 semanas consecutivas em primeiro lugar nas paradas, tornando-se a música que, até então, havia ficado mais tempo nessa posição. Foi a trilha sonora mais vendida da história.

“Bad” (1987) | Michael Jackson - 45 milhões

Na época de seu lançamento, o disco foi considerado pouco ousado em relação aos álbuns anteriores mas, mesmo assim, foi super bem recebido pelos fãs do cantor. Cinco das onze músicas do disco chegaram à primeira posição nos Estados Unidos sendo a primeira vez na história que um artista colocou cinco músicas de um mesmo álbum em 1º lugar. O feito igualado novamente em 2010, quando Katy Perry lançou “Teenage Dream”.

“Bat Out of Hell” (1977) | Meat Loaf - 43 milhões

Quem poderia imaginar que a banda Meat Loaf estaria aqui? “Bat Out of Hell” foi lançado em 1977 e, além de ter vendido milhares de cópias, também está na lista do “Rock and Roll Hall of Fame”, que elege os melhores discos de rock já produzidos. “Bat Out of Hell” é referência no rock and roll e, em um ranking de 2003, a revista Rolling Stone dedicou ao disco a 343ª posição entre os 500 melhores álbuns de todos os tempos.

“Their Greatest Hits” (1976) | Eagles - 42 milhões

Essa coletânea do Eagles foi lançada em 1976 e incluiu os nove singles mais vendidos lançados pela banda entre 1972 e 1975. Todas as faixas ficaram entre as mais tocadas, sendo que cinco delas ficaram entre os dez primeiros lugares. Tal sucesso fez com que a banda fosse presença garantida nas rádios americanas nos anos 70.

“Saturday Night Fever” (1977) | Bee Gees - 40 milhões

Mais uma trilha sonora na lista. Os Bee Gees fizeram a trilha pro filme “Os Embalos de Sábado à Noite” e definitivamente foi um marco na era disco. Foi a soundtrack mais vendida da história até que foi desbancada pelo “O Guarda-Costas” em 1992.

“Rumours” (1977) | Fleetwood Mac - 40 milhões

O 11º álbum do Fleetwood Mac foi lançado pela gravadora Warner Bros Records em 4 de fevereiro de 1977 e alcançou o topo das paradas da Billboard nos EUA e Reino Unido. “Rumours” também levou um Grammy de Melhor Álbum do Ano e transformou a banda em verdadeiros rockstars.

“Come On Over” (1997) | Shania Twain - 40 milhões

A cantora de música country lançou seu terceiro disco em 4 de novembro de 1997 e, além de conseguir quatro Grammys, ela emplacou 11 das 12 faixas do álbum nas paradas musicais. Com isso, “Come on Over” é o álbum feminino mais vendido da história e o 10º álbum mais vendido de todos os tempos.

“Led Zeppelin IV” (1971) | Led Zeppelin - 37 milhões

O quarto álbum da banda não tem nome, assim como os três primeiros. Lançado em 8 de novembro de 1971, o disco foi gravado em vários estúdios na Inglaterra e nos Estados Unidos. "Stairway to Heaven" é o hit do álbum e, mesmo nunca tendo sido lançada como single, tornou-se a música mais bombada do ano e até hoje é considerada uma das melhores gravações musicais de todos os tempos.

“Jagged Little Pill” (1995) | Alanis Morissette - 33 milhões

Foi com esse disco que a cantora canadense despontou no universo musical e ficou conhecida internacionalmente. Alanis não só entra na lista dos álbuns mais vendidos, como também entra na lista do “Rock and Roll Hall of Fame”. O álbum fez tanto sucesso que ficou por 12 semanas em primeiro nas paradas dos Estados Unidos. A revista Rolling Stone colocou “Jagged Little Pill” como o 327° entre os 500 Grandes Álbuns de Todos Os Tempos.

“Dangerous” (1991) | Michael Jackson - 32 milhões

Olha quem tá lista de novo! O oitavo álbum do Michael foi lançado em 26 de novembro de 1991 e marcou o término da parceria de 12 anos entre o cantor e o produtor Quincy Jones. “Dangerous” ganhou quatro singles, sendo que três ficaram em primeiro lugar nas paradas. O disco demorou mais de um ano pra ficar pronto, mas quando chegou às lojas foi sucesso total.

“Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” (1967) | The Beatles - 32 milhões

Por incrível que pareça, só agora que os Beatles aparecem na lista. “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” é o oitavo álbum lançado pela banda e considerado o melhor e mais influente álbum da história da música. Por estratégia comercial, as músicas do Sgt. Pepper's não eram tocadas nas rádios, mas ainda assim vendeu mais de 11 milhões de cópias só nos Estados Unidos. O disco está em primeiro lugar na lista dos 200 álbuns do “Rock and Roll Hall of Fame”.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 6 Jan 2014.