Guia da Semana

Emergency on Planet Earth, disco de estreia do Jamiroquai, foi lançado em 1993. Hoje, exatos 20 anos depois, a banda britânica de acid jazz ainda demonstra frescor em cima de um palco. Na noite desta quinta, 7, durante quase duas horas, o público paulista viu uma receita de sucesso ser executada mais uma vez com maestria.

+ Confira os shows internacionais confirmados em 2013
+ Saiba tudo sobre o Rock in Rio 2013
+ Fique por dentro de tudo do Lollapalooza 2013

Essa é a terceira passagem do Jamiroquai pelo país nos últimos três anos. Em 2010, Jay Kay e cia. tocaram no festival Natura Nós, em São Paulo; no ano seguinte, no Rock in Rio. Nem a presença constante do grupo por aqui afasta os fãs. Pelo contrário. Um Credicard Hall praticamente lotado esperava pelos trejeitos, trajes e falsetes do carismático Jay Kay. Tudo como manda o protocolo. E o elétrico vocalista não decepecionou.

A apresentação começa com "Twenty Zero One", de A Funky Odyssey, lançado em 2001. Na sequência, a clássica "Alright", de Travelling Without Moving, de 1996, talvez o álbum mais emblemático lançado pelo Jamiroquai até os dias de hoje. Jay Kay estava impecável e elétrico como sempre. Com um chapéu verde musgo - e uma jaqueta combinando, claro - cobrindo boa parte de seu rosto, o vocalista não poupou energias, e já transpirava ao fim do primeiro par de canções.

Em "Hot Tequila Brown", a vaidade de Jay Kay falou mais alto e ele trocou a jaqueta suada por outra com o nome "BRASIL" nas costas. O público adorou. O vocalista ainda honrou o protocolo ao pegar uma bandeira verde amarela e deixá-la em posição de destaque no palco. "Isso é tradicional", disse Jay Kay. Antes, o vocalista ainda fez questão de, em português, dizer o nome do drink tipicamente brasileiro que estava tomando: "Água de coco!".


Jay Kay com suas dancinhas e seus falsetes no Credicard Hall (Crédito da imagem: T4F / Camila Cara)

O show foi um verdadeiro karaokê. A superbanda - formada por três lindas backing vocals, um percussionista, um baterista, um guitarrista, um baixista, um tecladista e três caras nos instrumentos de sopro - afinadíssima, tocou hits como "Space Cowboy", "Cosmic Girl" e "Deeper Underground". Cada canção virava uma espécie de jam que ultrapassava os 10 minutos sem muita dificuldade. Jay Kay aprovou. E a plateia também.

"White Knuckle Ride" foi o BIS. Tudo acidamente lindo. Jay Kay se ajoelha fazendo graça e se despede do público com a bandeira do Brasil enrolada nos ombros. São Paulo nunca foi tão Londres.

Setlist da apresentação:
"Twenty Zero One"
"Alright"
"Use The Force"
"High Times"
"Little L"
"Canned Heat"
"Hot Tequila Brown"
"Talullah"
"Space Cowboy"
"Main Vein"
"Revolution 1993"
"Cosmic Girl"
"Love Foolosophy"
"Deeper Underground"
"White Knuckle Ride"

Por Anderson Nascimento

Atualizado em 15 Fev 2013.