Guia da Semana

A Virada Cultural 2016 acontece nos dias 21 e 22 de maio em São Paulo. O evento, que está em sua 12ª edição, ocupa diversos cantos da cidade com uma série de programas gratuitos. Além dos tradicionais shows, muitas festas e até blocos de Carnaval vão rolar para animar ainda mais o clima do evento.

Pela primeira vez, a Virada traz uma programação itinerante com blocos, festas, escola de samba e artes cênicas. O cortejo circulará entre as avenidas Rio Branco e Ipiranga, fazendo esse mesmo percurso seis vezes. Entre os destaques, bloco Tarado Ni Você, Gambiarra, a Festa e Comissões de Frente da Mocidade Alegre e Acadêmicos do Tucuruvi. Confira a programação completa:

19h às 21h - Parada Antropofágica - Bloco Tarado Ni Você e Teatro Oficina
22h às 0h - Parada Popular - Gambiarra, a Festa (participação de Guga Machado) e Bonecos de São Luiz do Paraitinga
1h às 3h - Parada Empoderada - Gero Camilo, Johnny Hooker e Coletivos Desonestas de Danças Urbanas
3h30 às 5h30 - Parada Carnavalizada - Festa Mel (participação de Jaloo), Comissões de Frente Mocidade Alegre e Acadêmicos do Tucuruvi
10h30 às 12h30 - Parada Brasil Afro - DJ Tutu Moraes/Santo Forte, Ilú Obá de Min, Cia Nau de Ícaros e Maracatu Mucambo de Nagô
13h30 às 15h30 - Parada Brasil Plural - Pilantragi/Básica, Orquestra Voadora e Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
16h30 às 18h30 - Parada Poética - Chico César e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

Além do cortejo, a Virada Cultural recebe a festa Calefação Tropicaos, na rua dos Gusmões, dia 21, das 18h às 18h; a alternativa Voodoohop e Discopedia, na Praça Alfredo Isso, também no dia 21, às 20h e 21h, respectivamente, e a Freebeats, no Largo Santa Ifigênia, das 20h às 8h. Saiba mais sobre essas festas aqui.

Atualizado em 16 Mai 2017.