Guia da Semana

Projeções de paisagens, clássicos de longa data e canções do novo disco não faltaram no grande retorno de Marisa Monte aos palcos brasileiros. Após passar mais de três anos sem embarcar em uma turnê grandiosa, a cantora realizou nesta quinta-feira (21), o primeiro dos 16 shows agendados para o palco do HSBC Brasil.

>> Confira os shows internacionais de 2012
>> Veja os shows que acontecem nesta semana
>> Confira os eventos de Elvis Presley no Brasil
O desembarque da série Verdade Uma Ilusão na capital paulista aconteceu após elogiadas performances em Curitiba e Porto Alegre. Por aqui, os aplausos não se restringiram apenas às faixas inéditas, como "Ainda Bem" e "Depois" encontradas no disco recém-lançado O Que Você Quer Saber de Verdade. Por quase duas horas, o público viu Marisa Monte se posicionar à frente de um palco lúdico e mutante do início ao fim do show.
Mais de 20 obras, assinadas por diversos artistas plásticos brasileiros, foram expostas enquanto a cantora viajava pelos seus mais novos sucessos. Vídeos, retratos, paisagens, frases e textos pontuavam às canções à medida que o cenário ia se transformando. Blocos espelhados, projeções de luzes em tendas transparentes e um grande telão de fundo foram os elementos responsáveis por criar a atmosfera temática da noite.


Marisa Monte em São Paulo (Crédito: Clayton Santos)
No palco, Marisa contou com as participações dos “emprestados do Nação Zumbi” - definidos assim por ela - Dengue, Pupilo e Lucio Maia, para resgatar conhecidíssimas parcerias com Arnaldo Antunes, Nando Reis e outros importantes nomes da música nacional. Uma delas, “ECT” fez a cantora tecer belas palavras em homenagem à Cassia Eller: “Apesar de eu ter escrito esta canção, ela ficou tão famosa na voz dela [Cássia Eller] que acabou se tornando sua. Pra mim foi uma honra. Salve Cássia”.
O ponto alto da noite chegou no final do primeiro ato. Convocada para o bis por meio de uma chuva contínua de aplausos, Marisa saiu de trás das cortinas para tocar as mais pedidas do público. Com direito a presenças de Zeca Camargo, Marília Gabriela e outras celebridades, a multidão que lotou a casa de shows pôde se emocionar com interpretações de “Velha Infância” e “Amor I Love You”. Esta última rendeu, em seu último verso, um agradecimento improvisado aos fãs paulistanos com um singelo “São Paulo I Love You”.

Confira o setlist da turnê Verdade Uma Ilusão

1. Blanco
2. O Que Você Quer Saber de Verdade
3. Descalço no Parque
4. Arrepio
5. Ilusão (Ilusión)
6. Depois
7. Amar Alguém
8. Diariamente
9. Infinito Particular
10. E.C.T.
11. De Mais Ninguém
12. Beija Eu
13. Eu Sei (Na Mira)
14. Sono Come Tu Mi Vuoi
15. Ainda Bem
16. Verdade Uma Ilusão
17. A Sua
18. O Que Se Quer
19. Gentileza
20. Tema de Amor
21. Não Vá Embora
22. Carnavália
Bis:
23. Amor I Love You
24. Velha Infância
25. Hoje Eu Não Saio Não

Por Adriano Bertin

Atualizado em 25 Jun 2012.