Guia da Semana

Segundas e terças-feiras não são os dias mais adorados pela população. Em geral, são considerados dias sem graça, sem programação e bem distantes do fim de semana. Mas, enquanto uns criticam a dobradinha segunda e terça, outros aproveitam o pique de começo de semana para se divertir e acabar com o estereótipo de que só a sexta-feira pode ser bem aproveitada.

Para enfrentar a rotina com o pé direito e a cuca fresca, uma boa opção é trocar o trânsito pesado das 18 horas por um programa musical na companhia de amigos e colegas de trabalho. Nas principais capitais, não faltam espaços culturais com shows em dias e horários propícios para uma happy hour bem descontraída.

E não é preciso desembolsar grandes quantias de dinheiro para curtir um show de qualidade e revigorar as forças para o dia seguinte. Embora os programas musicais sejam considerados por muitos como uma atividade de alto custo, há centros culturais, teatros e até espaços públicos onde a música rola de graça ou por ingressos que não ultrapassam R$ 25.

Esses são os programas preferidos pela analista de TI Daniella Morais de Oliveira, que não perde um bom show durante a semana. E tanto faz se é segunda, terça, quarta... "O que me atrai são, principalmente, o som, que tem que ser bom do meu ponto de vista, e a letra, que tem que me fazer pensar", comenta a paulistana.

A jovem, de 29 anos, vai a shows com frequência há aproximadamente um ano e meio e sente diferença na animação ao longo da semana. "Semana sem show é apática, passa batida, fica faltando alguma coisa. Saber que vou a um show me deixa animada na véspera, no dia e depois", revela.

Seja MPB, roda de samba, música instrumental ou clássica, o importante é recarregar o corpo e a mente da correria do dia a dia em boa companhia. Com tantas opções de diversão pós-expediente, nada de desperdiçar a energia indo para casa.

Veja roteiro com centros culturais, teatros e casas de show para passar horas agradáveis no Rio de Janeiro.

Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro
Telefone: (21) 3808-2020

Caixa Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25, Centro
Telefone: (21) 2544-4080 / 2544-7666

Teatro Rival Petrobras
Endereço: Rua Álvaro Alvim, 33 / 37, Cinelândia
Telefone: (21) 2240-4469

Atualizado em 1 Dez 2011.