Guia da Semana

Foi-se a época em que os videosclipes eram só simples panos de fundos para as músicas. Hoje eles ganham megaproduções, roteiro, histórias mirabolantes e efeitos dignos de cinema.

Alguns são tão sensacionais que ganham tanto destaque quanto a música que traz - ou, em algumas casos, são melhores que as próprias músicas! Confira abaixo uma lista que reúne os melhores videoclipes de 2016... até agora:

FAMOUS - KANYE WEST

Ame ou odeie, não importa, o objetivo foi conquistado pelo artista. Tanta polêmica rendeu a Kanye West milhões de views em seu clipe, que traz bonecos idênticos a celebridades emblemáticas todos nus numa cama, com Kanye deitado ao meio. 'Famous' faz clara referência à obra Sleep, do artista plástico Vincent Desiderio e fez muito mais sucesso que a própria música.

BURN THE WITCH - RADIOHEAD

'Burn The Witch' é a primeira canção inédita do Radiohead desde o lançamento do último álbum da banda 'The King of Limbs', em 2011. O clipe tem direção de Chris Hopewell e foi feito através de animação stop-motion, inspirado no filme de 1973, O Homem de Palha.

DAYDREAMING - RADIOHEAD

Mais uma vez Radiohead capricha em seus videoclipes, desta vez para o lançamento de 'Daydreaming', que faz parte do nono álbum da banda. Com mais de seis minutos de duração, o vídeo é dirigido pelo cineasta Paul Thomas Anderson e mostra o vocalista Thom Yorke andando por aí em cenários que resultam em uma bela fotografia.

CAN'T STOP THE FEELING - JUSTIN TIMBERLAKE

Estávamos com saudade de JT! Após três anos sem lançar nada inédito, o cantor finalmente fez a alegria dos fãs com o hit 'Can't Stop the Feeling'. De brinde veio um clipe superanimado! Confira:

WORK – RIHANNA FT. DRAKE

Gravado no terraço do Eagle Rock Plaza, em Los Angeles, o clipe de RiRi conta com a ilustre participação de Drake, as roupas transparentes da cantora e muito 'work, work, work' entre os dois! :P

MAJOR LAZER - LIGHT IT UP (REMIX - METHOD STUDIOS)

O vídeo oficial de 'Light It Up' já é incrível, mas esta versão divulgada pelo Major Lazer para impulsionar o remix da música é ainda melhor. O vídeo tem produção assinada por Method Studios e dá uma sensação deliciosa, dê o play e entenda o motivo:

I NEED A FOREST FIRE - JAMES BLAKE

'I Need a Forest Fire' já é uma música incrível e delicada, e o videoclipe dela acompanha muito bem as sensações que o som de James Blake nos traz. Veja só:

TÁ TRANQUILO, TÁ FAVORÁVEL – MC BIN LADEN FEAT. LUCA LUCCO

Teve clipe mais divertido em 2016 do que a união do sertanejo Lucas Lucco com o Mc Bin Laden? Vale ressaltar que celebridades como Neymar, Sabrina Sato, Luciano Huck, Wesley Safadão, Anitta e o próprio Ronaldinho Gaúcho também participam do vídeo.

SOMEBODY ELSE - 1975

Com mais de oito minutos de vídeo, impossível não ficar curioso com o clipe de Somebody Else, do 1975. Estrelado pelo vocalista Matty Healy, o vídeo conta com referências ao curta "Rabbit", de David Lynch, e serve como continuação do clipe de A Change of Heart. Em um dos curiosos momentos do clipe, ele faz sexo com ele mesmo, sim, você não leu errado. Confira:

Por Marina Marques e Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 22 Jul 2016.