Guia da Semana

Como diz o ditado, tamanho não é documento, e o mesmo podemos dizer da relação entre idade e talento. Eles são jovens, muitos não completaram nem 18 anos ou até mesmo ainda frequentam a escola, mas transbordam um dom natural.

+ 2014 é delas: cantoras que você precisa conhecer e ouvir
+ Saiba tudo sobre os ingressos do Lollapalooza 2014
+ Lollapalooza 2014: confira a programação de cada dia

Nomes com o de Jake Bugg e Lorde, que foram confirmados para o Lollapalooza 2014 no Brasil, já chamam tanta atenção pelo seu talento que dividem o line-up com grandes bandas como Muse e Arcade Fire.

E não pense que eles "só" cantam. como se não bastasse o talento na voz, muitos dos jovens prodígios que têm surgido na música atual também compõe suas músicas, tocam instrumentos e já têm personalidade forte, com citações em entrevistas que dão o que falar.

Confira abaixo mais sobre esses e outros jovens artistas que são considerados prodígios quando o assunto é música:

Jake Bugg

Com apenas 19 anos, mesma idade de Justin Bieber, o britânico já abriu para os Rolling Stones no Hyde Park, fez um dos ditos shows mais legais do Glastonbury 2013 (festival onde tocou pela segunda vez, a primeira com 17), sua música abriu a disputa de medalha dos 100 metros rasos na Olimpíada de Londres, e, se não bastasse, seu disco de estreia entrou direto em primeiro lugar na Inglaterra.

Jake Bugg tem um som indie-folk inspirado em nomes como The Beatles, Johnny Cash, Oasis e Donovan. Sua voz ácida e autêntica o fez ser chamado de "novo Bob Dylan", mas o garoto dispensa o rótulo e diz até que o cantor não é uma de suas grandes influências. Com ar despretensioso, ainda conta que foi um episódio de Os Simpsons que o inspirou para compor sua primeira música, aos 12 anos.

Lorde

Coroada como a "rainha da música alternativa", a neozelandesa de 17 anos explodiu há pouco tempo, e bem por acaso. Quando tinha 12 anos de idade, cantou em um show de talentos da escola e o pai de um amigo filmou a performance. Ele passou o vídeo para um amigo que acabou nas mãos do homem que agora é o representante da artista. Lorde é constantemente comparada a artistas como Sky Ferreira, Florence and the Machine, Lana Del Rey e Grimes.

Apesar da pouca idade, Lorde já fez a escolha de qual caminho na música busca seguir. Recusou recentemente uma parceria com o DJ David Guetta, dizendo que "ele é tão vulgar" e também já criticou Selena Gomez, dizendo que a mensagem transmitida por ela na música “Come & get it” é antifeminista.

Birdy

Jasmine van den Bogaerde, conhecida como Birdy, tem 17 anos e além de cantora é compositora e pianista. Birdy aprendeu a tocar piano aos sete anos de idade, e começou a escrever suas próprias letras aos oito. Tornou-se conhecida por ter vencido, em 2008, a competição de música Open Mic no Reino Unido, quando tinha apenas 12 anos de idade.

Dona de uma doce voz, a cantora vai contra artistas pops de sua mesma idade. Birdy traz em seu álbum simplicidade em tempos de grandes mega-estrelas, famintas por prêmios, polemização, extravagâncias.

The Strypes


Os irlandeses Ross Farrelly (voz e gaita), Josh McClorey (guitarra e voz), Pete O’Hanlon (baixo, guitarra e gaita) and Evan Walsh (bateria) formam o The Strypes. Com o visual digno dos anos 60, a banda surpreende pela pouca idade, possuem entre 15 e 16 anos.

E não é só do grande público que os meninos chamam a atenção. Paul Weller, Jeff Beck, Noel Gallagher e Elton John já foram vistos em suas apresentações. O importante diário inglês "The Guardian" assistiu a um show recente da banda e escreveu que por alguns minutos sentiu que a experiência era como testemunhar os Rolling Stones no Marquee em 1962. Deu pra sentir a qualidade da coisa?

Por Marina Marques

Atualizado em 10 Jan 2014.