Guia da Semana

Como é de costume, os SESCs de São Paulo abrem suas portas para a Virada Cultural. Em 2012, 13 unidades participam da programação com espetáculos de dança, teatro, música, circo, cinema e artes visuais, madrugada adentro.

>> Confira nossa página especial da Virada Cultural
>> Saiba os principais destaques da Virada Cultural em SP
>> Veja o que rola nos CEUs na Virada Cultural

No SESC Itaquera quem traz seus mais recentes trabalhos são a cantora Zélia Duncan, com o repertório do álbum Pelo Sabor do Gesto; e novo show da Palavra Cantada, com a dupla Paulo Tatit e Sandra Peres.

Quem gosta de música instrumental, não pode perder a apresentação do compositor, arranjador e multiinstrumentista André Mehmari, no SESC Ipiranga.

No SESC Belenzinho, a programação é dedicada ao centenário de Nelson Rodrigues: O Beijo no Asfalto, Vestido de Noiva e A Falecida, vão ser encenados no teatro, na dança, nas leituras dramáticas e nas artes visuais. Além disso, a Orquestra Imperial faz o show Gafieira para Boca de Ouro.


Jorge Ben Jor se apresenta no Sesc Pompéia

Outro destaque são as apresentações da banda Os Mulheres Negras, formada por André Abujamra e Maurício Pereira; e do cantor e compositor Wandi Doratiotto, no SESC Vila Mariana.

Já a unidade do Bom Retiro, a mais nova da rede SESC, marca sua estreia na Virada Cultural com programação que ocupa os espaços externos com espetáculos de teatro de rua, nos seus arredores.

Neste ano, o SESC Pompéia comemora 30 anos e abriga a programação do Africanidades Brasil durante essa edição da Virada. Apresentam-se Jair Rodrigues, Jorge Ben Jor, Virgínia Rosa e grupos como Ilu Obá de Min. Seguindo essa mesma linha, o SESC Consolação faz o ¡QUE VIRA MÉXICO!, com música, dança e oficinas mergulhando na cultura mexicana.

No SESC Pinheiros acontece o show Safadezas do Samba inspirado na obra de nomes como Noel Rosa e Ciro Monteiro, e o Projetonave com os MCs Rashide, Dexter, Rael da Rima e Sombra.


O rapper Rael da Rima (Foto: Tinho Sousa)

Para ouvir mais samba, o SESC Interlagos recebe os Originais do Samba e João Parahyba.

No SESC Carmo, o projeto Cultura do Mal do Século traz apresentações com repertório de artistas do período romântico como Chopin, Mozart e Brahms.

No Sesc Santana, o espaço é aberto para manifestações artísticas contemporâneas pelo projeto Paulicéia Desvirada, que traz exposição sobre São Paulo a partir de músicas compostas para a cidade, além do show infantil Casa da Ruth, com a cantora Fortuna e o coral infantil do Centro de Música do SESC.

Quem gosta de cinema pode passar pelo SESC Santo Amaro conferir o projeto Cinema: Som, Imagem e Semelhança, com shows de Paulo Miklos, Luiz Thunderbird, Tatá Aeroplano e Kid Vinil, conectando cinema e trilha sonora.

Já para assistir filmes, vale a ida ao Cinesesc, para ver o longa Girimunho.

Confira aqui a programação completa da Virada Cultural 2012.

Atualizado em 30 Abr 2012.