Guia da Semana

A cidade de São Paulo conta com muitas opções de teatros espalhados pelos bairros. Entre eles, os tradicionais, que são incríveis não apenas por suas localizações, programações e disposição, mas também por suas respectivas histórias; os grandiosos, que recebem espetáculos famosos, que fazem jus ao local onde ficam em cartaz e são extremamente confortáveis; e os alternativos, com programação cult, produções menores e, sem dúvidas, incríveis em todos os aspectos.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 7 teatros alternativos (e deliciosos) em SP que você precisa ir pelo menos uma vez na vida. Para quem está acostumado a frequentar apenas os mais conhecidos, com peças e musicais mais comentados, não sabe a experiência que está perdendo ao deixar de ir nos mais escondidos, menos divulgados, mas igualmente maravilhosos. Confira:

Espaço Parlapatões

O Espaço Parlapatões foi fundado em 2006 pelo grupo teatral Parlapatões, um dos maiores nomes de espetáculo circense, e abriga atualmente várias peças que relacionam música, circo, comédia e teatro de rua. A casa tem um café-bar, palco para apresentações e sala com capacidade para cerca de cem pessoas.

Praça Franklin Roosevelt, 158 - (11) 3061-9799 Leia mais

Espaço Satyros

A Companhia Satyros de teatro vem atuando nos palcos do Brasil e da Europa desde meados de 1989, mas só depois de 2001 o grupo chegou à Praça Roosevelt abrindo dois espaços (Espaço Satyros 1 e 2), com uma programação cênica especial, além de oficinas de interpretação.

O Espaço 1 possui um café na entrada, que funciona das 18h à 0h, chegando até as 2h nos finais de semana, e o teatro, com capacidade para 60 pessoas, que tem uma programação que varia de quarta a domingo. O Espaço 2 no momento encontra-se fechado para reformas, sem previsão de data para reabertura.

Praça Franklin Roosevelt, 214 - (11) 3258-6345 Leia mais

Paiol Cultural

O Teatro Paiol é um marco na história cultural paulistana. Construído em 1969, não são apenas as poltronas que ainda sobrevivem desde sua inauguração, mas os famosos buraquinhos nas paredes também. A proposta inicial era que o teatro apresentasse apenas montagens de autores brasileiros, porém não foi sustentada por muito tempo, o que teve a necessidade de produções também internacionais. Reabriu recentemente pelo ator Marcelo Mendes, que trouxe a proposta de um teatro sustentável. Após ficar fechado por alguns anos e depois de passar por pequenas reformas, hoje conta com apresentações regulares de várias companhias de teatro, assim como abre espaço para oficinas, com constantes atividades culturais.

Rua Amaral Gurgel, 164 - (11) 3337-4517 Leia mais

Espaço dos Fofos

O Espaço dos Fofos fica na pequena e charmosa rua Adoniran Barbosa, na Bela Vista, região central de São Paulo. O local abriga uma confortável sala de espetáculo, restaurante, além de um ambiente anexo que pode ser utilizado também para apresentações.

Rua Adoniran Barbosa, 151 - (11) 3101-6640 Leia mais

Teatro Augusta

Fundado em 1973 como Auditório Augusta e totalmente reformado, foi reinaugurado como Teatro Augusta e abriu suas portas em junho de 1999, com o projeto arquitetônico de Ciro Pirondi. O novo espaço conserva a ideologia anterior de tornar-se um ponto de cultura na cidade de São Paulo.

Rua Augusta, 943 - (11) 3151-4141 Leia mais

Teatro Oficina

O Teatro Oficina completou 52 anos em 2010 em plena atividade artística e social. Surgido em 1958, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, o grupo passou por diversas fases, inclusive a ditadura, com o seu fechamento e a partir da abertura lenta e gradual brasileira, o grupo voltou a se reunir em São Paulo e durante dez anos trabalhou para levantar o novo teatro, com projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi.
O espaço é diferente, exótico e incrível. Uma visita que todos os paulistanos deveriam fazer pelo menos uma vez.
O palco é uma pista que resulta numa platéia dividida em três andares, acomodadas em arquibancadas e a luz natural auxilia na iluminação dos espetáculos.

Rua Jaceguai, 520 - (11) 3106-2818 Leia mais

Teatro Galpão do Folias

O Galpão do Folias, inaugurado em 14 de abril de 2000, é o espaço de ensaio e apresentação do Grupo Folias d'Arte, fundado em 1997.

Rua Ana Cintra, 213 - 3361-2223 Leia mais

Por Nathália Tourais

Atualizado em 12 Jul 2016.