Guia da Semana

“Olá, eu sou Shelley Duvall. Bem-vindos ao Teatro de Contos de Fadas”. Quem viveu a infância dos nos 1990 com certeza se lembra desta frase. A famosa introdução marcava o início da série "Teatro de Contos de Fadas" (Faerie Tale Theatre), exibida pela TV Cultura.

Criada pela atriz Shelley Duvall (sim, aquela menina que morre de medo do Jack Nicholson no filme “O Iluminado” e que fez a Olívia Palito em “Popeye”) e originalmente exibido nos Estados Unidos de 1982 a 1987, Teatro de Contos de Fadas conta com 26 episódios, cada um com duração de aproximadamente 50 minutos, divididos em seis temporadas. Cada programa era dedicado a um clássico da literatura infantil – um conto de fadas.

A premissa da atração era contar famosas histórias infantis, como Cinderela, Branca de Neve, A Bela Adormecida, O Gato de Botas, entre outras, de maneira bem realista, levemente sombria, com pouca “pompa” e bastante fiel ao clima original dos contos. Shelley Duvall tentou ir atrás dos contos originais, independente se tinham finais felizes ou não – vale ressaltar que, além de produzir, narrar e apresentar a série, Shelley também chegou a atuar em alguns episódios.

Outro ponto interessante da famosa série é em relação ao elenco. Artistas de peso como Robin Williams, Jeff Bridges, Mick Jagger, Christopher Reeve, Leonard Nimoy, Susan Sarandon, Anjelica Huston, Billy Crystal, Eric Idle, Howie Mandel, Frank Zappa, Matthew Broderick, entre outros, estrelaram alguns dos episódios da série.

Até os famosos diretores Tim Burton e Francis Ford Coppola contribuíram para o sucesso da série infantil – Coppola dirigiu o episódio ‘Rip Van Winkle’, enquanto Tim Burton comandou o episódio ‘Aladim e A Lâmpada Maravilhosa’.

"Episódio Secreto"

Uma curiosidade que poucos sabem é que, na verdade, a famosa série de Shelley Duvall teve 27 episódios. Porém, um deles nunca foi exibido no Brasil. Tudo bem que o episódio perdido não é exatamente um conto em particular, mas sim um especial, intitulado “Grimm Party” (também conhecido como “Greatest Moments”), que juntou todos os atores de todos os episódios anteriores em uma festa à fantasia.

A trama gira em torno de Shelley Duvall, que está se preparando para a festa. Porém, não mais que de repente, a atriz vai parar num julgamento feito pelos Irmãos Grimm, que a questionam pela produção da série. Para poder se defender das acusações, Shelley mostra trechos de alguns episódios e explica como eles foram pensados.

Relembre os 26 episódios

PRIMEIRA TEMPORADA

1º - O Príncipe Sapo
A princesa Teri Garr é forçada a manter sua promessa a um sapo falante quando este recupera sua bola de ouro do fundo de um poço.
Elenco: Robin Williams, Teri Garr, Rene Auberjonois, Michael Richards e Eric Idle (que escreveu, dirigiu e narrou o episódio).

2º - Rumpelstilskin
A filha de um moleiro (Shelley Duvall) é forçada a condizer com a história fantasiosa que seu pai conta sobre sua habilidade de fiar ouro a partir de palha.
Elenco: Ned Beatty, Shelley Duvall, Paul Dooley e Hervé Villechaize.


SEGUNDA TEMPORADA

3º - Rapunzel
Uma menina (Shelley Duvall) é tirada de seus pais por uma bruxa (Gena Rowlands) e isolada no alto de uma torre, a qual só é possível subir escalando-se os cabelos extraordinariamente longos da garota.
Elenco: Jeff Bridges, Shelley Duvall, Gena Rowlands e Roddy McDowell (narrador)

4º - O Rouxinol
Um imperador (Mick Jagger) descobre a verdadeira amizade com a humilde criada da cozinha (Barbara Hershey) e um simples passarinho, ambos de maior valor do que aparentam.
Elenco: Mick Jagger, Barbara Hershey, Bud Cort, Mako e Edward James Olmos.

5º - A Bela Adormecida
Um belo príncipe (Christopher Reeve) procurando por uma princesa (Bernadette Peters) encontra um lenhador (George Dzundza) que lhe conta a lendária história da Bela Adormecida.
Elenco: Christopher Reeve, Bernadette Peters, Beverly D’Angelo, Carol Kane, George Dzundza, Sally Kellerman, Rene Auberjonois e Ron Rifkin.

6º - João e o Pé de Feijão
Um sonhador chamado João (Dennis Christopher) descobre um dia que seus sonhos cresceram em proporções gigantescas.
Elenco: Dennis Christopher, Elliot Gould, Jean Stapleton, Katherine Helmond e Mark Blankfield.

7º - Chapeuzinho Vermelho
Uma garotinha superprotegida (Mary Steenburgen) aprende a dar valor ao conselho de seus pais sobre seguir o caminho e não falar com estranhos.
Elenco: Mary Steenburgen, Malcolm McDowell e Diane Ladd.

8º - João e Maria
Uma história sombria sobre um menino (Ricky Schroder) e sua irmã (Bridgette Andersen) que são deixados numa floresta e encontram uma casa curiosa feita de doces.
Elenco: Ricky Schroder, Bridgette Andersen, Joan Collins e Paul Dooley.


TERCEIRA TEMPORADA

9º - Cachinhos Dourados e os Três Ursos
Uma garota precoce com inclinação para contar histórias (Tatum O’Neal) aprende a dizer a verdade e a respeitar a privacidade dos outros.
Elenco: Tatum O’Neal, Hoyt Axton, John Lithgow, Carole King e Alex Karras.

10º -A Princesa e a Ervilha
Um príncipe entediado (Tom Conti) resolve que o melhor a fazer para se animar é casar. Conforme ele percorre a lista de princesas elegíveis que sua mãe (Beatrice Straight) prepara, uma sincera moça (Liza Minnelli) aparece no castelo, alegando ser uma verdadeira princesa.
Elenco: Liza Minnelli, Tom Conti e Beatrice Straight.

11º - Pinóquio
Quando o solitário carpinteiro Gepetto (Carl Reiner) deseja com todas as suas forças que ter um filho de verdade, a Fada Azul (Lainie Kazan) decide conceder a ele e a um boneco de madeira (Paul Reubens) a chance de realizar esse desejo.
Elenco: Paul Reubens, James Coburn, Carl Reiner, Lainie Kazan, Jim Belushi, Michael Richards e Vincent Schiavelli.

12º - A Polegarzinha
A história de uma menina do tamanho de um polegar (Carrie Fisher) e de suas aventuras mundo afora.
Elenco: Carrie Fisher, William Katt, Burgess Meredith e Conchata Ferrell.

13º -Branca de Neve e os Sete Anões
A princesa (Elizabeth McGovern), cujo único crime é a beleza, é punida por sua madrasta malvada (Vanessa Redgrave).
Elenco: Vincent Price, Vanessa Redgrave, Elizabeth McGovern e Rex Smith.

14º - A Bela e a Fera
A bela filha (Susan Sarandon) de um mercador sacrifica sua liberdade para salvar seu pai de ser castigado por uma fera amaldiçoada (Klaus Kinski).
Elenco: Susan Sarandon, Klaus Kinski e Anjelica Huston.

15º - O Menino Que Saiu de Casa Para Saber o Que Era o Medo
Um menino (Peter MacNicol) que não conhece o medo parte para o mundo para tentar entender o que significa ter medo.
Elenco: Peter MacNicol, Christopher Lee, Frank Zappa e David Warner; narrado por Vincent Price.


QUARTA TEMPORADA

16º - Os Três Porquinhos
A mãe (Doris Roberts) de três porquinhos (Billy Crystal, Fred Willard, Stephen Furst) envia seus filhos mundo afora para descobrirem a fortuna individualmente.
Elenco: Billy Crystal, Jeff Goldblum, Valerie Perrine, Doris Roberts, Fred Willard e Stephen Furst.

17º - A Rainha da Neve
Quando um garoto (Lance Kerwin) é levado pela lendária Rainha da Neve (Lee Remick), sua melhor amiga, Gerda (Melissa Gilbert), inicia uma perigosa jornada para resgatá-lo.
Elenco: Melissa Gilbert, Lance Kerwin, Lee Remick e Lauren Hutton.

18º - O Flautista de Hamelin
Contado inteiramente no poema original; a cidade de Hamelin descobre o preço que se paga por não cumprir promessas ao flautista.
Elenco: estrelado e narrado por Eric Idle.

19º - Cinderela
Uma jovem (Jennifer Beals) recuperando-se da morte de seu pai se vê trabalhando como criada da família de sua madrasta, mas tem a maior surpresa de sua vida quando a fada-madrinha (Jean Stapleton) aparece para ajudá-la.
Elenco: Jennifer Beals, Matthew Broderick, Jean Stapleton, Eve Arden e Edie McClurg.

20º - O Gato de Botas
A jornada de um jovem (Gregory Hines) que alcança a riqueza da noite para o dia, graças a seu talentoso Gato de Botas (Ben Vereen).
Elenco: Ben Vereen, Gregory Hines, Alfre Woodard e Brock Peters.


QUINTA TEMPORADA

21º - A Roupa Nova do Imperador
Um Imperador comodista (Dick Shawn) com tendências exibicionistas torna-se o alvo de dois vigaristas (Alan Arkin e Art Carney) que voltam à arrogância do Imperador contra ele mesmo.
Elenco: Dick Shawn, Alan Arkin, Art Carney, Clive Revill, Georgia Brown e Barrie Ingham. Narrado por Timothy Dalton.

22º - Aladim e a Lâmpada Maravilhosa
Um rapaz comum chamado Aladdin (Robert Carradine) tem grandes sonhos, os quais transformam em realidade quando é abordado por um mágico marroquino (Leonard Nimoy) que lhe oferece algo irrecusável.
Elenco: Robert Carradine, James Earl Jones, Leonard Nimoy e Valerie Bertinelli.
Direção: Tim Burton.

23º - A Princesa Que Nunca Sorria
Em um reino onde qualquer tipo de banalidade é proibido, uma princesa (Ellen Barkin) que cresceu desconhecendo o riso decide que se casará com o primeiro homem (Howie Mandel) que a faça sorrir.
Elenco: Ellen Barkin, Howie Mandel, Howard Hesseman, Sofia Coppola (nos créditos como Domino Coppola) e Barrie Ingham. Narrado por William Daniels.


SEXTA TEMPORADA

24º - O Dorminhoco
A história de um homem preguiçoso (Harry Dean Stanton) que dorme durante 20 anos.
Elenco: Harry Dean Stanton, Talia Shire, Roy Dotrice, Ed Begley, Jr., Christopher Penn e Tim Conway.
Direção: Francis Ford Coppola.

25º - A Pequena Sereia
Quando uma jovem sereia (Pam Dawber) se apaixona por um jovem humano (Treat Williams), ela sacrifica tudo para poder ficar com ele.
Elenco: Pam Dawber, Treat Williams, Helen Mirren, Karen Black, Brian Dennehy, Laraine Newman e Donna McKechnie.

26º - As Princesas Dançarinas
Um rei (Roy Dotrice) superprotetor com as filhas descobre que os sapatos de baile de todas elas estão misteriosamente sendo usados todas as noites. Diante disso, ele oferece ao príncipe que resolver o mistério a mão de uma de suas filhas
Elenco: Lesley Ann Warren, Peter Weller e Roy Dotrice.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 4 Mai 2014.