Guia da Semana

Lugar de imagem de santo é na igreja - no máximo, no altar de casa - e músicas de candomblé são tocadas somente no terreiro, certo? Nem sempre. O Guia Não Óbvio descobriu dois lugares que misturam elementos religiosos de forma harmoniosa, bem humorada e que mesclam música brasileira e religiosa para formar uma trilha sonora diferenciada. Confira esses espaços que são assiiim... uma Brastemp.

Templo Bar de Fé
Mais de 800 imagens de santos e divindades de várias religiões são parte da decoração desse bar inusitado, que foi inaugurado em junho de 2011. "Sempre vi vários bares temáticos, por que não fazer um voltado para os santos?", lembra um dos sócios do Templo, Murilo Cândido de Oliveira. Além dos santos e anjos, há também representações de deuses do Hinduísmo, como Shiva e Ganesha, e também de Buda e dos orixás. Uma delas chama a atenção: a imagem de Nossa Senhora Aparecida, bastante procurada para se tirar fotos. Mas o ambiente não é, sozinho, o centro das atenções. O cardápio também entra na brincadeira e explora bastante a religiosidade com alguns nomes curiosos para os pratos e, ainda, tem música brasileira entre quintas-feiras e domingo.

Templo Bar de Fé
Rua Guaimbé, 322, Mooca
(11) 2601-1441
Funcionamento: 3ª a domingo
Horários: domingos e terça a sexta-feira, das 19h à meia-noite; sábados, das 19h às 3h.

Santo Forte
Duas vezes por mês, o Estúdio Emme promove a festa Santo Forte que tem como destaque a mistura de clássicos da MPB com músicas do candomblé - religião panteísta que cultua os orixás. "Eu senti uma carência de lugares que tocassem só música brasileira. Era tudo muito segmentado: ou a festa era de forró, ou de samba rock, ou de funk", conta o idealizador da festa, o produtor, pesquisador musical e DJ Tutu Moraes - que entre uma música e outra, faz mixagens com músicas do candomblé. "Eles se complementam. É como se eles conversassem com as músicas", explica. E tem de tudo: a playlist vai de Clara Nunes, Maria Bethânia e Gilberto Gil a Novos Baianos, Gal Costa, Karina Buhr, Tulipa Ruiz e Leo Cavalcante. "Tem todos os ritmos, e eu sempre trabalho na pesquisa de músicas afro-brasileiras, samba de raiz, de terreiro, para criar uma atmosfera legal", conta. E a mistura é tão boa que a festa demora para acabar. Começa às 23h30 e ainda tem gente se jogando na pista por volta das 7h30 da manhã.

Santo Forte
Estúdio Emme
Avenida Pedroso de Morais, 1036, Pinheiros
(11) 2626-5835
Horário: a partir das 23h30
Entrada: R$ 30 (R$ 20 com nome na lista: [email protected] e [email protected] ou pelo site www.compreingressos.com)

Mapa do local

Baladas ecléticas

Preço(s) Sob consulta.

Horário(s) Depende de cada estabelecimento.

Endereço
Rua Guaimbe, 322, Leste 03118-030

Telefone (11) 2601-1441