Guia da Semana

Adolf Hitler foi o personagem principal da Segunda Guerra Mundial, líder do Partido Nazi alemão, militar e ditador da época do Holocausto, quando ordenou a morte de mais de 6 milhões de judeus durante o Holocausto.

Difícil alguém não saber ou não ter escutado o nome de Hitler, mas o que poucas pessoas sabem são os segredos e curiosidades que a vida do ditador mais famoso da história possui. Como todo grande líder, Hitler era carismático e adorado pelo povo da Alemanha Nazista durante a Guerra.

O Guia da Semana listou 10 curiosidades surpreendentes sobre a vida de Adolf Hitler. Confira:

1- Nome errado

Numa época em que a grafia ainda não era 100% coerente, o nome de Hitler deveria ser, na verdade, "Hiedler", caso a pessoa responsável do cartório entendesse direito o sotaque do pai do ditador. Hitler é mais fácil, né?

2- Hitler não era alemão

Ok, ok. Essa até que bastante gente sabe. Mas é sempre estranho pensar que o líder da Alemanha em uma das principais épocas da história era austríaco! Ele nasceu na Áustria-Hungria, em Braunau am Inn.

3- O famoso bigode

Muitas pessoas ao longo da história dizem que Hitler era excessivamente vaidoso. Por isso, dizem que ele aderiu ao bigodinho para tentar disfarçar o tamanho de seu nariz.

4- Participou da Primeira Guerra

Outra curiosidade que poucas pessoas sabem: o Führer participou da Primeira Guerra Mundial, como soldado de infantaria. Ele foi ferido em combate e teve a permissão para retornar. Parece ter gostado de guerrear, não é?

5- Sonho de profissão

O destino de Hitler - e da humanidade - poderia ter sido diferente. Hitler abandonou a escola aos 16 anos, pois tinha o sonho de ser pintor de quadros. Seu pai queria que ele fosse um funcionário público. Após a morte dele, Hitler morou em Viena para tentar a sorte, mas foi reprovado na Academia de Belas Artes de Viena duas vezes, pois achavam que o talento dele era para arquitetura.

6- Médico judeu

Eduard Bloch era um médico judeu que cuidava da família de Hitler sem cobrar honorários. Como agradecimento, Hitler concedeu "gratidão eterna" ao médico e o declarou como "nobre judeu" para não ser perseguido.

7- Pobre advogado...

Ainda na carreira política, Hitler foi interrogado pelo advogado judeu Hans Litten durante três horas, no banco das testemunhas. Anos depois, durante o regime nazista, o mesmo advogado foi perseguido pelo Führer até ser preso, torturado e cometer suicídio.

8- Imortal?

Foram exatamente 42 tentativas de assassinato contra Adolf Hitler. Ele conseguiu escapar de todas e em nenhuma delas ficou gravemente ferido. Ele se suicidou em 1945, aos 56 anos, depois de ter a consciência de que havia perdido a guerra. Pediu para ter o corpo queimado para não ser exposto em praça pública.

9- Hitler era vegetariano

Difícil imaginar um ditador igual a ele não comendo carne, não é?

10- A amante

A sexualidade de Hitler é uma tema bastante debatido. Sabe-se que ele teve um relacionamento por longos 14 anos com a alemã Eva Braun. O ditador a escondia da mídia, pois tinha medo que o amor pudesse atrapalhar seu reinado. Eles foram casados por apenas 36 horas, antes de se suicidarem juntos. Ela faleceu com 33 anos.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 27 Ago 2015.